PROJETO: Conservador dos Mananciais de Delfim Moreira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AFONSO CLÁUDIO E.S FAZENDA GUANDU REGIÃO MONTANHOSA
Advertisements

Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
Ações da Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Microbacias 2 Adicional ATER Educação Ambiental Capacitação Florianópolis, março de 2009.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
Três Lagoas. Bandeira Brasão Três Lagoas é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se da quarta.
II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
ORIENTAÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DO COFINANCIAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS DO PETI PELO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – FNAS DOCUMENTO.
BNB Política de Atendimento ao Setor Rural Fortaleza, 04 de novembro de 2014.
CAPACITAÇÃO PSA Programa Município Verde e Azul 13 DE JUNHO DE 2016.
PROGRAMA BACIAS JAGUARIÚNA. PARCEIROS OBJETIVO O Programa Bacias Jaguariúna, criado pela Lei Municipal n.° 2218/2014, visa a implantação de ações para.
Resultado Traçado da bacia do Ribeirão dos Marins Resumo dos resultados do cálculo da disponibilidade hídrica superficial natural na bacia Conclusão As.
Pagamento por Serviços Ambientais. Conceitos Básicos de PSA.
PANORAMA DA COBRANÇA PELO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS E A AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Programa de prevenção de acidentes com máquinas Cooperação técnica entre o Cerest e a Faculdade de Medicina de Botucatu.
IMPACTOS DAS MUDANÇAS DE CLIMA NA ALOCAÇÃO DE ÁGUA NA BACIA ESTENDIDA DO SÃO FRANCISCO: Demandas Daniel Camelo Cid Salvador, 19 de fevereiro de 2016.
Edital N.2/ instituições selecionadas 37 cursos em andamento.
CONSELHO CURADOR FEAM DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS ORÇAMENTÁRIOS E FINANCEIROS 2016 PLANEJAMENTO 2017 Fernanda Roveda Lacerda Costa Superintendente de.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
III BIENAL DOS FUNDOS DE ÁGUA 17/06/2016 – BOGOTÁ
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
Balanço Porto Alegre/RS, 28 de agosto de 2017.
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
GESTÃO PARTICIPATIVA COMO ELEMENTO NORTEADOR NA ELABORAÇÃO DE TERMOS DE REFERÊNCIA PARA PROJETOS HIDROAMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DAS VELHAS.
47o CONGRESSO NACIONAL DA ASSEMAE
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
Autores: Vera Lucia Nogueira Fernanda Marin Campachi
soleira de admitância para o município de teresópolis
ÍNDICE RELATÓRIO DE BALANÇO DOMINÍNIOS DE ENERGIA E ÁGUAS
Histórico 14/07/1891 – Constituição Paulista cria Secretarias
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Quantificação de Escherichia coli nos principais mananciais de abastecimento do município de Mariana-MG Isabel Francisco de Araújo Reis Maíra Vieira da.
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA A PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
CENÁRIO ATUAL DO SISTEMA CUREMA – AÇU
Os CONSÓRCIOS PÚBLICOS INTERMUNICIPAIS e a estratégia para gestão e regulação do saneamento no maranhão Campinas/SP 20/ Junho/ 2017.
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas
Fórum Norte Nordeste da Indústria da Construção
Educação a Distância no IFCE
Projeto novos talentos
Sugestões de Prioridades para a Segurança Hídrica em Teresópolis
Secretaria de Meio Ambiente SEMA
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Paulo De Lauro Gerente IEF Núcleo Operacional de Lavras Data: 01 de julho de 2008 em Pouso Alegre.
PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS COMO UMA ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS Jaildo Santos Pereira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
CARACTERIZAÇÃO LIMNOLÓGICA DO CÓRREGO DA ESTIVA EM ÁREA DE PRESERVAÇÃO
PROGRAMA “RIO LIMPO COMEÇA NA NOSSA CASA”
CRITÉRIOS NORTEADORES PARA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
Experiência municipal: reorganizando a peça orçamentária
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL Audiência Pública 25/setembro/2014.
Carta de Compromisso com os Princípios para a Proteção das Águas da
GEOPROCESSAMENTO Coordenação Amanda Machado Josemar Silva
Transcrição da apresentação:

