Evolução Econômica Era agrícola Poder = Terra Era Industrial Poder = Capital Era da informação Poder = Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
Advertisements

6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS Prof. Dr. Wellington Ribeiro Justo.
Prof. Paulo Barreto Os SPTs monitoram, coletam, armazenam e processam dados gerados em todas as transações da empresa. Esses dados.
“REDES DE COMUNICAÇÃO”. INTEGRANTES: Alexandre Marques Leandro Novais Leiza Costa Marcos Heleno Polyane Stéfane.
Disciplina: Gerenciamento e Desenvolvimento em Banco de Dados Professora: Chaiene Minella, MSc
Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
JÁ PENSOU EM UM SISTEMA QUE PRODUZA INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONFIÁVEIS, INTEGRANDO TODAS AS ÁREAS DO SHOPPING CENTER, AUMENTE A PRODUTIVIDADE DA ADMINISTRAÇÃO,
ERP Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) BI Business Intelligence (Inteligência Empresarial) PITÁGORAS.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
FERRAMENTA DE SUPORTE A GESTÃO DE DEFEITOS COM INTEGRAÇÃO ENTRE 0800NET E MANTIS Thiago Fabian Lenzi Professor Everaldo Artur Grahl, Orientador.
Arquitetura de Sistemas de Software. ... continuação  Como vimos anteriormente, SOAP transporta e o WSDL descreve.  E o que faz a UDDI ?
Sistemas de Informação Capítulo 1 uso consciente da tecnologia para o gerenciamento Jadiel F. de Melo Mestre.
Introdução aos Sistemas de Informação. A TI era tratada e operacionalizada em uma visão muito estreita (CPD – Centro de processamento de dados); A.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA
Soluções inovadoras em governança de TI e de Central de Serviços compartilhados Falar brevemente sobre a empresa Logic IT.
Gestão Integrada.
Sistemas de Informação Capítulo 1
Sistemas de Informação
Prof. Adilson de Oliveira
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina: Sistemas de Informação
Contabilidade de Custos
Tema 1: Conceitos fundamentais de banco de dados
Estratégia Mercadológica
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
CONTABILIDADE GERENCIAL
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de TI
Sistemas de Informação EM MARKETING
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Organização e Arquitetura de Computadores 2º Semestre Aula 1 Prof
CONCEITOS DE MEDIÇÃO.
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Access 2010 Microsoft. Access 2010  O Microsoft Access é um Sistema de Gestão de Base de Sados (SGBD) relacional em ambiente gráfico (Windows), que possibilita.
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Segurança e Controle de Recursos de Sistemas e Informações
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
Tópicos Contemporâneos de Contabilidade
Treinamento.
APLICATIVOS CORPORATIVOS
Fábio Frezatti, FEA USP, EAC, Laboratório de Práticas Gerenciais
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
Desenvolvimento em Camadas
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
OS SERVIÇOS COMO ATIVIDADES INTERNAS DE APOIO EM UMA EMPRESA
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
Software para Gestão Empresarial
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Nome: Pedro Henrique N. R. de Freitas
ORGANIZAÇÕES VIRTUAIS
Sistemas de Informação e Pesquisa de Marketing Global
Prof. Alberto Martins Júnior
GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
GSI033 – GerÊncia de Projetos de Tecnologia da InformaçÃo
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
A Importância da Segurança de Endpoints Jymmy Barreto Mestre pelo Centro de Informática - UFPE.
Sistemas de Informações Gerenciais
Software para Gestão Empresarial
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
Transcrição da apresentação:

Evolução Econômica Era agrícola Poder = Terra Era Industrial Poder = Capital Era da informação Poder = Informação

Dados X Informações Conceitos: Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não leva a uma compreensão de determinado fato ou situação. É a base de toda a informação Informação é o dado trabalhado que permite ao administrador tomar decisões Dados Processamento (Tratamento dos dados) Informações

Valor da Informação Valor da Informação X Benefícios O custo de informações incompletas ou sem precisão Características de uma boa informação

Características da informação Precisa Completa Econômica Flexível Confiável Relevante Simples Modo e Formato Freqüência Comparativas Geradas em tempo hábil Detalhamento adequado Por Exceção

Necessidades de Informação das Empresas identificação dos objetivos e de todo o processo de planejamento existentes ou necessários; especificações das decisões requeridas em função do planejamento; determinação das necessidades de informação para o apoio a tomada de decisão; determinação das pessoas responsáveis pela tomada de decisões e avaliação de seus padrões; desenvolvimento do sistema levando em conta as necessidades de informação dos usuários, fazendo correlação com os níveis de decisão.

