I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Advertisements

II Simpósio de Planejamento Institucional “Gestão Estratégica Alinhada ao PDI” Junho 2016 Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento O PPA como Instrumento.
Título Helvética 25 PLANO ESTADUAL DE SAÚDE 2016 – 2019 Participação e Controle Social ANÁLISE DE SITUAÇÃO DAS CONFERÊNCIAS E CONSELHOS DE SAÚDE 1. Conferências.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Constituição Federal de 1988 art. 14, incisos I, II e III; art. 27, parágrafo 4º; art. 29 incisos XII e XIII plebiscitos referendos projetos de lei de.
25 ANOS DE CONFERÊNCIAS DE SAÚDE : LIÇÕES APRENDIDAS E DESAFIOS PARA A 15ª CNS.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
Modelo de Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS) Estados e DF Março 2016.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Roteiro Integrado: Rota das Emoções
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2016.
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
Centro Educacional Unificado
Seminário Nacional de Saneamento Sustentável
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
Apresentação Institucional
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
SEMINÁRIO LICITAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Avanços em Políticas Públicas para Mulher III Fórum Planejamento Reprodutivo Seminário Internacional de Boas Prática Secretaria da Saúde.
Secretaria de Estado da Saúde Pública
CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA E SINDICAL
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
A importância de Fóruns sobre o Patrimônio
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Encontro Nacional da Educação Profissional em Gestão para o SUS
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ATUAL
ATUAÇÃO DA ANAPAR. ATUAÇÃO DA ANAPAR ANAPAR ANAPAR foi criada em Congrega todos os participantes de entidades de Previdência Complementar,
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
MELHORIA DA ATENÇAO À SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
SEJAM BEM-VINDOS E BEM-VINDAS!
Educação Aprendizagens de Jovens e Adultos ao Longo da Vida
Sistema Único de Saúde SUS
REGIMENTO DA CRIE CAPÍTULO II   DA COMPOSIÇÃO Art. 2º A CRIE é constituída por representação do Ministério da Saúde, das Secretarias de Saúde dos Estados.
09/20/09 PAINEL: AGENDA PNPIC SUSTENTABILIDADE, IMPLEMENTAÇÃO, CONSOLIDAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE AGENDA PNPIC Coordenação Nacional de Práticas.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
OFICINA DE ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SAÚDE (PMS/ )
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
– Família real – Família real.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO
Contratualização de hospitais de ensino e filantrópicos no Brasil
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Práticas Integrativas e Complementares em Saúde na Bahia – PEPIC/BA
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
Articulação no território da Vigilância em Saúde e Atenção Básica para ações do Academia da Saúde Luciana Sardinha Coordenação-Geral de Vigilância de.
Níveis de Atenção à Saúde (SUS)
Transcrição da apresentação:

I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE Vinícius Araújo Presidente do COSEMS-MA

Apresentação O COSEMS-MA é uma entidade civil de direito privado, representativa dos Secretários Municipais de Saúde do Estado do Maranhão, criado de acordo com as diretrizes do SUS, sem fins lucrativos, com autonomia financeira patrimonial, com sede e foro em São Luís, com relevante poder de participação junto ao processo de elaboração, pactuação e implantação da política estadual de saúde. É um ente que representa potencialmente os interesses das Secretarias Municipais de Saúde e congrega todos os Secretários de Saúde como membros-efetivos.

Nossa missão Fortalecer e representar o conjunto das Secretarias Municipais de Saúde, objetivando a autonomia e intercâmbio dos municípios, bem como lutar pelos interesses coletivos e participar da formulação das políticas públicas de saúde, a fim de efetivar a consolidação do SUS e melhorar a saúde da população do Estado do Maranhão.

Nossa visão Nossos valores Ser uma entidade reconhecida pelos gestores municipais de relevância e referência estadual e municipal, na articulação e mobilização das políticas públicas de saúde do Estado do Maranhão. Nossos valores Qualidade, confiabilidade, resolutividade, comprometimento, transparência e cooperação entre os municípios.

Nossos objetivos I – Congregar os dirigentes das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Maranhão; II – Manter o intercâmbio com entidades semelhantes ou assemelhantes dos outros Estados da Federação; III – Propugnar pela efetivação do Sistema Único de Saúde; IV – Viabilizar, participar e representar o Poder Público Municipal, a nível Estadual, Regional e Federal, com direito a voz e voto nas instâncias de definição e decisão das políticas, diretrizes e ações de saúde; V – Manter os seus associados informados sobre os programas e projetos Estaduais e Federais, em especial os que possibilitem os Municípios a obtenção de recursos técnicos, materiais e financeiros;

VI – Garantir a efetiva participação das organizações da sociedade civil no planejamento, avaliação e fiscalização das ações e serviços de saúde; VII – Motivar e assessorar o planejamento da saúde municipal objetivando atender, dentro do espaço local, as principais prioridades estabelecidas pelas instâncias decisórias do Sistema Único de Saúde; VIII – Estimular o desenvolvimento organizacional das secretarias municipais de saúde; IX – Contribuir para o processo de gestão intragovernamental do SUS e a organização dos sistemas e dos serviços de saúde; X – Lutar pela ampliação do financiamento do SUS e pela qualificação dos recursos humanos da saúde; XI – Promover encontros, seminários e outros eventos para estimular o intercâmbio de experiência e aprofundar as discussões entre os municípios na área de saúde, seja no âmbito local, regional ou estadual.

“Compromisso com o fortalecimento da Gestão Municipal e Consolidação do SUS no Maranhão” OBRIGADO! Av. Jerônimo de Albuquerque, Casa do Trabalhador S/N, Calhau Ala Azul, 2º Piso, Sala 01 | CEP: 65074-22 Telefone: (98) 3227-0911 contato@cosemsma.org.br www.cosemsma.org.br