Cultura de Tecidos Vegetais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BIOLOGIA PROFESSOR: PANTHERA
Advertisements

Elementos nutrientes essenciais
Funções dos Macro e Micro Nutrientes
FISIOLOGIA VEGETAL.
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
. Influencia de diferentes concentrações de açúcar (sacarose) na micropropagação de manjericão (Ocimum basilicum L.) (Art. 170 pesquisa) Ciências Agrárias.
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana
Metabolismo Nutricional
8.7 Elementos químicos no corpo humano. 8.7 Elementos químicos no corpo humano.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
Colégio Marista Conceição A química da Célula
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Trabalho de Química Prof.º José Alberto Data: 06/2016 Alunos: Matheus, Ingridy e Gabriele.
Composição Química da Célula.  Alimentos ricos em energia.  Cereais (arroz, aveia, trigo)  Raízes e tubérculos (cenoura, beterraba)  Leguminosas.
ÁCIDOS BASES E SAIS Nome; Adriana n;01 Marlon N;30 1ºfases.
Água e Sais Minerais Módulo 3 Bio II Claudio Paris – 23/02/2011.
Deficiência Nutricional. O SOLO A fonte primária de nutrientes para os vegetais.
Glicídios. DEFINIÇÃO FUNÇÕES  Os glicídios, também chamados de açúcares, carboidratos ou hidratos de carbono são moléculas orgânicas constituídas fundamentalmente.
Colégio Maria Imaculada
NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO..
A Composição química dos seres vivos
A alimentação das plantas.
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
SUBSTÂNCIAS E MISTURAS.
ORGANIZAÇÃO QUÍMICA DA MATÉRIA
Carne bovina A carne bovina traz vários benefícios para a saúde se
Dormência e Nutrição mineral de plantas
Cultura de Tecidos Vegetais
BIOQUÍMICA CELULAR.
Introdução à BIOLOGIA Prof. Leandro Melo.
Vidro Constituído essencialmente por: Sílica (SiO 2) Por arrefecimento lento origina: Por arrefecimento rápido origina: Quartzo Vidro.
HORMÔNIOS VEGETAIS Parte 2
Aulas Multimídias – Santa Cecília
CARNES Definição Qualidade da carne
Meio de Cultivo e Esterilização
Universidade federal de goiás Escola de agronomia Programa de pós-graduação em AGRONOMIA Área de Concentração: Solo e Água DEFICIÊNCIA NUTRICIONAL EM.
Compostos inorgânicos e orgânicos
CARACTERÍSTICAS Os ácidos, segundo a teoria do químico sueco Svante Arrehenius, são as substâncias que liberam íons H+ em solução aquosa (qualquer solução.
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Hormônios Vegetais.
ÁCIDO GRUPO: JOEL E EDUARDO DE JESUS
Ácido.
Professor: Guilherme Vieira
Paula Costallat Cantão
Título: trabalho Júlio Batista GOMES1, Fabricio Pelloso2 1Estudante de Agronomia/UNIS– 2Professor e Orientador /UNIS-MG.
A VIDA NO SOLO Página 111.
A química da célula III Glicídios
RESPIRAÇÃO CELULAR.
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS
Método para produção de ácido 2-ceto-L-gulônico
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
Bioquímica Celular Carboidratos, lipídios e proteínas Prof.: Cristina Lira.
Título: trabalho Júlio Batista GOMES1, Fabricio Pelloso2 1Estudante de Agronomia/UNIS– 2Professor e Orientador /UNIS-MG –
A Composição química dos seres vivos
FISIOLOGIA VEGETAL Professor Edivan.
Cinética de processos fermentativos
Alimentação humana Cap. 6.
CARBOIDRATOS.
Substâncias orgânicas que formam as células
ENZIMOLOGIA INDUSTRIAL Prof. Nélia Lima. AULA 02 CULTIVO INDUSTRIAL DE MICRORGANISMOS 2.
BIOQUÍMICA Ivanise Correia da Silva Mota
Biologia Celular.
Professor Marcus Magarinho
AVICULTURA ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO Prof. Marcos Antonio Anciuti.
Por quê devemos incluir carnes em nossas dietas? A carne fornece mais proteína por caloria em relação aos outros alimentos. Essa proteína é de alta qualidade.
INTRODUÇÃO A BIOQUÍMICA Seres vivos x Matéria Bruta Metabolismo Material Genético Reprodução Crescimento Evolução Composição.
Composição Química das Forrageiras Forragens de alta qualidade, devem fornecer energia, proteína, minerais e vitaminas. A composição química é utilizada.
Transcrição da apresentação:

Cultura de Tecidos Vegetais Técnico em Biotecnologia Módulo IV

INTRODUÇÃO OBJETIVOS DA AULA: PREPARO DE SOLUÇÕES ESTOQUE E MEIOS DE CULTURA

CULTIVO IN VITRO Armazenamento dos reagentes O armazenamento de substâncias químicas deve ser organizado de forma a se obter uma disposição adequada dos reagentes para não gerar acidentes e evitar compras desnecessárias.

CULTIVO IN VITRO Armazenamento dos reagentes Diferentemente do estoque de qualquer material, critérios rígidos devem ser seguidos para a armazenagem de produtos químicos. Neste tipo de armazenamento deve-se levar em consideração o tipo de produto a ser armazenado: Voláteis, corrosivos, tóxicos inflamáveis, explosivos e peroxidáveis, assim como a incompatibilidade química. (OLIVEIRA et al. 2007).

CULTIVO IN VITRO Armazenamento dos reagentes

CULTIVO IN VITRO Organização das vidrarias Além de equipamentos e infra-estrutura, outros utensílios como vidrarias e materiais são muito utilizados dentro de um laboratório de cultura de tecidos. Os frascos para o cultivo in vitro são essenciais para a manutenção das condições assépticas do ambiente. Esses frascos têm que ser autoclaváveis, de vidro ou plástico. transparentes e

CULTIVO IN VITRO Organização das vidrarias

CULTIVO IN VITRO Organização das vidrarias

CULTIVO IN VITRO Organização das vidrarias

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura Meios de cultivo são combinações de sais minerais carboidratos, (macronutrientes e micronutrientes), vitaminas e reguladores de crescimento. Podem ser semissólidos (adicionando-se outro agente para geleificação) ou líquidos, com o protocolo para o sistema de cultivo. ágar ou de acordo Os meios nutritivos utilizados para as culturas fornecem as substâncias desenvolvimento dos tecidos e essenciais controlam, em para o grande parte, o padrão do desenvolvimento in vitro.

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura

CULTIVO IN VITRO Importância dos meios de cultura A constituição do meio é baseada nas exigências das plantas quanto aos nutrientes minerais, com algumas modificações para atender as necessidades específicas. Um dos primeiros meios de cultura desenvolvidos foi o de White (1942). Esse meio apresenta baixo nível de nitrogênio e de potássio, restringindo o seu uso para muitas células. O meio MS (Murashige e Skoog, 1962) no White foi baseada formulações sendo uma das primeiras usadas em cultura de tecidos de plantas, melhoradas apresentando altos níveis de nitrato, potássio e amônio.

CULTIVO IN VITRO Composição dos meios de cultura Os meios nutritivos são componentes, sendo bastante variáveis formados por múltiplos em função da espécie vegetal e da origem do explante. É constituído de componentes essenciais e opcionais. Os essenciais compreendem a água, os sais inorgânicos, a fonte de carbono e energia, vitaminas e substâncias reguladoras de crescimento.

CULTIVO IN VITRO Composição dos meios de cultura Entre os componentes adicionais estão aminoácidos, amidas e ácidos orgânicos. incluídos os Os principais componentes nos meios de cultura são: Macronutrientes: (carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e enxofre); Micronutrientes: (ferro, molibdênio, cobre, níquel, zinco, boro, cloro, manganês e cobalto); Reguladores de crescimento vegetal (hormônios vegetais); Vitaminas e aminoácidos

CULTIVO IN VITRO Nutrientes e Minerais ●Minerais e nutrientes na cultura de tecidos são fornecidos para repor os consumidos nos processos celulares dentro das próprias células ou tecidos. ●Os componentes minerais utilizados incluem os macronutrientes (potássio, magnésio e nitrogênio) e os micronutrientes (boro, manganês e iodo). Os nutrientes químicos são uma fonte de energia, sendo que as ● células são incapazes de produzir sua própria fonte através da fotossíntese. ●Entre eles há uma fonte de carbono, como a glicose produzida pelos vegetais. ●As fontes de carbono podem ser maltose, sacarose, sorbitol e glicose. ●Vitaminas B e ácido nicotínico também são usados como nutrientes.

CULTIVO IN VITRO Meio de Cultura Substâncias gelificantes são misturadas ou fervidas para produzir um meio adequado ao desenvolvimento da planta, como o ágar derivado de algas vermelhas, água e açúcar. A quantidade de ágar depende da consistência desejada, que varia de acordo com o tipo da cultura de tecido. A consistência gelatinosa é alcançada quando o meio é aquecido e em seguida resfriado. As plantas requerem certa acidez ou um ótimo pH de crescimento, por isso deve-se ajustar o pH dentro do limite adequado. Vinagre e bicarbonato de sódio podem ser usados para ajuste de pH.

CULTIVO IN VITRO Reguladores de crescimento Células vegetais têm a capacidade de se desenvolverem em qualquer tipo de estrutura de uma planta. Os reguladores de crescimento promovem desenvolvimento de certas partes da planta na cultura de tecido. Eles possuem a mesma função dos hormônios que regulam e direcionam as taxas de crescimento de células específicas. Há cinco grupos de reguladores utilizados: auxinas, citocininas, etileno, ácido abscísico e giberelina. As auxinas promovem o enraizamento, o florescimento e a frutificação, enquanto as citocininas estimulam a divisão celular e a germinação de sementes. O etileno e o ácido abscísico promovem o amadurecimento de frutos e o período de dormência. Os reguladores de crescimento são encontrados na forma concentrada, por isso são necessárias apenas pequenas quantidades na cultura de tecido vegetal.

CULTIVO IN VITRO

CULTIVO IN VITRO

CULTIVO IN VITRO

CULTIVO IN VITRO