Prof. Priscila Tamiozzo.   Modo pelo qual recorremos as experiências passadas com a finalidade de utilizá-las no presente. Enquanto processo, refere-se.

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Transcrição da apresentação:

Prof. Priscila Tamiozzo

  Modo pelo qual recorremos as experiências passadas com a finalidade de utilizá-las no presente. Enquanto processo, refere-se aos mecanismos dinâmicos responsáveis pela retenção e recuperação das informações sobre a experiência passada.  Podemos definir memória como o processo cognitivo que permite integrar, reter e recuperar informação e recordar o que aprendemos.  A memória é: a função mental que permite reter informações, isto é, aprender; o sistema de armazenamento que permite mante r informações; a capacidade de evocar, de recordar as informações retidas. Memória

  Codificação – transforma dados sensoriais em formato (código) em que um item é colocado na memória;  Armazenamento - registro da codificação no sistema mental que é armazenado e conservado de forma mais ou menos permanente para posterior utilização;  Recuperação – você retira ou usa as informações armazenadas na memória. Fases do processo de memória

  Sem memória, a aprendizagem não seria possível.  A memorização, o processo mnésico, envolve três fases ou etapas: Memória CodificaçãoArmazenamentoRecuperação

  Distinguem-se três tipos de memória:  Memória sensorial;  Memória a curto prazo;  Memória a longo prazo; Tipos de memória

  A memória sensorial é um tipo de memória que tem origem nos órgãos dos sentidos. Por isso, podemos falar de memória sensorial auditiva, visual, olfativa, etc.  As informações obtidas pelos sentidos são retidas por um curto espaço de tempo - entre 0,2 e 2 segundos.  Se a informação não for processada perde-se, se for processada passa para a memória a curto prazo.  Se não se lhes prestar atenção, as informações perdem-se.  Prestando-lhes atenção, os dados codificam-se, e são transferidos para um outro depósito: a memória a curto prazo. Memória sensorial

  A memória a curto prazo é um tipo de memória que armazena a informação recebida pela memória sensorial.  Os materiais são retidos durante cerca de 30 a 60 segundos.  De acordo com as investigações levadas a cabo sobre a memória, podemos conservar na memória a curto prazo cerca de 7 elementos (+/- 2).  Esta capacidade pode ser aumentada se os itens forem associados em grupos. Memória a curto prazo

  O tempo de retenção aumentará se repetirmos mentalmente a informação como, por exemplo, um número de telefone.  Este tipo de memória é também designada por memória de trabalho, operacional ou ativa.  Os dados da memória a curto prazo, se forem processados, passam para a memória a longo prazo.  Para que a informação fique armazenada nesta memória é preciso que seja repetida e codificada. Memória a curto prazo

  A memória a longo prazo é um tipo de memória alimentada pelos materiais da memória a curto prazo que são codificados em símbolos.  A informação enviada da memória a curto prazo é transformada à medida que vai sendo integrada.  A memória a longo prazo retém os materiais durante horas, meses ou durante toda a vida.  Codifica e retém material verbal em função da sua pertinência e do seu significado. Memória a longo prazo

  A memória a longo prazo é constituída por dois subsistemas:  A memória declarativa (dividida em episódica e semântica);  E a memória não-declarativa ou procedimental. Tipos de memória de longo prazo

  É um tipo de memória a longo prazo constituída por capacidades motoras, habilidades, hábitos e respostas simples (fixadas por condicionamento clássico).  Estas aptidões são adquiridas mediante a prática e incluem atos como comer com faca e garfo, guiar um automóvel, andar de bicicleta, a cavalo, tocar piano, escovar os dentes, etc.  De aquisição relativamente lenta, uma vez adquiridas tornam-se comportamentos quase automáticos, executando-se com pouco esforço consciente e durando, em princípio, toda a vida. A memória procedimental

  É um tipo de memória a longo prazo que armazena fatos, informações gerais e episódios ou acontecimentos pessoais.  Os conteúdos mnésicos da memória declarativa podem ser reatualizados de forma verbal ou recorrendo a imagens, embora, dada a tendência à reconstrução do material armazenado não seja muitas vezes fiável.  A memória declarativa subdivide-se em memória episódica e memória semântica. A memória declarativa

  Amnésia: perda da memória;  Amnésia anterógrada: perda da memória recente (MCP);  Amnésia retrógrada: dificuldade de acessar a memória de longo prazo;  Amnésia infantil: não conhece os significados. Processos mnemônicos