Sistemas de Informação Sistema é uma entidade formada por partes ou componentes interativos que tenta realizar um ou mais objetivos. Subsistemas são componentes do sistema. Coletar Processar Armazenar Transformar Distribuir

Processamento ENTRADAS Materiais Equipamentos Energia, etc SAÍDAS Produtos Bens Serviços Sistema - Empresa Mudanças sócio-políticas Problemas Econômicos Inovações tecnológicas Condições de competição Modificações nas leis Questões ambientais Mercado Sistema Empresa

Sistemas de Informação Os SI são compostos de três grandes componentes: os homens - que participam no processo de informação da empresa; as estruturas da organização - circuitos de informação, documentos, descentralização; TI - hoje com evolução galopante. (CAMPOS, 1994)

As organizações e a tecnologia da informação Fatores Relacionados Cultura; estrutura; Rotinas de trabalho; Políticas; decisões administrativas; mudanças Organizações Tecnologia da Informação

Classificação dos sistemas de informação Sistemas de informações transacionais; Sistemas de informações gerenciais; Sistemas de apoio à decisão; Sistemas especialistas; Sistemas de apoio ao executivo. Kendall e Kendall (1991) & Laudon e Laudon (1998)

Contabilidade Financeira Contabilidade Gerencial SIC CustosOrçamentos Contabilidade Divisional PlanejamentoOutros... Sistemas de Informação Contábil

O uso da informação como ferramenta estratégica. Informação como vantagem competitiva Exemplo: Coca-Cola Produtos/Serviços de Informação Exemplo: Hotéis De Ville Comercialização da Informação Exemplo: Serasa

Banco de Dados Banco de dados, pode ser definido com qualquer conjunto de dados organizados para armazenamento na memória de um computador e projetado para facilitar sua manutenção e acesso de forma padronizada

Estrutura de um Banco de Dados Banco de Dados Arquivo Arq1 Arq4 Arq2 Arq5 Arq3 Arq6 Registro CodNomeSalario Campo 101João da Silva850,00 102Maria Vieira800,00 Caractere

Sistema Gerenciados de Banco de Dados Primeira Geração de SGBD (1960) Modelo Hierárquico: Dados Estruturados em hierarquias ou árvores Acesso aos dados deve obedecer uma hierarquia pré-definida Modelo Rede Elimina o conceito de hierarquia O Mesmo registro pode estar envolvido em várias associações

Segunda Geração de SGBD (1970/1980) Modelo Relacional: Aumento da independência dos dados no BD Funções de recuperação de dados baseado em álgebra relacional É o modelo mais flexível e adequado para solucionar problemas de armazenamento de dados Não tem caminhos específicos para acessar dados Sistema Gerenciados de Banco de Dados

Terceira Geração de SGBD ( Meados de 1980 ) Modelo Orientado à Objetos: Desenvolvidos para solucionar o problema de limite de armazenamento É utilizado para armazenar informações gráficas (CAD/CAM, SIG, etc) Sistema Gerenciados de Banco de Dados

Arquiteturas Plataformas Centralizadas Sistemas de Computador Pessoal Banco de Dados Cliente Servidor Banco de Dados Distribuídos Sistema Gerenciados de Banco de Dados

Banco de Dados Específico com dados de outros sistemas Banco de Dados Específico com dados exclusivos (não existente em outros sistemas) Banco de Dados único dentro da empresa O uso de Banco de Dados em SIC

A Contabilidade como instrumento de controle da gestão. Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (SIGE) são os sistemas de informações gerenciais que tem por objetivo a integração, consolidação e aglutinação de todas as informações necessárias para a gestão da empresa. ERP - Enterprise Resource Planning (Planejamento dos recursos empresariais) CRM - Customer Relationship Management (Gerenciamento das relações com os clientes); BI - Business Intelligence (Inteligência Empresarial); BSC - Balanced Scorecard (Indicadores balanceados de desempenho);

ERP O ERP é uma parte do SIGE. Ele automatiza as tarefas envolvidas num processo de negócios. O objetivo é que, quando um funcionário do serviço de clientes se encarrega de um pedido, detenha toda a informação necessária para lhe dar seguimento. A grande diferença qualitativa trazida pelo sistema é o fato de todos os funcionários da empresa terem acesso à mesma visão da informação, e à base de dados onde se encontra o pedido do cliente.

CRM A expressão CRM (Customer Relationship Management) reflete um constante uso da informação como recurso para conquistar e reter clientes através do diálogo aberto, permanente e bidirecional, permitindo criar relações duradouras e mutuamente vantajosas entre clientes e empresas.

BI A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo cunhado pelo Gartner Group nos anos 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.

BSC BSC ou Balanced Scorecard, que significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Mas na verdade, o BSC é bem mais que isso: ele é um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem as suas ações do dia a dia, para alcançarem objetivos traçados em seus Planos Estratégicos.