Lélio Braga Calhau1 Bullying: o que é, como prevenir e como reprimir Lélio Braga Calhau Promotor de Justiça do Ministério.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Bullying?.
Advertisements

Uma ameaça a dignidade humana
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
Você sabia que muitas crianças morrem ou matam por causa do bullying? Você sabia que você pode estar sofrendo ou praticando bullying contra alguém?
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Violência. É o uso excessivo de força, além do necessário ou esperado. O termo deriva do latim violentia (que por sua vez o amplo, é qualquer comportamento.
trabalho realizado por: Rafael Quina nº20 8ºb João Vinagre nº16 8ºb Escola: D.Luis Mendonça Furtado Prof: Ana Paula Pina.
Brincando com as Palavras e as Formas Geométricas Educadora: Fátima Carneiro.
YANE
2 COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VILA NOVA DA BARQUINHA.
Brincadeiras que ferem.... O bullying é um termo ainda pouco conhecido do grande público. De origem inglesa e sem tradução ainda no Brasil, é utilizado.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Desvio Social Crime e controle Alunos: Jonatas; Fernanda Andrade; Raiahny Assis; Karina Oliveira.
Quando alguém machuca ou humilha constantemente outra pessoa
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
ASSÉDIO MORAL. DEFINIÇÃO Também conhecido como “terror psicológico”, pode se manifestar através de comportamentos, palavras, atos, gestos, escritos agressivos.
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
PPE - PLANO DE PREVENÇÃO E EMERGÊNCIA
2ª Oficina Formação de Gestores Escolares
Paulo Vinícius Rampinelli
Estágios Não-Obrigatórios
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
ESSA BRINCADEIRA NÃO TEM GRAÇA!
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 13 Prof
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Serviço de Acolhimento Familiar como Política Pública
REUNIÃO COM ALUNOS – MAIO DE 2011
BULLYING.
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
Informações importantes
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL
Equipa Multidisciplinar de Apoio ao Aluno EMAA
Bullying.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Diagrama de Casos de Uso (Use Cases)
Cuidado: A Internet não esquece!
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
A situação do idoso no Brasil.  Todos sabem que o ser humano começa a envelhecer desde o momento em que nasce.
Agrupamento do JNE de Viana do Castelo
O bullying corresponde à prática de atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, cometidos por um ou mais agressores contra uma determinada.
O IDAAM E VOCÊ CONTRA O BULLYING!
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
Aristóteles Virtude é um Hábito.
Aristóteles A Virtude é um Hábito.
23 ° CIAED - Metodologias ativas e tecnologias aplicadas à Educação
BULLYING.
Administração amintas paiva afonso.
METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Matemática na Prática.
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
Projeto Mediação Escolar e Comunitária 5ª Formação 2018
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
Bullying, isso não é brincadeira! O que é o bullying ? Bullying são atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotadas na escola por um aluno (ou.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Lélio Braga Calhau1 Bullying: o que é, como prevenir e como reprimir Lélio Braga Calhau Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais Pós-graduado em Direito Penal pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestre em Direito do Estado e Cidadania pela UGF-RJ. Conselheiro do IPAN – Instituto Panamericano de Política Criminal. Membro da American Society of Criminology.

Lélio Braga Calhau2 Violência. Como lidar com esse problema? (A banalização da violência. Por que as pessoas se agridem?)

Lélio Braga Calhau 3 Agressores, testemunhas silenciosas, vítimas e vítimas-agressoras Protagonistas do bullying

Lélio Braga Calhau4 O que é bullying? Não existe uma tradução exata para exata palavra. Bullying é um assédio moral, são atos de desprezar, denegrir, violentar, agredir, destruir a estrutura psíquica de outra pessoa sem motivação alguma e de forma repetida. Para alguns o bullying é um “cerco”, tal qual o realizado em uma guerra, onde o inimigo vai sendo atacado continuamente até se render ou morrer.

