Por: Vanda Oliveira  Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
 O que é senso comum – realidade cotidiana; conhecimentos aprendidos por tradição, intuição. Ex.: atravessar rua, tudo que cai vai para o chão.  O que.
Advertisements

EMPREENDEDORISMO  Existem várias definições para empreendedorismo, entre elas, a clássica de Joseph Schumpeter, de 1949: "O empreendedor é aquele que.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Alex Belluco; Andrey Guilherme Almeida; Lianne Poggetti; Josias Rogério Paiva; Nelson Barrelo Jr. & Wagner Moreira.
FILOSOFIA Prof. Renata. O que é Filosofia?  A palavra Filosofia deriva de dois termos gregos: philos (amigo) e sophia (sabedoria).  Porém, é bem mais.
Desperdício de comida, fome mundial e a necessidade de mudanças
Introdução à Informática com Software Livre 12:58.
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. O experimento é o mais tradicional meio de se realizar uma pesquisa. Consiste em determinar um objeto de estudo e.
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
Com isto a variável (que geralmente é o X) terá um único valor!
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO
Metodologia Científica
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Fundamentos das Ciências Sociais
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
A Cognição no Processo de Análise.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
METODOLOGIA DA PESQUISA
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Estrutura do artigo 1 Título do projeto 2 Introdução
Parte 1 O conhecimento científico
Na Idade antiga e média, a metafísica, se referindo ao mundo das ideias de Platão na antiguidade, ou cristão medieval, se atrelava a um mundo EXTERNO.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
Métodos e técnicas em psicologia
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Pensamento Atitude e Mudança
EQUIPE LEANDRO IMÓVEIS
Teorias e Técnicas psicoterápicas
Estudando para o Enem de forma Invertida
EQUIPE BROGNOLI IMÓVEIS
Gestão Farmacêutica Conceito de Gestão e Valor
TIPOS DE CONHECIMENTOS. OBJECTIVOS DA AULA: 1. Conhecer os diferentes tipos de conhecimentos 2. Caracterizar os diferentes tipos de conhecimentos; 3.
Realidade e Senso Comum
O que é ciência 22/09/2018
Métodos e técnicas em psicologia
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Sociologia e Senso Comum
Análise do comportamento
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
Como Investigar um Acidente de Trabalho
Física 8° ano Professor Ricardo ( Jack)
Entendendo o Método Científico
Gestão da Qualidade A Gestão da Qualidade como estratégia competitiva.
A Prática do Design Thinking Exercício em equipe Trabalho T4 Indo mais fundo na solução de um problema da Poli Civil.
“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado,
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
Entrevista Psicológica no Psicodiagnóstico Adaptado do livro Psicodiagnóstico Prof. Marck Torres.
O processo de desnaturalização ou estranhamento da realidade. Profº Erivaldo Costa Sociologia - 1ª Série - Ensino Médio.
PESQUISA QUALI/QUANTI
PSICOLOGIA PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS Capítulo 1.
Oi, como você acordou esta manhã?
Como Vencer na Livre Concorrência?
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
E SE DEUS MANDASSE PARA VOCÊ UM ASSIM?
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
O Método Científico. " Fatos são os dados do mundo. Teorias são estruturas de idéias que explicam e interpretam os fatos." - Stephen Jay Gould.
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Metodologia da Pesquisa Dinabel Vilas-Boas MSc. em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Prof. Elisson de Andrade
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

Por: Vanda Oliveira

 Aplicamos o termo Psicologia em nosso cotidiano em diversas situações, como por exemplo: 1. Quando dizemos que um vendedor usa a Psicologia para persuadir um cliente.

 Quando um amigo faz papel de Psicólogo por que escuta problemas, ou Quando um jovem usa o poder de sedução ( Psicologia) para atrair uma mulher.

 Ao usarmos o termo Psicologia e aplicamos a estes três exemplos, reduzimos o termo ao senso comum, que não é científico.  Um amigo traz-te uma serie de informações que são de experiências que ele viveu e te aconselha dessa forma.  O psicólogo vai conseguir fazer essa distinção entre aquilo que está na realidade posta daquele sofrimento e ele vai afastar-se dessa realidade, observar, analisar isso de uma forma cientifica.  É essa a ciência que vou tentar mostrar um pouco para vocês.

 O ideial é que o estudante saia do senso comum para entrar no plano cientifico, na qual as percepções individuais não exerçam influencias sobre o observado, ou seja, eu não vou te dar um conselho porque aconteceu comigo uma situação semelhante.

 Ciência Tem como ponto de partida a realidade, mas para investigar como essa realidade ocorre, ela necessita se afastar dela para melhor compreende-la.  Senso comum tem como ponto de partida essa realidade prática vivenciada sem procurar resgatar explicações do porquê que as circunstâncias ocorrem.

 Um exemplo simples seria a lei da gravidade  Após os 40 anos….tudo cai. Os corpos têm uma tendência ao centro que seria a gravidade.  Conversa com Newton: Eu estava sentado debaixo de uma arvore e caiu uma maçã na minha cabeça. ( experiência ou senso comum)

Através do que chamamos de abstração identifica os seguintes aspetos: 1- Não é só uma maçã. Ele então consegue particularizar e partimentalizar esse processo que é do senso comum, para abstrair o porque que as circunstâncias ocorrem.

 Newton partiu de um fato cotidiano, uma fruta que caiu de uma árvore, identificando a experiência – senso comum  O porque da ocorrência desse facto acaba sendo pesquisado por Newton que mais tarde formulou a LEI DA GRAVIDADE ( Facto científico)

 Essa lei tem um processo científico, porque dentro da ciência para poder se tornar um facto científico, precisamos identificar como é que isso vai ser formulado.  Então… Newton não criou a lei de uma hora para outra, do nada. Ele precisou primeiramente definir o que seria essa ciência ou como seria a ciência para explicar a lei da gravidade.

 É necessário que definamos primeiro o que seria ciência. Como fazemos ciência dentro da Psicologia?  A ciência se constitui como um processo de conhecer, sobre factos ou aspetos da realidade sendo esses o objeto de estudo ( factos e aspetos da realidade).

 A forma de conhecimento é diferente do senso comum porque se dá por meio de uma linguagem precisa e rigorosa como se fosse uma linguagem universal ( preciso demonstrar)

 Como obter esse conhecimento de fatos? Usando um sistema programado ou planeado (estabelecendo metas, passo a passo); Sistemático(cumprir os passos programados), e controlado ( controlar variáveis que impedem que a pesquisa não ocorra), para que posteriormente se permita a verificação da validade* desses fatos.

 Surgimento do motor movido a álcool 1. Crise do petróleo 2. Necessidade de um novo motor ( a partir de programação, sistematização e controle) 3. Testado

 A Psicologia do senso comum é algo que “achamos ser”, julgamos por nossas experiências e assim inferimos que ocorre alguma coisa ao acaso, mas isso não é cientifico.  A Psicologia como ciência investiga os fatos ocorridos de forma sistemática e programada para entender o porque dos acontecimentos, quais as circunstancias que ocorre e testa-lo.