Lgbtfobia: um caminho para a argumentação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Advertisements

Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
A Seleção da Leitura Formas de divulgação de textos acadêmicos – Livros de leitura corrente: livros técnicos. – Obras de referencia: dicionários temáticos.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Texto dissertativo-argumentativo O desenvolvimento
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Área de Alemão/DLM/FFLCH-USP Profs.: José Simões e Marceli Aquino
Ab COMO FAZER UMA RESENHA ab
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Seção de resultados em um artigo
Título do projeto Nomes dos autores Local e Data
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Trabalho de conclusão de curso
VI Mostra Científica do Campus V de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Confabulando com Fábulas.
Crônica Narrativa 9º. ANO
Gêneros Textuais Alunos: Ingrid Thalita, Izabelly Targino, Paola Oliveria, Wilker Alves.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
ALGUMAS FORMAS DE SE INICIAR UMA DISSERTAÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
TIPOLOGIA TEXTUAL - A NARRAÇÃO
Beatriz, Daniela e Nicodemos
Estágio IV.
Para onde estão indo nossos alunos?
Tipos de Textos Marlene Pires Martins.
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
ENEM REVISÃO.
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Frequência (n.Pessoas)
25ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
Professora mariana Dahrouge
Análise e Produção de Reportagem
Metodologia do Trabalho Científico
TEXTO DISSERTATIVO ARGUMENTATIVO: COMO ELABORAR UM TEXTO EFICIENTE
Texto Dissertativo- argumentativo
MAIORIDADE PENAL.
Aula 3.2.
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Apresentação do Plano de Projeto
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Professora Michelle Luz
Logomarca da sua Instituição TITULO EM ARIAL E MAIÚSCULO
Educação no Brasil Tragédia.
ANTES DE INICIAR O PÔSTER, LER ESSAS ORIENTAÇÕES POR COMPLETO
Objetivo, Definições, Significado
Capacitação Pedagógica Aula 02
TÍTULO DO TRABALHO EIXO: XXX RESUMO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO
ESTATÍSTICA BÁSICA COM RECURSOS COMPUTACIONAIS
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS
PROJETO TCC Disciplina de Iniciação à Pesquisa Científica
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PRODUÇÃO DE TEXTO – Prof.ª Eryka Rosa
Aula S4 definição do problema aperfeiçoamento e geração de soluções
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Revisando o Sublinhar Tipos de Resumo
TÍTULO DO TRABALHO Figuras, Quadros, Figuras, Quadros, Tabelas, ...
Como proceder? Encontro 1
Redação Prof. Renato Dering.
Prof. Elisson de Andrade
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Prof. Elisson de Andrade
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Lgbtfobia: um caminho para a argumentação UFRGS INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA- 2017 Pedro de Oliveira Paulo Lgbtfobia: um caminho para a argumentação

Público Alvo: alunos do terceiro ano do ensino médio; Número de alunos: de 20 a 25, preferencialmente; Objetivo: trabalhar a argumentação para a melhor produção de textos argumentativos; Justificativa: as diferentes formas de preconceito ainda existentes são, frequentemente, temas de redação de vestibulares, o que faz a discussão desses temas essenciais não apenas para o aluno suprir a necessidade de escrever para a produção de textos argumentativos, mas também para a formação de um cidadão mais consciente dos problemas sociais.

Unidade temática: LGBTfobia Número de horas: 4 horas Recursos necessários: cópias dos textos, sala de aula, se possível um projetor para a exposição das tirinhas. Resultados esperados: espera-se que o aluno consiga desenvolver argumentos e soluções para o assunto apresentado na forma de avaliação exigida. Forma de avaliação: os alunos serão avaliados conforme a sua participação em sala de aula, pelas questões respondidas no caderno e pela produção de um texto argumentativo.

Pré-leitura Você já leu algum conto? Você gostou? Você conhece o escritor Caio Fernando Abreu? Já leu algo desse autor? Você já presenciou algum preconceito? Se sim, como você se sentiu? Nas mídias como televisão e jornais, quais os tipos de preconceito mais recorrentes? Na sua opinião, qual é a solução para o preconceito? Discuta com seus colegas.

Leitura e comentários Antes de iniciar a leitura, o professor deve contextualizar o aluno sobre o texto fornecendo informações como ano de produção, contexto social e político e características da produção do autor. Leitura silenciosa do conto “Aqueles Dois”, do livro Morangos Mofados, de Caio Fernando Abreu.

Interpretação Quais sentimentos você teve ao ler o conto: “Aqueles Dois”? Relate. Você gostou do conto? Explique. Você percebeu algum tipo de preconceito vindo dos colegas de trabalho de Saul e Raul? Você concorda com a atitude tomada pelo chefe de Raul e Saul? Por quê? O narrador do conto é alguém que participa da história ou alguém de fora? Como você identifica esse aspecto? Contos são narrativas que se limitam ao essencial. Resuma o conto, com suas palavras, em até um parágrafo. Após responder as questões no seu caderno, discuta a respeito com os seus colegas.

Pré-Leitura – Texto 2 Discuta com seus colegas: Vocês já leram alguma tirinha/charge? Se sim, gostaram ou não? As tirinhas se caracterizam por serem textos curtos mas que transmitem uma crítica ou uma moral. Quais são os problemas da sociedade atual que podem ser temas de uma tirinha? Você conhece a cartunista Laerte? Se sim, o que você sabe a respeito da vida e do trabalho dela?

Texto 2 – Charges/tirinhas da cartunista Laerte

Interpretação das tirinhas Quais são as críticas apresentadas nas tirinhas? A primeira tirinha é sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo, você é a favor ou contra? Justifique. Ainda na primeira tirinha, temos a figura de “Deus”. Você acha que a religião deve interferir no direito das pessoas casarem? A segunda tirinha retrata a imposição de um padrão de comportamento, qual é? O conto e as tirinhas tratam a respeito do preconceito. Quais são as semelhanças e quais as diferenças de conteúdo entre esses textos? Quais são os tempos verbais que predominam nesses textos?

Produção Escreva um texto do gênero argumentativo-dissertativo sobre o preconceito contra pessoas lgbt. Não se esqueça de citar como esse tipo de preconceito afeta a sociedade e as pessoas, para isso traga elementos que você já viu, ouviu, leu ou até mesmo vivenciou. Lembre-se também de apontar uma solução coletiva para tal problema. Nesse momento o professor deve lembrar de como é a estrutura de um texto argumentativo-dissertativo, para tal ação pode ser utilizado alguma redação do ENEM.

Análise e reescrita Troca dos textos entre os alunos para eventual discussão. Questões norteadoras: O que mais lhe chamou a atenção no texto de seu colega? Por quê? Qual a solução apontada no texto de seu colega para o problema da lgbtfobia? Você concorda? Por quê? Sugira algo que o seu colega possa melhorar no texto. Após a discussão, encaminhamento para a reescrita das produções.