FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRATAMENTO DE ESGOTO Tratamento preliminar Tratamento Primário
Advertisements

Águas residuais urbanas e Sistemas de tratamento
Tratamento de águas residuárias
Esgotos Planeta Água: poluição
Tratamento de Esgotos Processo Anaeróbio.
Curso sobre Pós-tratamento de Efluentes Anaeróbios
Tratamento de Efluentes Líquidos em Abatedouros e Frigoríficos
CARACTERIZAÇÃO E TRATAMENTO DE EFLUENTES INDUSTRIAIS ORGÂNICOS
Sistema de tratamento anaeróbio Professora: Evelin M. Viana.
Saneamento Básico Aula 5
1 SIMG Sistema Integrado de Monitoramento Global SANERG Solutions.
CONCEPÇÃO DE ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTOS SANITÁRIOS.
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
ETAR Ciências da Natureza 8º ano A Água na Escola Portuguesa Incluir imagem simples sobre tema.
Logística Reversa
Fontes de energia renováveis: Biomassa
RESSALTA-SE, TAMBÉM A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DA FIXAÇÃO DE METAS DE SUSTENTABILIDADE (PESSOAIS E EMPRESARIAIS) PARA A PRÁTICA DO CONSUMO CONSCIENTE.
Produção mais Limpa P + L. P + L Aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços para aumentar.
Tratamento de águas residuais Geografia 9º ano A Água na Escola Portuguesa.
Obtenção Higiênica do leite
Tratamento de Efluentes de Indústrias de Celulose e papel
Projeto de Coleta de resíduos industriais
ANA BEATRIZ Nº1/DIANA Nº4/ISABELLA Nº11/LARISSA Nº15
Saneamento Básico Aula 9
Saneamento Básico Revisão das Aulas 6 à 10
O MERCADO DE TRABALHO DO ENGENHEIRO AMBIENTAL
Projeto de Redução de Perdas
Autores: Alice Borges Maestri Dieter Wartchow
Poluição no Ar e Poluição do Solo
Tratamento de Resíduos- ZEA 0966
Esgotos Planeta Água: poluição
DESENVOLVIMENTO DE UM FILTRO LENTO BIFLUXO COM RETROLAVAGEM
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos.
INTRODUÇÃO / OBJETIVOS
Considerações sobre Variação de Escala
Consumo de Água (Kraft): Polpa: m3/ton
Daliana Alice Oliveira Hans Braunnier de Aguiar Silva
Faculdade de Ciências e Tecnologia Mater Christi
Marketing Socioambiental
NÍVEIS DE TRATAMENTO DE ESGOTO Docente: Ricardo Teixeira Setembro, 2010 INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA Campus Colorado do Oeste.
A Influência da Gestão Ambiental na Segurança do Trabalho
Tratamento de Resíduos- ZEA 0966
AULA 02- Metodologia de projeto;
Arquitetura Sustentável
Arquitetura Sustentável
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
QUEIJO MINAS FRESCAL Apresentação: Patrícia Campos Professora:
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO IOGURTE. Componentes:  Adriano Nunes  Adriele Escoredo  Fabiane Borges  Fernando Carvalho  Patricia Guedes DISCIPLINA:
A industria do refino e seus impactos socioambientais Prof. Marilin Mariano Petroleo I.
 Gera o aumento da velocidade de reações (JORDÃO E PESSÔA, 2011);  Diminui a solubilidade de gases dissolvidos na água(SPIRO E STIGLIANI,2009);  Aumento.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Energias alternativas
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
A Problemática da disposição final dos resíduos sólidos.
Poluição da água.
Avaliação de Impactos Ambientais
Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
BALANÇO DE MASSA EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO
Trabalhador em transporte amigo do meio ambiente
EXTINTOR DE INCÊNDIO: EXTINTOR DE INCÊNDIO: O QUE VOCÊ PRECISA SABER.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Disciplina : Engenharia de Rec. Hídricos Professor : Tarciso Cabral da Silva Aluna : Isabel de Araújo Meneses PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL.
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco Discentes: Carlos Duque, Mário Santana, Maria Conceição, Everaldo Docente: Thiago Sabino.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS SANTO AGOSTINHO (FACET) Disciplina: Atividade Agrícola e Meio Ambiente Professor: Kleber de oliveira Fernandes TRATAMENTO DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS ÁGUAS RESIDUÁRIAS NA INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS (PRODUÇÃO DE LEITE PASTEURIZADO E QUEIJO ) Acadêmicos: Abel Pena Guilherme Henrique Jálisson Costa Julian Greison Sena Laize Rafaele Lidiane Londim Warley Andrade

Resumo O segmento de laticínios é um do mais expressivo da indústria de alimentos. As indústrias de laticínios geram um volume significativo de efluentes com elevado potencial poluidor; contendo nutrientes, poluentes orgânicos; O trabalho busca mostrar o processo do tratamento de águas residuárias no processo industrial de laticínios.

