Perfil do uso de medicamentos para melhor rendimento acadêmico em estudantes da FCE Julho, 2016.

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Perfil do uso de medicamentos para melhor rendimento acadêmico em estudantes da FCE Julho, 2016

INTRODUÇÃO É cada vez mais comum o uso de substâncias que aumentem a concentração e melhorem o desempenho dos estudantes universitários, mas como são medicamentos que agem na neurotransmissão do sistema nervoso, a longo prazo isso pode acarretar em sérios problemas, visto que todos os neurotransmissores desempenham importantes funções no sistema nervoso central e periférico.

O estudo é feito baseado na prevalência do acesso a medicamentos de uso inadequado feito por meio de automedicação com a finalidade de aumentar o rendimento e concentração durante o período acadêmico, período este em que os estudantes costumam estar mais estressados e necessitam de uma alternativa melhor para aguentar a pressão que as responsabilidades acadêmicas são impostas a eles.

P ERGUNTA DE PESQUISA Qual a frequência e finalidade do uso de medicamentos pelos estudantes da FCE?

O BJETIVOS Geral: Identificar a prevalência do uso de medicamentos pelos estudantes da FCE, no contexto de um melhor rendimento acadêmico Específicos: Conhecer a frequência de uso de anfetaminas e ansiolíticos; Identificar as finalidades para o uso dos medicamentos estudados;

Conhecer a forma de indicação do medicamento (prescritos ou não); Identificar fatores associados ao uso desses medicamentos pelos estudantes da FCE Conhecer o perfil dos entrevistados

CONCLUSÃO O uso de ansiolíticos e anfetaminas entre os estudantes de saúde são coerentes com os demais estudos realizados com tal objetivo; Automedicação; Limitações: autorrelato de uso, a não separação de entrevistados por período do curso e significância do sexo masculino.

A associação estatística entre a variável “condição acadêmica” e desfecho “melhora do rendimento acadêmico” é preocupante visto que a amostra em questão é composta por estudantes de saúde. Sugestão: acompanhamento definido pelo Serviço de Orientação Universitário (SOU), visando à progressão acadêmica sem que haja prejuízos à saúde, à vida pessoal ou social dos estudantes. Além de que, discussões acerca de temas voltados ao uso racional de medicamentos poderiam ser inseridas no decorrer da formação acadêmica dos profissionais de saúde a fim de prevenir e atenuar os danos causados pela automedicação.