Prof. Igor Martins Chiavenato (2007).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Advertisements

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Luís Todo Bom 6ª Aula Os Aspectos Técnicos de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Faculdades Integradas de Taquara Gestão Empresarial Marcos D. da Silva Tierre Ardigó Taquara, Agosto de 2012.
MACROECONOMIA Site:
“Fabricação e Distribuição de Sorvetes Naturais ”
Simulação de negócios na área industrial
Processo Administrativo
Relatório da administração
Logística e Cadeia de Suprimentos
Organização e Análise de Projectos
Previsão de vendas.
Administração Financeira I CAD 9111
CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS PLANO OPERACIONAL
Administração Financeira e Orçamentária
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Mestrado Profissional em Empreendedorismo Projeto e Gestão de Sistemas.
CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS
Gestão de processo Dutra 2017.
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Unidade 2 – Processos Logísticos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Logística e Cadeia de Suprimentos - Introdução Prof. Jorge Luiz de Biazzi.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Planejamento.
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Universidade de São Paulo Transporte Prof. Jorge Luiz de Biazzi Bibliografia: BALLOU, R. H. Gerenciamento.
Embalagem.
CONTABILIDADE CUSTOS – TERMINOLOGIA UTILIZADA
Distribuição Física.
Adm. da Produção Visa auxiliar o administrador na tomada de decisões relacionadas a produção de bens ou serviços. Áreas correlatas: Planejamento da produção.
Transporte e Logística
Just in time (JIT) e operações enxutas
Sistemas Agroindustriais
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Elaboração de Projetos
PLANEJAMENTO DE EQUIPAMENTOS
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Professor Norival Carvalho Cunha
ADMINISTRAÇÃO DE ESTOQUES E LOGÍSTICA
Planejamento de Produção
Bruna S. Santos Silva Rarine C. A. Guimaraes Stephan Brandão dos Santos Gestão das Operações Produtivas 5º e 6º Períodos Administração de Empresas Prof.
Classificação de Materiais.
A Importância das TIC na Restauração
Curso Técnico em Agroecologia
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Administração do Capital de Giro
CONTABILIDADE DE CUSTOS
NILSON TORRES SOARES JR.
Optimized Production Technology (Tecnologia de Produção Otimizada)
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
CUSTO dos PRODUTOS VENDIDOS E o LUCRO APÓS O IR (LDIR)
Gestão da Logística de Distribuição
Gestão da Logística de Distribuição
CADEIA DE VALOR.
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E RECURSOS PATRIMONIAIS - ARMP
Atividades Primárias e de Apoio Logístico
Universidade Federal Fluminense Curso de Engenharia de Produção Arranjo Físico Industrial Prof. Artur Pessoa.
ESTOCAGEM E ARMAZENAMENTO. Estocagem e Armazenamento 1. Fundamentos e técnicas de logística aplicada ao armazenamento e à distribuição física de mercadorias.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Aula 03 Prof.: Thiago Delattre
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Just in time (JIT) e operações enxutas
Planejamento Financeiro e Orçamentário
SISTEMAS DE CUSTEIO.
Prof. MSc. Silvio Aparecido Crepaldi MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES Os métodos utilizados no Brasil são o Custo Médio e o PEPS e, em menor escala, o.
Transcrição da apresentação:

Prof. Igor Martins

Chiavenato (2007).

PROJETANDO A LOCALIZAÇÃO E A ÁREA DE TRABALHO A localização da empresa refere-se ao local específico escolhido para suas instalações. A escolha de um local para situar as instalações depende de vários fatores, que variam se a empresa é produtora de bens ou prestadora de serviços, se é industrial ou comercial etc.

