O RÁDIO NO BRASIL Introdução Regras para o Desafio Questões Recursos Avaliação Conclusão Créditos Desafiamos vocês a saberem um pouco mais sobre a “Era.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
História do Rádio.
Advertisements

Para produzir um formulário, você precisa ter uma conta no google, que lhe oferece vários aplicativos para o desenvolvimento de diferentes trabalhos vários.
Jogo da Memória. Jogos online Jogos Infantis Jogos que exercitam a memória e a interação digital do aluno com o mundo digital. Trabalham com os temas.
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO BRASIL.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
OFICINA TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS RADIOFÔNICOS PROGRAMAS RADIOFÔNICOS.
COMO PREPARAR UMA APRESENTAÇÃO Prof. Filipe Carota.
Projeto Avançado de Software II 1 - Introdução Eduardo de Lucena Falcão.
AULA 7 - TUTORIAL Questionário Curso MOODLE para Professores Andréia Moura Casagrande – 2015 Escolha Pesquisa Avaliação.
Descrição – Actividades – Promoção – Participação – Contactos.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
Bem-vindos, Estudantes! Nome do Professor. Horário da Turma 8:20 - 8:45Início das aulas, registo de presenças 8:45 - 9:30Leitura e escrita 9: :15Ortografia.
Apresenta Novidade destinada à Empresas de entretenimento Inventor: Luís Henrique de Albuquerque Maranhão.
NOSSO(A) AMIGO(A). NOSSO(A) AMIGO(A) NOSSO(A) AMIGO(A)
ENGLISHTOWN.
Por: Wiliam Paganelli.
Nome do Professor – X Série
SISTEMAS E SINAIS LETI & LEE Docentes:
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Introdução a Engenharia de Alimentos
O impacto da tics na educação: Professor x educando
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
pensamento crítico Cleomara Mendes Demétrio Elaine Lima Santos
Tecnologias e Sistemas de Informação
A aula essencial Uma análise, uma proposta
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
1° passo: Entre no portal com seu login e senha.
Orientações ao professor
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Maquina de perguntas e respostas (Passa ou repassa)
Introdução a Educação a Distância
PROBEST Atividade de Avaliação Complementar Administração PROBEST
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Professor (a) orientador
Experiências pedagógicas com as novas ferramentas digitais
Introdução e objetivos
Central de Capacitação Ministerial Conferência de Multiplicação 2016.
SARESP 2017 Resolução SE-39, de
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
Cada um deve agradecer a Deus os talentos que recebe, mas conservar-se na mesma humildade e pequenez. Teresa de Saldanha.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Apresentação do Curso Ementa Critérios de Avaliação.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
ENCONTRO DE MOBILIZAÇÃO PARA AS INSCRIÇÕES DO ENEM 2012
0679 Balanço Social Natura-Cortiça Balanço Social
1.a Série ENSINO MÉDIO Matéria Aulas Livro Atividades extras
Bem-vindos, alunos! Nome do professor.
Prof. Ev. Luiz Cezar de Souza – Agosto 2005
TITULO DA PESQUISA INTRODUÇÃO; OBJETIVOS; METODOLOGIA; RESULTADOS;
Professora Patricia Matsuda
Introdução ao Projeto na Engenharia
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
HISTÓRIA 2018 o que é história
HISTÓRIA 2018 o que é história
Administração amintas paiva afonso.
O EGA chega à Escola. Hoje o Ega acordou bastante entusiasmado. Ia ser o seu primeiro dia na nova escola. Ontem ele e a sua família chegaram à Ilha da.
BEM VINDOS AO COLÉGIO SESI ! ESTAMOS MUITO FELIZES EM TÊ-LOS AQUI.
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
OBJETIVO Os Estudos Dirigidos apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagógica requeridas por um processo educacional.
Introdução à Engenharia Civil
TÍTULO DO PROJETO NOME DOS ALUNOS Canudos 2019
Orientações Gerais para alunos e orientadores
TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER)
[Inserir Ano] Ano Lectivo Nome da Escola Nome do Professor Nível
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

O RÁDIO NO BRASIL Introdução Regras para o Desafio Questões Recursos Avaliação Conclusão Créditos Desafiamos vocês a saberem um pouco mais sobre a “Era de Ouro do Rádio” no Brasil e algumas curiosidades.