Lélio Braga Calhau5 O bullying é uma palavra de origem inglesa, adotada em muitos países para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar uma outra pessoa e colocá-la sob tensão; termo que conceitua os comportamentos agressivos e anti-sociais, utilizado pela literatura psicológica anglo-saxônica nos estudos sobre a violência escolar. Cleo Fante

Lélio Braga Calhau6 Nomenclaturas O bullying pode, ainda, ser conhecido com outros nomes, tais como: assédio moral, mobbing (Noruega e Dinamarca), mobbning (Suécia e Finlândia), harassment (EUA), acoso (Espanha), entre outras denominações.

Lélio Braga Calhau7 Colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, encarnar, sacanear, humilhar, fazer sofrer, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir, bater, chutar, empurrar, ferir, roubar e quebrar pertences. Situações típicas de bullying Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção á Infância e à Adolescência (ABRAPIA)

Lélio Braga Calhau8 Locais mais conhecidos de bullying Escolas Internet Local de Trabalho Instituições militares Instituições religiosas Clubes Presídios Asilos etc.

Lélio Braga Calhau9 Difusão da responsabilidade À medida que a identidade do grupo se desenvolve, aumentam as pressões de conformidade e desindividuação. A própria identidade diminui enquanto os membros se entregam ao grupo, muitas vezes sentindo uma união satisfatória com os outros - “Eu não concordo com os atos que estão sendo praticados, mas se a maioria está fazendo, eu concordo”. Pensamento grupal – reforça a pressão. Ex: gangues de jovens, torcidas de futebol, militares gananciosos, amotinados urbanos e o que os escandinavos chamam de “ataque de horda”, estudantes em grupo que se atormenta ou atacam reiteradamente um colega inseguro e fraco.

O professor Dan Olweus criou um programa de intervenção em escolas, o qual resumiu, com as seguintes propostas: Requisitos prévios gerais: -Consciência e implicação. Lélio Braga Calhau10

Medidas para aplicar na escola: –estudo de questionário; –jornada escolar com debates sobre os problemas de agressores e vítimas; –melhor vigilância durante o recreio e na hora da alimentação; –zonas de descanso da escola mais atrativas; –telefone para contato; –reunião de pais e funcionários da escola; –grupos de professores para o desenvolvimento do meio social da escola; –círculos de pais. Lélio Braga Calhau11

Medidas para aplicar em sala de aula: –normas da classe contra agressões: clareza, elogio e sanções; –reuniões de classe regulares; –jogos de simulação, literatura etc.; –aprendizagem cooperativa; –atividades de classe comuns positivas; –reuniões de professores e pais/alunos da classe. Lélio Braga Calhau12

Medidas individuais: – falar seriamente com agressores e vítimas; –falar seriamente com os pais dos envolvidos; –uso de criatividade por parte dos professores e pais; –ajuda de alunos “neutros”; –ajuda e apoio para os pais (cartilhas para os pais etc.); –grupos de debate para pais de agressores e de vítimas; –troca de turma ou de escola. Lélio Braga Calhau13

O “protocolo Lélio” de atendimento a situações possíveis de bullying. Reclamações devem ser classificadas com bom senso e razoabilidade. Reclamações podem ser agrupadas, em geral, em três grandes grupos: leves, médias e graves. Deve se priorizar a resolução do conflito dentro do ambiente escolar. Uniformização das respostas. Clareza na comunicação com os pais, funcionários e os alunos. Procedimento de apuração/resposta em três níveis: reclamação verbal (com ata ou sem formalização), reclamação escrita para a direção da escola e reclamação escrita junto ás autoridades (nessa ordem, em caso de não solução nas etapas antecedentes). Lélio Braga Calhau14

Lélio Braga Calhau15 Reflexão final. Todos têm receio de que o filho seja alvo de humilhação, exclusão ou brincadeiras de mau gosto por parte dos colegas, para citar exemplos da prática, mas poucos são os que se preocupam em preparar o filho para que ele não seja autor dessas atividades. Blog da Rosely Sayão,

Lélio Braga Calhau16 Slides retirados do livro “Bullying: o que você precisa saber”, 2ª edição, RJ, Impetus, 2010.

Lélio Braga Calhau17 FIM Obrigado pela atenção de todos. Lélio Braga Calhau 15ª Promotoria de Justiça de Gov. Valadares (MG) Fone: