PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociedade em Conta de Participação Esta sociedade não possui patrimônio próprio e nem personalidade jurídica, pois este patrimônio e a personalidade jurídica.
Advertisements

Direito Empresarial Sociedade Empresária Turma Prof Anderson Rosa.
Direito e Legislação Empresarial Marcelo Toledo e Leopoldo Rocha Aula 5.
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
DIREITO CIVIL I PESSOA JURÍDICA SOCIEDADES: As sociedades são pessoas jurídicas com fins econômicos. Podem ser: sociedades simples.
DIREITO DO TRABALHO (Primeira Unidade - 3º D) MARICELLE RAMOS Campina Grande, PB 2016.
Prof. Marcelo Freire Sociedade cooperativa. TEM POR FINALIDADE aglutinar pessoas que, através de seu trabalho têm a possibilidade de potencializar seus.
ESPÉCIES DE SOCIEDADES NÃO USUAIS PROF. WILIAM CARVALHO.
DIREITO SOCIETÁRIO PROF. WILIAM CARVALHO. SOCIEDADE EMPRESÁRIA -SOCIEDADES COMERCIAIS: ATOS DE COMÉRCIO -SOCIEDADES CIVIS: PRESTAÇÃO SERVIÇO, AGRICULTURA,
Normas: razões para ações de “sujeitos” “Sujeitos”: entes suscetíveis de ter Direitos, oponíveis a terceiros; Deveres, suscetíveis de exibilidade por.
Ponto 5 Ponto 5 A SOCIEDADE SIMPLES E AS SOCIEDADES MENORES DIREITO COMERCIAL III - DIREITO SOCIETÁRIO I - PRIMEIRO SEMESTRE
ESCOLA PROFISSIONAL DE AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO DE MARCO DE CANAVESES CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE TURISMO AMBIENTAL E RURAL DISCIPLINA DE TURISMO.
Direito Empresarial I Aula 06 Marco Antonio Lorga Homepage:
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO Aula 10
DISCIPLINA DE DIREITO EMPRESARIAL
Introdução e Conceitos.
Prof. Elisson de Andrade
FUNDOS DE INVESTIMENTO
Goiânia, 31 de março de 2017 Funções Regulatórias dos Administradores de Sociedades Seguradoras e a Responsabilização destes no âmbito do Processo Administrativo.
Situação Pretendida SCP
Direito de Empresa – SOCIEDADES
Os quatro perfis empresariais: perfil subjetivo, objetivo, funcional e institucional ou corporativo. Teoria da Empresa – baseada nas lições do comercialista.
Do Direito de Empresa Noções Introdutórias
Opções de Constituição
Legislação Tributária
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
UNIDADE 2 - FATOS CONTÁBEIS
Consolidação das Demonstrações Contábeis
SOCIEDADE SIMPLES LIMITADA
TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO
PESSOAS JURÍDICAS DE DIREITO PRIVADO
Obrigações de dar: COISA INCERTA
ENTENDIMENTOS FIRMADOS E PENDENTES NO NOVO SISTEMA São Paulo, 27 de junho de 2013
DIREITO TRIBUTÁRIO II (Aula 11)
TEMA 1 : Governo e Legislação
PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 19 (R2) Negócios em Conjunto
DIREITO DAS COISAS Profa. Juliana Cavalcante
EMPREGADOR, GRUPO ECONÔMICO, REPONSABILIDADE TRABALHISTA
DELGEADO DE POLÍCIA CIVIL 2016
Constituição da Sociedade Comercial
Constituição da Sociedade Comercial
Coordenação: tipologia, processo e aspectos da prática Aula 4.1
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. S. C. Vitório
CLASSIFICAÇÃO DAS SOCIEDADES
Prof.ª Dr.ª Teodolina B. S. C. Vitório
Prof. Ms. Teodolina B. S. C. Vitório
DISCIPLINA: LEGISLAÇÃO EMPRESARIAL E TRIBUTARIA
A sociedade por ações: a-Pode ser simples ou empresária, dependendo de seu objeto social. B- Não é simples e tampouco empresária. Trata-se de um terceiro.
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Prof. Lucas Pires Maciel
Bem Vindos !.
Professora: Ivelise Fonseca
QUESTIONÁRIO.
REFORMA TRABALHISTA.
Direito Empresarial Aula 03
Disposições testamentárias. Interpretação do testamento.
CONTRATOS EMPRESARIAIS CLÁUSULAS CONTRATUAIS
DIREITO EMPRESARIAL – AULA 5 EAD 2011 – PROFESSOR CÉLIO CELLI
NOÇÕES GERAIS DAS OBRIGAÇÕES
Empresário individual
FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE
PROGRAMA GÁS LEGAL. É SIMPLES SER LEGAL..
Mestrado Profissional em Física Médica
NATUREZA DESCRIÇÃO ENTIDADE ÓRGÃO DE REGISTRO SOCIEDADE UNIPESSOAL DE ADVOGADOS ENTIDADES EMPRESARIAIS REGISTRO NA OAB (LEI Nº 8.906/1994.
Unidade 2 Atividade Empresarial
1. Produtos e Serviços Bancários - Ano: Banca: CESGRANRIO - Órgão: Banco da Amazônia - Prova: Técnico Bancário Os rendimentos sobre depósitos de.
Direito de Empresa 31/08/11.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Transcrição da apresentação:

PRÁTICA CONTÁBIL INFORMATIZADA I Aula 1 – Constituição de Empresas

Conteúdo Programático Principais características dos tipos de sociedades; Importantes alterações trazidas pelo Novo Código Civil na esfera das sociedades mercantis. V

TIPOS DE EMPRESA E DE SOCIEDADE Sociedade Não Personificada (comum e em conta de participação) Art. 986 a 996 CC 2002. Sociedade Personificada (empresária e sociedade simples)  Art. 997 a 1.141 CC 2002.

SOCIEDADE NÃO PERSONIFICADA Comum Irregular – Possui contrato, mas por ocasião da falta de registro, falta obediência às regras legais; De fato - cuja existência é comprovada, independente de ter ou não contrato escrito. São reguladas pelo NCC definindo que a responsabilidade dos sócios é solidária e ilimitada.

SOCIEDADE NÃO PERSONIFICADA Conta de Participação Não possui personalidade jurídica, é dispensada, pela lei, do registro, sem, contudo, perder sua regularidade. Figuram nesta sociedade os sócios participantes ativos (sócio ostensivo) e os sócios participantes inativos (sócio oculto). A prova de existência das sociedades empresárias, nas ações entre sócios ou contra terceiros, é feita através do instrumento do contrato social.

SOCIEDADE PERSONIFICADA A personificação de uma sociedade é encarada sob três aspectos: Titularidade jurídica negocial; Titularidade jurídica processual; Titularidade jurídica patrimonial.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Empresária - Contrato de sociedade entre pessoas que, reciprocamente, contribuem com bens ou serviços para o exercício da atividade e, a partilha dos resultados. sociedade em nome coletivo; sociedade em comandita simples; c) sociedade limitada; d) sociedade anônima; sociedade em comandita por ações; Empresa individual de responsabilidade limitada.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Sociedade em Nome Coletivo – arts. 1.039 /1.044 NCC Esse tipo de sociedade está em franco desuso e é praticamente idêntico ao da sociedade simples. A lei condiciona que somente pessoas físicas podem integrar o seu quadro de sócios, e que a dissolução se dará por meio de declaração da falência. A sociedade deverá, obrigatoriamente, ser identificada pelo nome dos sócios que a integram. Se, e somente se, as regras estabelecidas nos arts. não forem suficientes para fundamentar o caso em questão, dever-se-á considerar as regras pertinentes à Sociedade Simples.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Sociedade em Comandita Simples - Art. 1.045 a 1.051 do CC 2002 São regidas supletivamente pelas normas da sociedade em nome coletivo. Constituída pelos sócios: Comanditados: administradores da sociedade, e Comanditários, respondem apenas pelo capital investido, e não participam da gerência. Firma social apenas com os nomes dos Comanditados sendo a extensão “e companhia” obrigatória.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Sociedade Limitada - Art. 1.052 a 1.087 CC 2002 É o tipo societário mais encontrado na nossa economia devido a limitação da responsabilidade dos sócios e à contratualidade ao invés da institucionalidade. Quanto ao nome pode ser firma (nome dos sócios) ou denominação (fantasia). Sua dissolução é remetida as causas da dissolução da sociedade simples.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Sociedade Anônima - Art. 1.088 CC 2002 e Lei 6.404/1976 A companhia pode ser aberta ou fechada. A responsabilidade é limitada ao preço de emissão das ações, não havendo solidariedade de responsabilidade entre os sócios. Quanto ao nome, deverá adotar uma denominação que indique o seu objeto social, acompanhado da expressão “sociedade anônima” ou “companhia”. Nenhuma distribuição será efetivada no mercado sem prévio registro na CVM. Sua dissolução pode ocorrer de pleno direito, por decisão judicial ou por decisão de autoridade administrativa competente.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Sociedade em Comandita por ações – Art. 1090 a 1092 Aplicam-se todas as normas relativas à sociedade anônima . Se houver mais de um diretor, serão solidariamente responsáveis, depois de esgotados os bens sociais. Quanto ao nome, pode ser firma ou denominação, se firma, não pode ser composto com o nome civil de acionista que não seja diretor. Deve expressar o tipo societário.

SOCIEDADE PERSONIFICADA Sociedade simples (ant. soc. Civil) - Art. 966 p. único e Art 997 a 1038 CC 2002 Introduzido em nossa legislação pelo atual Código Civil. São formadas por pessoas que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística. Não pode ser classificado como "autônomo" ou "empresário" , pois não atua individualmente, e sim como uma autêntica "sociedade“. Ser descaracterizada a "atividade econômica organizada“. O NCC aborda a Sociedade Cooperativa como Sociedade Simples - Art. 1.093 a 1.096 CC 2002, e Lei nº 5.764/71.

EMPRESA INDIVIDUAL DE RESPONSABILIDADE LIMITADA A EIRELI será constituída por uma única pessoa titular da totalidade do capital social, que não será inferior a 100 (cem) vezes o maior salário-mínimo vigente no País. (art. 980-A) – (Lei nº 12441, de 11.07.2011) V

APLICANDO O CONHECIMENTO Elegendo a nova EIRELI para este exercício, vamos explorar o tema respondendo aos questionamentos apresentados abaixo: Qual a principal diferença para a Sociedade LTDA? E em relação a MEI ? Qual é o capital mínimo monetário para a sua constituição?

APLICANDO O CONHECIMENTO Elegendo a nova EIRELI para este exercício, vamos explorar o tema respondendo aos questionamentos apresentados abaixo: Qual a principal diferença para a Sociedade LTDA? E em relação a MEI ? Qual é o capital mínimo para a sua constituição? É a limitação da responsabilidade. Cem vezes o salário mínimo. É a sua atuação individual, enquanto na LTDA é com os sócios.

SAIBA UM POUCO MAIS... http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12441.htm http://www.normaslegais.com.br/jur/eireli-vantagens.htm http://www.jb.com.br/sociedade-aberta/noticias/2012/02/05/a-eireli-e-seu-registro/ fim

VIMOS NESTA AULA: As Principais características dos tipos de sociedades, personificadas ou não; As alterações mais Importantes trazidas pelo Novo Código Civil na esfera das sociedades mercantis.

NA PRÓXIMA AULA... Como elaborar um plano de negócios