PROJETO: Conservador dos Mananciais de Delfim Moreira

Organização do Projeto: Prefeitura Municipal de Delfim Moreira. Coordenação do Projeto: Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Apoio: Instituições Parceiras convidadas. Capacitação: Agência Nacional de Águas

Participação da Prefeitura no Chamamento Público nº 002/2014. Seleção de Propostas de Projetos no âmbito do Programa Produtor de Água - Modalidade Apoio e Capacitação Técnica Elaboração do Projeto para a ANA

Crise Hídrica; Contexto Ambiental que o Município está inserido: - Situado inteiramente na APA da Serra da Mantiqueira; - Situado na região do Alto Sapucaí, privilegiado em mananciais de água. Maioria das captações de água para abastecimento público serem oriundas de nascentes. Justificativa para elaboração do Projeto

Projeto Produtor de Água Prevê escolha de uma bacia hidrográfica; Ações de Conservação de vegetação, água e solo; Formação de Arranjo Institucional; Diagnóstico da Bacia; Elaboração do PIP; Elaboração de edital e Adesão de Produtores Rurais; Formalização de contratos e Pagamento por Serviços Ambientais;

Bacia Hidrográfica escolhida no Município Bacia do Rio Santo Antonio - Bacia de maior drenagem; - Concentra o maior número de nascentes de abastecimento público; - Utilização dos recursos hídricos da bacia para consumo humano, manutenção da agropecuária, atividades turísticas e produção de energia.

Bacias Hidrográfica de Delfim Moreira ≈ 68,86 km² ≈ 97,40 km² ≈ 227,18 km² ≈ 11,65 km²

Sub-Bacias Hidrográfica de Delfim Moreira

Sub - Bacia do Córrego Brumado Área da Bacia Hidrográfica ≈ 12,88 km²

Captações de água no município para abastecimento público LOCAISNº DE CAPTAÇÕES Brumado5 Rosário2 São Bernardo1 Sertão Pequeno1 Barra2 Rio Claro1 Biguá2 Água Limpa1 Barreirinho1 Barreiro1 Monteiro2 Barreira2 Turma1 Peixe1

Margens do rio Santo Antonio em área urbana.

Município de Delfim Moreira selecionado para receber apoio e capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA), para implantação do Projeto. Demais selecionados: - Prefeitura Municipal de Itanhandu (MG); - Prefeitura Municipal de São João da Boa Vista (SP); - Serviço de Água e Esgoto de Amparo (SP) Resultado do Chamamento Público nº 002/2014 (dezembro de 2014)

O município já possui a Lei Municipal nº1362 de 20 de outubro de 2015, que cria o Projeto no âmbito municipal. A Prefeitura já incluiu a manutenção do Projeto e o Pagamento Por Serviços Ambientais (PSA) na Lei Orçamentária Anual - LOA (2016). Fase de Implantação do Projeto (2015)

- Termo de Anuência para realizar capitação de água em propriedade rural, para fins de abastecimento público. - Regularização das captações de água para abastecimento público. - Elaboração de Decreto para regulamentar a Lei Municipal. Outras atividades em andamento (2015)

Formalização do Acordo de Cooperação Técnica (ACT), com as Instituições Parceiras. Formação da Unidade Gestora de Projetos (UGP). Próximas atividades (2015)

Diagnóstico da Bacia; Mobilização; Elaboração de edital e adesão dos proprietários; Elaboração do PIP; Formalização de contrato; Execução das ações de conservação; Atividades do Projeto em 2016

Instituições convidadas para serem parceiras do Projeto - M.H MINERAÇÃO, -CODEMA, COMTUR, CMDRS -VIGILÂNCIA SANITÁRIA - AAPRDM, APODEM

UNIFEI, FEPI MINISTÉRIO PÚBLICO CLUBE DE CAMPO NINHO DA ÁGUIA ÁGUA MINERAL MANTIQUEIRA PCH NINHO DA ÁGUIA FAZENDAS BARTIRAS CEMIG, DER, SEMAD/IGAM CONSELHO MOSAICO MANTIQUEIRA OIKOS HY BRAZIL ENERGIA Instituições convidadas para serem parceiras do Projeto

OBRIGADA!