Diagnóstico e Tratamento da PHDA. Introdução à PHDA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TDAH Sônia Maia de Farias.
Advertisements

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH
“Como identificar e conduzir pacientes com TDAH” Rubens Wajnsztejn Faculdade de Medicina da FUABC – Universidade Metodista.
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
Iane Kestelman. ABDA Objetivos: –Difundir conhecimentos científicos sobre TDAH –Dar apoio a portadores e familiares –Capacitar profissionais de saúde.
Envelhecimento do Sistema Nervoso Beatriz Alves Sheila Bezerra Dayane Freitas Iohana Queiroz Joyce Mikaelly Período: Luana Dinally 5°B Tatiana Cavalcante.
Educação Pré- Escolar Ensino BásicoEnsino Secundário Ensino Superior Politécnico Universidade 1.º Ciclo 2.º Ciclo 3.º Ciclo E D U C. P R É - E S C O L.
Pauta Leitura reflexiva; Conclusão do Plano Anual da Escola; Dificuldade para aprendizagem; Café; Data de entrega do Plano de Ensino; Sala do Acessa –
INTRODUÇÃO: Na pratica clínica, a principal razão para o encaminhamento de crianças para a avaliação neuropsicológica são as dificuldades de comportamento.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Agradecimentos ao Colégio Salesiano Itajaí – SC pela participação e apoio.2010 Monitoramento Cognitivo para.
Perfil do uso de medicamentos para melhor rendimento acadêmico em estudantes da FCE Julho, 2016.
 Deficiência intelectual e doença mental: uma singela distinção, apesar da linha tênue que as separa. Em alguns casos, além da deficiência intelectual,
É a contínua alteração no comportamento ao longo do ciclo da vida, através da interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as.
Diagnóstico e Tratamento da PHDA. Diagnóstico da PHDA.
Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas Pré-Escolar: características fisiológicas e psicológicas (Parte II)
PSICOPEDAGOGIA Msc. Luciene de O. Vieira.. O fracasso é do aprendente ou do ensinante.
Funções Executivas e o Desenvolvimento Emocional
Medidas de Ansiedade e Depressão através do questionário HAD em pacientes internados na clínica médica do Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
O que entendemos por saúde e qualidade de vida?
O efeito das drogas no desenvolvimento
Carlos Eduardo Rodrigues
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
Transtornos de Personalidade
História Natural da Doença
Devido ao aumento do tempo livre
Apresentação Multimédia #7 Tema I | Antes de mim Capítulo 3 | A cultura Objetivo: Caracterizar os fatores fundamentais no processo de tornar-se humano.
Formador, Contextos e Perfil
O HÁBITO DE FUMAR E SUA ASSOCIAÇÃO COM A DEPRESSÃO E HIPERTENSÃO
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Atenção à saúde aos usuários de álcool e outras drogas
Aprendizagem do Século XXI
AVALIAÇÃO DA PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS E DE ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA Cleuza Elizabete de Chaves (Bolsista PIC IMED), Drª Marcia Fortes.
Transtornos do Neurodesenvolvimento
PSIQUISMO HUMANO Fatores: Hereditários constitucionais (genética)
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Piaget e Vygotsky: diferenças e semelhanças
TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE
Grupo Educação Acessivel
Psicopatologia.
“Desafios na interface entre a Pedopsiquiatria e a Psiquiatria”
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Eu quero, Eu posso, Eu consigo! Definição Autismo é uma síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
World Health Organization
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Adolescência O que é?. Resposta A adolescência inicia-se com a Puberdade O que é a puberdade?
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Aspectos odontológicos relacionados à Esquizofrenia
EDUCAÇÃO INCLUSIVA... sky
AGENTES DA SOCIALIZAÇÃO
Contextualização Moçambique classifica-se como um dos países mais pobres do mundo em termos de PIB por capital; A receita governamental é de aproximadamente.
História Natural da Doença
Psicopatologia I1 Abuso de Substância. Psicopatologia I2 Critérios para Abuso de Substância A categoria Abuso de Substância não se aplica à nicotina e.
Perturbação da Hiperactividade com Défice de Atenção
O PAPEL DE REFERÊNCIAS AFETIVAS NA FORMAÇÃO DA EMPATIA DE CRIANÇAS
Integrantes: Elias Melo Nívea Juscelino Polyane Pereira
Ciclos de vida: algumas questões sobre a Psicologia do Adulto Marta Kohl de Oliveira.
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
A ASSOCIAÇÃO ENTRE SÍNDROME METABÓLICA E OS TRANSTORNOS MENTAIS
Orientandos: Wasley Pereira Santos Figueiredo¹, Bianca Vanessa dos Santos Ribeiro², Laís Lima de Oliveira³, Olivia Maria Carvalho Lopes da Cruz4,Rafaela.
Psicóloga Maria Luiza de Freitas Psicóloga Maria Luiza de Freitas CRP 18/ CRP 18/
O Sistema escolar inglês (“school-led”): autonomia e responsabilidade
Alcoolismo e suas consequências... Dra. Mônica Amélia Medeiros – CRM/Al
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Diagnóstico e Tratamento da PHDA

