Liga de Debates – UFABC 1º Quad/2016 Coordenadores: Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (PG-CHS) Doutorando Thiago Mattioli (PG-CHS)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO Todo movimento seja: social, político ou religioso deve procurar adaptar-se aos fatos novos que a própria história nos apresenta,
Advertisements

PLANEJAMENTO COLETIVO. Perguntas! O que é? Quando deve ser feito? Quem participa? Qual é a autonomia dos participantes ? Como Registrar ? Como desenvolver?
Aliança Espírita Evangélica Coord-Jun  SÁBADO – 25 de Junho de 2016  14h00-14h20: Prece de Abertura; Prece dos Aprendizes; Vibrações; Intercâmbio.
FUNCIONAMENTO DA PLENÁRIA FINAL Curso de capacitação dos monitores do Parlamento Jovem de Minas – 2010 Data: 10 de março de 2010 Local: Escola do Legislativo.
O que é um seminário? Origem etimológica: latina (semen, seminis), que significa semente. “ Um viveiro de plantas onde se fazem as sementeiras” Este significado.
Apresentação.  Os temas dos trabalhos podem permear qualquer área do conhecimento.  Grupos de 5 ou 6 alunos de uma mesma categoria (iniciante – 6°ano;
Comunicação e informação Escola Secundária José Afonso, Loures.
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UFOP
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
Introdução a Engenharia de Alimentos
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Favor Colocar logo FAMEMA
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Elaboração de um projeto de pesquisa
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Reunião de divulgação do orçamento participativo
DISCIPLINAS COMUNS: CURSOS PRESENCIAIS. CURSOS PRESENCIAIS Para os demais cursos NPG METODOLOGIA DA PESQUISA ORIENTAÇÃO DE CARREIRA COM COACHING ( OPTATIVA.
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
Escolha o fundo e a cor das letras
Planejamento e Preparação de um Seminário
Escopo do projeto “Expressão Livre”. Escopo do projeto “Expressão Livre”
Coordenação: Vani Kenski
Título do Projeto Nome do Aluno
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
8° Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP
Curso - Avaliação e Aprendizagem
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Programa Mais Educação (Antigo)
Congresso de Inovação, Ciência e Tecnologia do IFSP
TRABALHO FINAL Teorias da Ação Cultural
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Resenha Parte 1.
Escolha o fundo e a cor das letras
Apresentação do Curso Ementa Critérios de Avaliação.
LIGA DO TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS E TECIDOS
 FUNDAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CURSO DE EXTENÇÃO EM FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
ENADE 2015 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
TCC Aula 2 Caroline Petian.
Problem Based Learning PBL
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES
Escolha o fundo e a cor das letras
Administração amintas paiva afonso.
Estagio Supervisionado em Docência
METODOLOGIA DE APRESENTAÇÃO DO PDI
DOMINGO – 02 de Dezembro de 2018
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático Núcleo de Assessoria Pedagógica NAP UNISAL-LORENA
Práticas de Planejamento Tributário
E. M. Dr. Leandro Franceschini
OBJETIVO Os Estudos Dirigidos apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagógica requeridas por um processo educacional.
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
Autor 1, Autor 2, Autor 3, Autor 4, Autor 5
Discussão geral da disciplina O Plano de Ensino da Disciplina
Dia 23/02/2019 – Encontro Específico entre Comissões de Justiça e Paz
Pauta 1 Um currículo pautado no desenvolvimento de habilidades e competências
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Ações de Extensão Título da ação de extensão Avaliação Parcial
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

Liga de Debates – UFABC 1º Quad/2016 Coordenadores: Prof. Dr. Gilberto Marcos Antonio Rodrigues (PG-CHS) Doutorando Thiago Mattioli (PG-CHS)

Objetivo do Projeto de Extensão Esta ação pretende estruturar uma Liga de Debates dentro da Universidade Federal do ABC; Oferecer aos alunos de graduação de diversos cursos, assim como à comunidade externa, a oportunidade de aprimorar suas habilidades e técnicas de apresentação, argumentação e diálogo, visando seu desenvolvimento pessoal e profissional, bem como a cooperação intergrupos. O debate pode ser considerado como uma importante ferramenta pedagógica, contribuindo para o desenvolvimento do diálogo, da expressão pessoal, dos relacionamentos interpessoais e do respeito pela oposição e diversidade de ideias. A ação também pretende oferecer aos participantes contatos com profissionais externos à UFABC que, em sua trajetória acadêmica, profissional, política ou pessoal, utilizam o debate como instrumento.