Chiavenato (2007). PROJETANDO A LOCALIZAÇÃO E A ÁREA DE TRABALHO INDUSTRIALCOMERCIAL Proximidade de mão-de-obra Proximidade dos mercados Proximidade de transporte Infra-estrutura energética Incentivos fiscais Custo do terreno Facilidade de localização Adequação do local Infra-estrutura Proximidade dos clientes Facilidade de acesso Facilidade de transporte Facilidade de estacionamento Infra-estrutura para recreação Adequação do local Visibilidade Baixos custos imobiliários Baixos custos condominiais Aparência do local

Chiavenato (2007). ARRANJO FÍSICO O projeto da área de trabalho é denominado arranjo físico e é o planejamento do espaço físico a ser ocupado para as operações do negócio. Representa a melhor disposição possível das máquinas e equipamentos. O arranjo físico é retratado por meio do layout.

Chiavenato (2007). ARRANJO FÍSICO

Chiavenato (2007). ARRANJO FÍSICO

Chiavenato (2007). CAPACIDADE INSTALADA E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO Representa a capacidade máxima que a empresa pode atingir com a plena utilização de todos os seus recursos, tendo por base as instalações e os equipamentos. Normalmente o uso dos 100% é utópico; estrategicamente propõem-se como meta os 85%. CAPACIDADE INSTALADA INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DADOS ESTÁTICOS CAPACIDADE DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES, RH, FINANCEIROS E MATERIAIS ESTÁTICOS E ELÁSTICOS

Chiavenato (2007). CAPACIDADE INSTALADA E CAPACIDADE DE PRODUÇÃO

Chiavenato (2007). COMO PLANEJAR E PROGRAMAR A PRODUÇÃO O planejamento determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e o que deve ser feito para alcançá-los da melhor maneira possível.

Chiavenato (2007). COMO PLANEJAR E PROGRAMAR A PRODUÇÃO A eficiência refere-se ao modo de fazer as coisas, aos meios utilizados, aos métodos e aos processos aplicados. A eficácia refere-se aos resultados obtidos e aos objetivos alcançados. A eficiência está relacionada aos meios; A eficácia está voltada para os fins.

Chiavenato (2007). COMO PLANEJAR E PROGRAMAR A PRODUÇÃO O plano de produção representa aquilo que a empresa pretende produzir em um determinado, geralmente um ano. O plano de produção baseia-se na previsão de vendas, no estoque anterior e na capacidade de produção.

Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES Almoxarifado: recebe e armazena matérias-primas e ferramentas; Depósito: recebe e armazena produtos acabados. O almoxarifado de materiais está na porta de entrada da empresa e o depósito de produtos acabados está na porta de saída.

Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES Tanto o almoxarifado como o depósito representam custos elevados de estocagem. Quando os fornecedores trabalham com qualidade assegurada, o almoxarifado pode ser dispensado. Just-in-time (JIT). O conceito de fábrica enxuta está relacionado com a minimização de estoques.

Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES A rotação de estoque é o fluxo ou o movimento de entradas e saídas de um determinado item no estoque, seja do almoxarifado ou do depósito. Indica o número de vezes que o estoque de um item é renovado, durando um determinado período de tempo. Estoque (inicial + final) / 2

Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES Por causa do fluxo dos materiais dentro da empresa, eles podem ser classificados em cinco diferentes tipos, a saber:

Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES

Chiavenato (2007). ARMAZENAMENTO E ROTAÇÃO DE ESTOQUES

Chiavenato (2007). COMPRAS O setor de compras tem uma importante função dentro da empresa: O processo de compras tem sete fases principais, como alinhamos a seguir.

Chiavenato (2007). O PROCESSO OPERACIONAL O conjunto de processos e operações para produzir um determinado produto/serviço. O processo produtivo deve incluir as políticas de compra e estoque, o layout dos equipamentos, as tecnologias utilizadas, o ritmo de fabricação, o pessoal necessário (salários e encargos sociais), os sistemas de controle de qualidade etc.

Chiavenato (2007). Exercício Monte uma estratégia organizacional com base nas técnicas de adminstração da produção, com vistas na economia dos custos e dinâmica do uso do arranjo físico.