Laticínio Indústria de laticiníos no Brasil Águas Residuárias Águas Residuárias na Agroindústria

Gestão Ambiental na Indústria de Laticínio obedecer às leis eficácia nos custos vantagem competitiva opinião pública pensamento a longo prazo

Efluentes Gerados na Produção de Leite A atividade industrial do empreendimento gera normalmente efluentes líquidos em diversas etapas na plataforma; na desinfecção de linhas e equipamentos, no processo de lavagem dos pisos; no descarte de soro e lodo das centrífugas; em possíveis vazamentos.

Efluentes gerados na produção de queijo Durante a fabricação do queijo, depois do processo de coagulação a emulsão é quebrada. gerando na prensagem: Na parte sólida (coágulo) e uma parte líquida (soro), resíduos que causa maior preocupação pela significativa carga orgânica que detém.

Procedimentos para a redução das cargas poluido ras Verificar se estas perdas não podem ser evitadas ou reduzidas; Programas de manutenção preventiva; Controle a poluição industrial;

Levantamento de dados industriais Para caracterizar a carga poluidora dos efluentes industriais é necessário Conhecimento prévio do processo industrial; Lista de matérias-prima; Fluxograma do processo industrial; Identificar os pontos de lançamento de efluentes; Definir o sistema de medição de efluentes e instalá-lo O ritmo produtivo também deve ser conhecido.

Tratamento de efluentes em laticínios Preliminar: Este tratamento se destina à remoção de material grosseiro, inclusive areia, por meios físicos. Os principais equipamentos utilizados no tratamento preliminar são as grades, peneiras e caixas para deposição de areia ou caixas de desarenação

Tratamento de efluentes em laticínios Primário: separação de gorduras, utilizando-se caixas de gordura; Flotador Caixa de Gordura

Secundário: flotação com o auxílio da coagulação química para a remoção de gordura Tratamento após 30 dias Lagoa anaeróbia

Possíveis impactos ambientais A área de influência direta do empreendimento circunscreve- se ao local em que a fábrica de laticínios é situada e às empresas no seu entorno. O laticinío exerce um papel importante na economia regional, uma vez que estimulará outras atividades produtivas; Afiguram-se como mais relevantes os impactos sobre os recursos hídricos, especialmente, em virtude da grande quantidade de disposição inadequada dos efluentes líquidos em sub-bacias.

Monitoramento Ambiental Após a adoção das medidas de controle ambiental, a fim de se avaliar o desempenho das unidades de tratamento e aferir o atendimento às restrições impostas pela legislação ambiental vigente, deverá ser efetuado o monitoramento sistemático dos efluentes líquidos e atmosféricos. O efluente líquido deverá ser amostrado quinzenalmente, na entrada e saída da estação e deverão ser monitorados os seguintes parâmetros: temperatura, pH, DBO, DQO, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, detergentes, óleos e graxas. A vazão deve ser medida diariamente.

CONCLUSÕES Os setores para produção em laticínios apresentam um grande potencial poluidor. A produção em laticínios tanto na forma fluida quanto na forma de produtos secos apresentam riscos ambientais se não avaliados e tratados devidamente. Os programas preventivos podem reduzir a emissão do volume e da carga de efluentes, minimizando custos com o tratamento; Variados tipos de ações podem constituir atitudes preventivas para o setor de laticínios, desde a instalação de um simples tanque para o recebimento do primeiro enxágue ou até mesmo a inserção de tecnologias emergentes como sistemas de separação. Sendo assim, outras medidas para minimizar o impacto no recurso hídrico, conforme analise feito no trabalho, o efluente após o tratamento pode ser destinado a fertirrigação em culturas que não sirvam de alimentos para o consumo humano monitorando o solo através de analises laboratoriais de acordo indicado pelo órgão competente. Enquanto o resíduo gerado pela fabricação de queijo, o soro, pode servir de alimentação animais.