União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA Seminário temático 6º semestre –
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
ESTRUTURA DE UM TRABALHO DE PESQUISA CIENTÍFICA.  A realização de uma pesquisa com RIGOR CIENTÍFICO pressupõe: 1) A escolha de um tema, 2) A definição.
Método Científico. 1. Método histórico; 2. Método experimental; 3. Método observacional; 4. Método comparativo; 5. Método estatístico; 6. Método clínico;
União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Administração Metodologia de pesquisa; Referencial Teórico (revisão de literatura);
ARTIGO PASSO A PASSO Dr.ª ELIZABETH TEIXEIRA (UERJ)
Metodologia: Método Científico.. Assuntos para debates Significado de Metodologia; Definições de Ciência; e, Critério de Cientificidade.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Problema e Hipótese de Pesquisa Aula 2. Como se manifesta um problema de pesquisa  Senso comum  Observação do mundo ao nosso redor  Teorias: Através.
U NIVERSIDADE F EDERAL DA B AHIA E SPECIALIZAÇÃO EM C ONTABILIDADE E A UDITORIA M ETODOLOGIA DA P ESQUISA EM C ONTABILIDADE P ROBLEMÁTICA /P ROBLEMA.
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Elaboração de um projeto de pesquisa
Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são:
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
OBJETIVO GERAL, ESPECÍFICO E JUSTIFICATIVA
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Introdução ao Curso e Análise Descritiva de Dados
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
ESTATÍSTICA AULA 01 CONCEITOS E PLANEJAMENTO DE PESQUISA – Unidade 1
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
JUSTIFICATIVA A justificativa envolve aspectos de ordem teórica, para o avanço da ciência, de ordem pessoal/profissional, de ordem institucional (universidade.
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Desenvolvimento ou corpo do artigo
LÓGICA FUZZI Prof. Dr. João Luiz Moreira Coutinho Azevedo
Como construir hipóteses?
Abordagem Comportamentalista
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
GÊNERO ENTREVISTA.
O que é ESTATÍSTICA “Estatística é a Ciência de obter conclusões a partir de dados”. Paul Velleman A Estatística envolve técnicas para coletar, organizar,
Desenvolvimento ou corpo do pôster
Relatório de resultados do processo quantitativo
Capítulo 5 Definição do alcance da pesquisa a ser realizada: exploratória, descritiva, correlacional ou explicativa.
PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
Formulação de hipóteses
Metodologia Científica
Discente: Orientador(a): .....
Gêneros de Divulgação científica:
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Desenvolvimento ou corpo do pôster
XIX Jornada Científica de Jornalismo
METODOLOGIA TRABALHO CIENTÍFICO
XX Jornada Científica de Jornalismo
Instrumentação Laboratorial
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
XVIII Jornada Científica de Jornalismo
XVI Jornada Científica de Jornalismo
Conhecimento e Pesquisa
TÍTULO DO TRABALHO EM MAIÚSCULA ARIAL 54
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
PESQUISA QUALI/QUANTI
E. M. Dr. Leandro Franceschini
XIII Jornada Científica de Jornalismo
PESQUISA EM ENSINO DE MATEMÁTICA
Orientações Gerais Para Elaboração do Poster
XII Jornada Científica de Jornalismo
ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO Consiste: numa apresentação concisa e objetiva dos pontos principais de uma publicação científica. Proporciona: todas as informações.
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Autores: Nome 1 – ; Nome 2 - Professor Orientador: Nome
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

União de Ensino Superior de Campina Grande – UNESC Departamento de Ciências Contábeis Tema, problema e hipótese

Quatro fase da pesquisa 1. Formulação e planejamento da pesquisa; 2. Desenvolvimento da pesquisa; 3. Redação do texto final; 4. Exposição do trabalho final. (PRODANOV; FREITAS, 2013)

1ª fase da pesquisa - Tema Escolha do assunto: 1 - “O que pretendo abordar?” Escolha do tema: I - Especificação do assunto; II - Importância; III - Atualidade e relevância; III - Conhecimento, preferência e aptidão do pesquisador; (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 75-6)

Revisão de literatura Responder as seguintes questões: “Quem já escreveu sobre o assunto? O que já foi publicado sobre o assunto? Que aspectos já foram abordados? Quais as lacunas existentes na literatura?” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 74-5)

Problema de pesquisa Levanta-se uma questão; “[...] frase objetiva, compreensível e operacional” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 83);

Dicas O problema é original, relevante e adequado para mim? (PRODANOV, FREITAS, 2013). Há possibilidades reais de executá-lo? Os recursos financeiros e o tempo são suficientes para viabilizar o projeto e investigar a questão? (PRODANOV, FREITAS, 2013).

Quadro 1 – Definição do tema e formulação do problema Tema ProblemaProblema Educação brasileira em nível superior (3º grau) sob o enfoque da qualidade de ensino. Como foram implementados os conceitos de qualidade de ensino nas Universidades Particulares da Região Sul do Brasil nos anos 90? A educação da mulher: a perpetuação da injustiça. A mulher é tratada com submissão pela sociedade? O perfil da mãe que deixa o filho recém-nascido para adoção. Quais as condições que exercem mais influência na decisão das mães em dar o filho recém-nascido para adoção? A família carente e sua influência na origem da marginalização social. O grau de organização interna da família carente influi na conduta (marginalização) do menor? Fonte: (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 86).

Hipótese “[...] resposta suposta, provável e provisória (hipótese)[...]”; “[...] resposta antecipada do pesquisador [...]”; “[...] força explicativa provisória [...]” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 89).

“A hipótese pode também ser entendida como as relações entre duas ou mais variáveis e é preciso que pelo menos uma delas já tenha sido fruto de conhecimento científico.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 91).

Nas hipóteses, a relação entre as variáveis (X e Y) pode ser de dependência, de associação e de causalidade (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Variáveis Variáveis – elementos ou características observáveis do fenômeno estudado. Nas pesquisas quantitativas - estão em forma de medidas; Nas qualitativas - são descritas ou explicadas. (PRODANOV; FREITAS, 2013).

Variável independente (X) Determina ou afeta – outra variável; Pode ser manipulada e quantificada. (PRODANOV; FREITAS, 2013)

Variável dependente (Y) Fenômenos que sofrem a influência e que por isso devem ser explicados; A variável Y é modificada em função da influência da variável X; Observada e quantificada; (PRODANOV; FREITAS, 2013)

Quadro 2 - Exemplo: tema, problema e hipótese TemaO artesanato na Região de Gramado ProblemaContinua o artesanato uma atividade tradicional, transmitida de geração para geração, ou se configura como uma opção para a mão-de-obra ociosa? HipóteseO artesanato é uma atividade complementar que tende a uma diminuição frente à concorrência dos produtos industrializados. VariáveisX (Variável independente) Concorrência dos produtos. Y1 (primeira variável dependente) Diminuição da atividade de artesanato. Y2 (segunda variável dependente) Transformação do artesanato em atividade complementar. Fonte: (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 93)

Referência PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, Imagens: Podem ser encontradas em: ;