BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.

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BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro PUBLICAÇÃO DA PROPOSTA PRELIMINAR DA BASE 11 Maio REUNIÃO DAS ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS NA SBPC 03 Mai o ENTREGA DA SEGUNDA VERSÃO

É o número de usuários cadastrados nos perfis indivíduo, organizações e escolas É o número de professores cadastrados É o número de escolas cadastradas É o número de organizações cadastradas É o número de novos objetivos propostos para a Base Nacional Comum Curricular. BNCC ALGUNS NÚMEROS DA CONSULTA PÚBLICA NÚMERO DE CONTRIBUIÇÕES

BNCC OS 7 DESTAQUES DA SEGUNDA VERSÃO DO DOCUMENTO PRELIMINAR DA BNCC 1. Organização por ETAPAS e FASES. 2. Maior CLAREZA e COERÊNCIA da proposta da BNCC. 3. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da EDUCAÇÃO INFANTIL organizados por FAIXA ETÁRIA. 4. Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento da LÍNGUA PORTUGUESA organizados nos eixos LEITURA, ESCRITA, ORALIDADE e CONHECIMENTOS SOBRE A LÍNGUA E SOBRE A NORMA. 5. Integração das CIÊNCIAS HUMANAS e reestruturação da proposta de HISTÓRIA. 6. ENSINO MÉDIO organizado em UNIDADES CURRICULARES. 7. Integração com a EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.

ESTRUTURA DA BNCC NAS ETAPAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BNCC BEBÊS CRIANÇAS BEM PEQUENAS ANOS INICIAIS ANOS FINAIS ENSINO MÉDIO 0 a 18 meses 19 meses a 3 anos e 11 meses 4 anos a 5 anos e 11 meses EDUCAÇÃO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL CRIANÇAS PEQUENAS 1º, 2º, 3º, 4º e 5º anos 6º, 7º, 8º e 9º anos UNIDADES CURRICULARES

ESTRUTURA DA BNCC: EIXOS E OBJETIVOS BNCC ENSINO MÉDIO BEBÊS 0 a 18 meses CRIANÇAS BEM PEQUENAS 19 meses a 3 anos e 11 meses EDUCAÇÃO INFANTILENSINO FUNDAMENTAL 4 anos a 5 anos e 11 meses CRIANÇAS PEQUENAS ANOS INICIAIS 1º ao 5º ano ANOS FINAIS 6º ao 9º ano UNIDADES CURRICULARES Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Objetivos Gerais das Áreas do Conhecimento Eixos de Formação Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Objetivos Gerais das Áreas do Conhecimento Eixos de Formação Objetivos Gerais das Áreas do Conhecimento

O eu, o outro e o nós ESTRUTURA DA BNCC NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO BNCC ANOS INICIAIS ANOS FINAIS ÁREAS DO CONHECIMENTO DO ENSINO MÉDIO OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO FUNDAMENTAL 1º ao 5º ano 6º ao 9º ano UNIDADES CURRICULARES Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações Corpo, gestos e movimentos Escuta, fala, linguagem e pensamento Traços, sons, cores e imagens Arte Educação Física Matemática Ciências História Geografia Língua Portuguesa Língua Estrangeira Matemática Ciências História Geografia Educação Física Arte Língua Portuguesa Matemática Ciências da Natureza Ciências Humanas Linguagens

CONTEXTO LOCAL E REGIONAL Formação Geral UNIDADES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO ÁREAS TEMÁTICAS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EIXOS TECNOLÓGICOS BASE NACIONAL COMUM PARTE DIVERSIFICADA DO CURRÍCULO BASE NACIONAL TECNOLÓGICA

AS ÁREAS TEMÁTICAS E OS EIXOS EIXOS AMBIENTE E SAÚDE, ALIMENTOS, RECURSOS NATURAIS CONTROLE, PROCESSOS e PRODUÇÃO INDUSTRIAL GESTÃO, LAZER E DESENVOLVIMENT O SOCIAL COMUNICAÇÃO E CULTURA EIXOS INFRAESTRUTURA, PROCESSOS MECÂNICOS, ELETROELETRÔNICO S EIXOS GESTÃO, NEGÓCIOS, TURISMO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL EIXOS INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, PRODUÇÃO CULTURAL E DESIGN QUALIDADE DE VIDA E SUSTENTABILID ADE

BNCC APRESENTAÇÃO OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

ESTRUTURA DA 2ª VERSÃO DO DOCUMENTO DA BNCC BNCC I. Sobre a construção de uma Base Nacional Comum Curricular para o Brasil II. Princípios da Base Nacional Comum Curricular e Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento V. As áreas do conhecimento IV. A etapa da educação infantil VI. A etapa do ensino fundamental VII. A etapa do ensino médio III. A Base Nacional Comum Curricular