Período do Projeto O Projeto será realizado dentro do período de 19/02/2016 até 13/05/2016; As atividades serão realizadas sempre às sextas-feiras; O horário das atividades se dará entre 14h00 e 18h00 Eventuais alterações em dias ou horários serão informados com antecedência

Pontos Gerais Site: Informações, datas, materiais de apoio Linguagem Formal Respeito entre os participantes Não será tolerado nenhum tipo de insulto, ofensa, discriminação de qualquer tipo; Pontos de vista diferentes sobre um determinado tópico Temas devem ser sorteados a cada encontro Tempo para preparação dos debatedores: 1 semana

Estrutura da Liga de Debates-UFABC Quanto aos participantes: Debatedores -> Individuo x Individuo ou Grupo x Grupo Mediador -> responsável pelo andamento do debate Apresentação inicial do tema, apresentação dos participantes e das regras, controle de tempo Público/Plateia -> poderá fazer perguntas ao debatedores, poderá indicar qual debatedor foi considerado o “vencedor”

Estrutura da Liga de Debates-UFABC Quanto ao debate e seu funcionamento: Abertura O mediador apresenta o tópico do debate, apresenta as regras, apresenta os debatedores, sorteio de quem inicia o debate; Inicio Mediador passa a palavra para o primeiro debatedor Debatedores fazem uma exposição inicial sobre seu posicionamento quanto ao tema (5-10 min) Desenvolvimento Primeiro debatedor comenta a posição do segundo debatedor (3-5 min); segundo debatedor poderá fazer sua réplica (3-5 min) Segundo debatedor comenta a posição do primeiro (3-5min); primeiro debatedor poderá fazer sua réplica (3-5min) Participação da Plateia A plateia poderá fazer perguntas aos debatedores (5-10 min, aprox. 4 perguntas) Os debatedores devem responder aos questionamentos (3-5 min) Os debatedores podem comentar as respostas do oponente (2-4 min) Encerramento Debatedores fazem sua exposição final sobre o tema, recapitulando o debate (5 min) Plateia vota no debatedor que entende ser o vencedor (melhor argumentação, convencimento) Mediador encerra o debate

Estrutura da Liga de Debates-UFABC Quanto ao tempo: Considerando os tempos apresentados teremos: Aproximadamente 1h00min (min) ou 1h30min (max) por debate São possíveis três debates de 1h00min ou dois de 1h30min De 15-30min de intervalo (quando e caso necessário) 40min para discussões iniciais e finais sobre a ação (propostas, avaliações, etc.) Quanto aos debatedores: Considerando 2 debates por dia: 1 debate individuo x indivíduo 1 debate grupo x grupo ou 2 debates grupo x grupo Considerando 3 debates por dia: 3 debates indivíduo x indivíduo Quanto a quantidades de grupos/indivíduos: Estão inscritos 33 pessoas; Teremos 10/12 encontros para debate 10/12 encontros com 3 debates de 1h00min 10/12 encontros com 1 debate de 1h00min e 1 de 1h30min 10/12 encontros com 2 debates de 1h30min

Temas para Debate Tipos de debate: de posicionamento (a favor ou contra o tema) de proposições (proposta para solucionar determinado problema) Sugestões: Presidencialismo x Parlamentarismo Monarquia Desmilitarização da Polícia Militar Criminalização dos Movimentos Sociais Políticas Econômicas Neoliberais x Políticas Econômicas Heterodoxas Crise dos Refugiados – Políticas de Migração/Imigração Discussões de Genêro e Diversidade Sexual em Escolas

Temas para Debate Próxima Semana (26/02): 3 Debates Indivíduo x Indivíduo 1) Desmilitarização da Polícia Militar Arthur (Contra) e Daniela (Favor) 2) Meritocracia Rodrigo (contra) e Igor (favor) 3) Desobediência Civil Guilherme (contra) e Danielle (favor)