Introdução A primeira transmissão de rádio no Brasil foi um grande acontecimento. O apogeu do rádio foi na década de 30, trazendo inovações técnicas e modificando hábitos, transformando- se na maior atração cultural do país. Nos dias de hoje o Rádio é uma potência, sendo o segundo maior meio de comunicação no Brasil. Há cerca de 100 anos o Padre Roberto Landell de Moura foi desacreditado de sua descoberta e por isso nosso querido Brasil não tem a patente dessa invenção. Neste novo milênio novas tecnologias surgirão para consolidar cada vez mais o Rádio como o maior veículo de comunicação de todos os tempos.

Regras para o Desafio Vale a pena lembrar: Os alunos deverão formar grupos de três a quatro integrantes e escolher um líder. O professor somente aceitará as respostas vindas dele; Cada grupo deverá escolher um nome para sua equipe, relacionado com o assunto dessa webgincana; Com organização tudo fica mais fácil. Determinem a função de cada integrante no grupo; Antes de iniciarem a webgincana leiam atentamente todas as questões; No tópico Recursos há uma lista de sites onde vocês poderão encontrar todas as respostas que precisam; No último tópico Avaliação estão os critérios definidos pelo professor para julgar as respostas.

Questões Carmem Miranda 1) Quem fez o primeiro jingle do rádio brasileiro? Como era o jingle? *2 pontos* 2) Como foi a primeira transmissão radiofônica no Brasil? *4 pontos* 3) Qual o nome de batismo de Chacrinha? Porque ele recebeu esse apelido?* *1 ponto* 4) O primeiro jornal falado do rádio brasileiro surgiu na década de 40. Qual era o nome desse jornal? *1 ponto* 5) A primeira rádio no Brasil foi fundada em abril de Quem foram seus fundadores? Qual o nome da Rádio? *3 pontos* Chacrinha

Questões 6) Cite o nome de cinco Rainhas do Rádio e o respectivo ano em que venceram o concurso criado pela Associação Brasileira do Rádio. *5 pontos* 7) Quando foi instituída *A Voz do Brasil*? Qual era a vinheta de abertura do programa? *3 pontos* 8) Que documento o presidente Getúlio Vargas assinou em 1 de março de 1932? *2 pontos* 9) O narrador esportivo Fiori Gigliotti foi figura marcante na história do radialismo esportivo. Cite três de suas famosas expressões. *3 pontos* Emilinha Borba “Rainha do Rádio” em Emilinha Borba e Marlene “Rainha do Rádio em 1949.”

Questões Fiori Gigliotti, abrindo a transmissão da final do Campeonato Paulista de Futebol de 2003 entre Corinthians X São Paulo. 10) Em 1948 a Rádio Nacional fez um grande sucesso com o programa “Balança mas não Cai”, criado por Max Nunes e Paulo Gracindo. Cite o nome de cinco dos humoristas que participaram desse programa. *5 pontos* 11) Porque em 1995 o programa “A Voz do Brasil” entrou para o Guiness Book? *4 pontos* 12) Escolham uma transmissão de um programa, uma canção, um depoimento ou uma narração esportiva e façam uma apresentação para toda a sala de aula. *15 pontos*

Recursos

Avaliação No quadro o professor colocará o nome de todas as equipes; Ganhará os pontos indicados em cada questão a equipe que responder primeiro; Boa sorte para todas as equipes! Padre Roberto Landell de Moura, o inventor do Rádio ( )

Conclusão A história do Rádio é apaixonante e repleta de fatos que ficarão para sempre guardados na memória de todos nós. Agradecemos a participação de todos. Réplica do primeiro radiotransmissor do mundo

Créditos Esta divertida webgincana foi idealizada pelos alunos da Universidade São Judas Tadeu para o curso de Licenciatura da matéria Tecnologia Educacional. Viviane Barone Lüttke Talita Zanetti Samuel de Almeida Leme Leila Carmen de Oliveira