A Universidade Aberta do Brasil – UAB e “O Contínuo Desafio de Aumentar a qualidade na EAD” Maria Cristina Mesquita Coordenação Geral de Inovação em EaD.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Formação de Professores e Gestores Jean Marc G. Mutzig Diretor DED/CAPES Brasília/DF, 07/07/2015 Câmara dos Deputados Comissão de Educação.
Advertisements

Curso de Especialização em Docência para a Educação Profissional,
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Prêmios Santander  Lançados em 2005, os Prêmios estão em sua 4ª Edição.  Iniciativa do Santander Universidades. Gestão e desenvolvimento do Universia.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
FUNDAÇÃO CEARENSE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO - FUNCAP SECRETARIA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR - SECITECE.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Praticas de Ensino EAD Educação à distancia Componentes: Ana Paula, Aparecida, Bárbara e Carlos Augusto e Jezuel.Apresentação 03/11/2009 Profª Julia yoko.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS Adriana Kopeginski (UFPR) Alessandra de Paula (FACINTER) Robson Seleme (UFPR)
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO DO IFPA
Novo Modelo de Pós-graduação Estácio
AMBIENTE VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E CONSOLIDAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA MARA LISIANE DE MORAES DOS SANTOS VERA LUCIA.
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Sistemas Integrados de Gestão
QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS MÉDICOS DO PROVAB E MAIS MÉDICOS UTILIZANDO A PLATAFORMA MOODLE Profª Drª Sueli Leiko Takamatsu Goyatá Prof.ª Drª Márcia.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
39º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 2016
Sessão 2: Mesa-redonda O desafio da formação de recursos humanos para a realidade da demanda do desenvolvimento brasileiro Antonio Simões Silva Coordenador.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Relatório de Autoavaliação Institucional
Docência Online: Funções e Competências do Professor
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Elizeu Barroso Alves- UNINTER -
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICA - ILA Autora: Marli de Oliveira.
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Orientadora: Danieli B. da Silva
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
EE MAJOR JUVENAL ALVIM – EQUIPE GESTORA
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL JULIO DE MESQUITA FILHO
Profa. Dra. Inês Confuorto
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL RIO GRANDE DO NORTE/RN
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
7ª REUNIÃO DE RICs e COORDENADORES DOS PROGRAMAS INSTITUCIONAIS DE ICT
A EaD no Brasil e os novos arranjos institucionais: como fazer a modalidade de ensino à distância? Profa. Dra. Nara Maria Pimentel João Pessoa, outubro.
Érica Gallindo Os desafios da educação profissional no IFCE a partir dos indicadores de evasão Érica Gallindo
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
AÇÕES CT-Petro / CNPq Flavio de Queiroz Costa
Formação Continuada CTPs
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Fundada em 15 de março de 1946, no Rio de Janeiro (73 anos de trajetória)
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Acolhimento Pedagógico 2019
Transcrição da apresentação:

A Universidade Aberta do Brasil – UAB e “O Contínuo Desafio de Aumentar a qualidade na EAD” Maria Cristina Mesquita Coordenação Geral de Inovação em EaD CGIE/DED/CAPES Águas de Lindóia, 19 de setembro de º CIAED - Congresso Internacional ABED de Educação a Distância

“Nesses tempos dinâmicos, a única coisa permanente é a mudança — em nosso caso, os interesses, os hábitos e a prontidão acadêmica dos aprendizes mudam; a natureza e disponibilidade de materiais para a aprendizagem e da tecnologia também se alteram.” Fredric M. Litto Presidente da ABED

O Sistema UAB – 10 anos de história Decreto n.º 5.800/2006 Art. 1º Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB, voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País.(grifo nosso)

O Sistema UAB – 10 anos de história O Sistema UAB é o maior programa federal de indução e fomento de cursos EaD em nível superior ofertados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior – IPES, sendo atualmente 106 instituições, de todos os estados, integrantes da UAB. As IPES ofertam, prioritariamente, cursos de formação inicial e continuada de professores para educação básica (licenciatura e especialização), no intuito de ampliar o número de novos profissionais docentes, minimizando o déficit de profissionais docentes. Também, espera-se que os cursos ofertados pela UAB garantam aos estados e municípios meios para formar os docentes em serviço de seus respectivos sistemas de ensino que ainda não possuem formação adequada na área que atuam ou melhorar a formação destes de forma continuada.