Introdução à PHDA

Desatenção Hiperactividade Impulsividade Sintomas da PHDA

PHDA : Prevalência e Demografia Prevalência global situada entre os 3% a 10% nas crianças em idade escolar Diagnosticada em rapazes com uma frequência 3 a 4 vezes superior à observada em raparigas Persiste em 30% a 50% dos doentes na adolescência e na idade adulta (o perfil dos sintomas pode variar)

Receptores Sinapse Impulso Nervoso Transportador Noradrenalina Dopamina Neurofisiopatologia da PHDA

Impacto da PHDA sobre os Doentes e sobre a Família Doentes Insucesso escolar Reduzida capacidade de socialização Aumento do desemprego Risco aumentado de abuso de substâncias Risco aumentado de lesões traumáticas Família Aumento dos níveis de stress Aumento da incidência de depressão Aumento das tensões conjugais Alteração do regime da educação profissional

Impacto da PHDA no Desempenho Escolar Mau comportamento na escola Mau desempenho académico Necessidades educacionais especificas (explicações particulares e programas educacionais especiais) Exclusão escolar (seja através de suspensão ou de expulsão) insucesso escolar Incapacidade de completar o ensino secundário ou universitário

Efeitos da PHDA no Desenvolvimento Comportamental Problemas de produtividade e motivação Capacidade reduzida de expressar ideias e emoções Deterioração da memória Problemas de interação social Dificuldades de linguagem Problemas com o raciocínio verbal

Impacto da PHDA no Desenvolvimento Idade pré-escolar Adolescência Idade Adulta Idade Escolar Universidade Perturbações Comportamentais Perturbações comportamentais Problemas académicos Dificuldade de interações sociais Problemas de auto-estima Problemas académicos Dificuldade de interação social Problemas de auto-estima Problemas relacionados com a lei, tabagismo, e lesões Insucesso académico Dificuldades de emprego Problemas de auto-estima Abuso de substâncias ilicitas Lesões/acidentes Problemas de emprego Problemas de auto-estima Problemas de relacionamento Lesões/acidentes Abuso de substâncias ilicitas

Definindo a Co-morbilidade Na PHDA é comum a presença de co-morbilidades A co-morbilidade é definida pela presença de dois diagnósticos diferentes num único indivíduo É extremamente importante a identificação das doenças co-mórbidas As co-morbilidades podem exigir tratamentos independentes e diferentes da terapêutica a utilizar para o tratamento da PHDA

Co-morbilidades em Crianças (n=579) Atitude Desafiadora 40% Tiques 11% Perturbações Comporta- mentais 14% Apenas ADHD 31% Ansiedade 34% Perturbações do Humor 4% MTA Cooperative Group. Arch Gen Psychiatry 1999; 56:1088–1096

Co-morbilidades Habitualmente Associadas (%) Milberger et al. Am J Psychiatry 1995; 152: 1793–1799 Biederman et al. J Am Acad Child Adolesc Psychiatry 1997; 36: 21–29 Castellanos. Arch Gen Psychiatry 1999; 56: 337–338 Goldman et al. JAMA 1998; 279: 1100–1107 Szatmari et al. J Child Psychol Psychiatry 1989; 30: 219– Atitude desafiador a AnsiedadeDificuldades de aprendizagem Peturbação do humor Peturbações comportamentais Tabagismo Abuso de substâncias controladas Tiques