O Sistema UAB – 10 anos de história A UAB também promove a formação continuada de professores das redes públicas de educação, no nível de pós-graduação stricto sensu com oferta de cursos EaD de mestrados profissionais na área de Matemática, Física, Letras, Artes e História. Outra área de atuação do Sistema UAB é a formação de gestores públicos e qualificação dos profissionais que já atuam na área, por meio do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP.

O Sistema UAB – 10 anos de história

1.Programas e ações estratégicas AMPLIAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR: Aumento das matriculas com aprovação do Edital 75/2014. Posição em ( 2016/ vagas; / vagas ; / vagas) PREVINA: Curso de especialização para docentes da Educação Básica SENASP : Curso Tecnólogo em Segurança Pública PROJETO REA: Recursos educacionais Abertos ESCOLAS RIBEIRINHAS SUSTENTÁVIEIS: Aprimoramento do acesso à educação Básica, uso das TICs e melhoria da qualidade do ensino nas comunidades ribeirinhas – Médio Juruá/AM BIBEAD : Biblioteconomia LICENCIATURAS NACIONAIS: Projeto pedagógico nacional para Formação de Professores PNAP: Programa Nacional de formação de gestores Públicos MONITORAMENTO DA FORMAÇÃO EM EAD: ANÁLISE DOS FATORES CRITICOS DA GESTÃO (PEDAGÓGICOS, ADMINISTRATIVOS, CORPO DOCENTE, CORPO DISCENTE, POLO DE APOIO PRESENCIAL)

A UAB em números UAB 87 IPES 616 Polos Ativos Cerca de 130 mil alunos ativos Mais de 160 mil alunos formados

Aptos (AA) Aptos com Pendência s (AP) Não Aptos (NA) Em fase de Regularização (FR) Total Ativos Inativos Provisórios Desligados Total Os Polos do Sistema UAB Fonte: SisUAB - Set/2016

1.Desenvolvimento, implementação e acompanhamento do Portal eduCAPES O Portal eduCAPES (Repositório de Conteúdo de Objetos Educacionais) foi desenvolvido para abrigar conteúdos educacionais públicos e disponibilizá-los para toda a comunidade de forma gratuita e aberta. A plataforma possibilitará o acesso universal a recursos educacionais abertos licenciados, voltados para qualquer tipo de atividade acadêmica em qualquer modalidade, em diversos formatos como animações, jogos, laboratórios virtuais e remotos. O eduCAPES disponibilizará os recursos educacionais de seu repositório e também do repositórios e de outras Instituições parceiras, a começar pelas IPES ligadas ao Sistema UAB. Para o desenvolvimento, implantação e manutenção do serviço de disponibilização de materiais, contamos com a parceria da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com a DTI da CAPES. O portal eduCAPES foi instituído pela Portaria CAPES n.º 106, de 14 de julho de  Instituído pela Portaria CAPES n.º 106, de 14 de julho de  Desenvolvido para abrigar conteúdos educacionais públicos e disponibilizá-los para toda a comunidade de forma gratuita e aberta.  Possibilitará o acesso universal a recursos educacionais abertos licenciados, voltados para qualquer tipo de atividade acadêmica em qualquer modalidade, em diversos formatos como animações, jogos, laboratórios virtuais e remotos.  Disponibilizará os recursos educacionais de seu repositório e também do repositórios e de outras Instituições parceiras, a começar pelas IPES ligadas ao Sistema UAB.  Para o desenvolvimento, implantação e manutenção, parceria da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e com a DTI da CAPES. Portal eduCAPES

Lançado em janeiro de 2015 com objetivo de selecionar propostas para fomento a projetos de inovação para o desenvolvimento e aplicação de TICs no âmbito da UAB. Resultado final foi publicado em maio de  Linhas: inovação tecnológica, pedagógica e de gestão educacional;  Montante previsto: R$ 10 milhões;  Montante liberado: R$ 5 milhões;  Projetos: –71 IPES participantes (71/104 ~ 70% das IPES da UAB); –218 projetos submetidos (média de 3 por IPES); –45 projetos aprovados; –22 projetos classificados e já em fase de execução. Edital n.º 03/2015

Endereço para Correspondências: Setor Bancário Norte – SBN, Quadra 2, Bloco L, Lote 6, 7° Andar, Brasília – DF CEP: Contatos da DED/CAPES

Muito Obrigada!