BIBLIOTECA VIRTUAL PAUL OTLET: PRÁTICAS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM

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TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO TÍTULO Nome do Autor Fulano da Silva; Centro de Educação.
Transcrição da apresentação:

GT – Tecnologias Digitais, Mídias, Cultura e Educação nas Realidades de Ibero-américa BIBLIOTECA VIRTUAL PAUL OTLET: PRÁTICAS NO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM BIBLIOTECA VIRTUAL PAUL OTLET: PRÁCTICAS EN EL AMBIENTE DE APRENDIZAJE Sanderli José da Silva Segundo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil; Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil. 1 INTRODUÇÃO A Biblioteca Virtual Paul Otlet criada em 2013 no Second Life (SL), plataforma de realidade virtual. Mantém sua memória institucional publicada através de fanpage hospedada no facebook.com/bibliotecavirtualpaulotlet, que também é seu meio de comunicação e divulgação. Foi desenvolvida para ser um ambiente de aprendizagem das práticas de gestão em Bibliotecas e como ambiente digital para interação e socialização do conhecimento. Possibilitando o contato com as tecnologias de realidade virtual não imersiva. Na Collision Conference, Altberg (2016) afirmou que mais de 500 instituições de ensino atuam regularmente no Second Life. 2 OBJETIVOS Objetivo geral: Identificar atividades com potencial para serem desenvolvidas utilizando a Biblioteca Virtual Paul Otlet como um ambiente digital de aprendizagem. 3 METODOLOGIA Este estudo aplicou o método descritivo, para coleta de dados utilizou-se por delineamento o estudo de caso e a abordagem mista no tratamento dos dados, quantitativa e qualitativa. A investigação teve como objeto a fanpage da Biblioteca Virtual Paul Otlet. A partir da observação das postagens oficiais, descartando eventuais compartilhamentos de postagens originalmente publicadas em outras páginas, contabilizou-se, entre 2013 e 2016, 18 eventos sediados sob formatos e temáticas diferentes. 4 RESULTADOS Quadro 1 – Eventos sediados na biblioteca, entre 2013 e 2016.      Fonte: elaborado pelos autores com base nos dados da fanpage, 2016. Título do Evento Data Noite de Poesia Minimalista 31/07/2013 Exposição: 11 de Setembro 11/10/2013 Noite de Poesia Concretista Aula de Imersão - Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Biblioteca Central da UFPB 22/10/2013 Noite do Conto Edgar Allan Poe 13/11/2013 Noite do Conto Fantástico 27/11/2013 Palestra: Second Life, que futuro? - Palestrante Paula Justiça 29/01/2014 Exposição: Preto e Branco 21/03/2014 Palestra - Comunidades: solidariedade e discriminação - Palestrante Ana Duarte 09/04/2014 Aula Virtual - Disciplina Tecnologia da Informação II - curso Biblioteconomia – UFPB 27/05/2014 Aula Virtual - Disciplina Fontes da Informação II - curso Biblioteconomia – UFAL 07/07/2014 Exposição: Não à violência doméstica 27/05/2016 Cinema: As criadas - Jean Genet 20/07/2016 Exposição: Paz Mundial 09/09/2016 Noite de poesia Lau Siqueira 12/10/2016 31/10/2016 Aula Virtual - Disciplina Tecnologia da Informação - curso Arquivologia – UFPB 04/11/2016 Noite de poesia Sérgio de Castro Pinto 09/11/2016 Gráfico 1 – Eventos sediados na Biblioteca Virtual Paul Otlet, entre 2013 e 2016.      Fonte: gerado pelos autores com base nos dados da fanpage, 2016. Figura 1 – Noite de poesia: Sérgio de Castro Pinto.      Fonte: capturado pelos autores, no ambiente virtual, 2016. 5 CONSIDERAÇÕES Seu principal serviço são os eventos, e por isso conta com auditório (figura 1) habilitado para executar conteúdo multimídia, ali os palestrantes, professores ou mediadores, se posicionam à frente do público e ministram conteúdos específicos, previamente acordados e divulgados na fanpage da biblioteca. Em geral conversam por microfone e quando algum avatar espectador precisa questionar ele levanta a mão e espera sua vez. As interações seguem as convenções tradicionais e isto facilita a assimilação de ferramenta por novos usuários. Tais reuniões são semelhante às comunidades de práticas, pois aborda assuntos específicos, tratados por um grupo fixo, porém aberto à novos membros, num formato colaborativo, peer to peer (WENGER, 2010). Reúne professores, estudantes, escritores e artistas em torno de uma temática a ser discutida. O ambiente no qual acontece a interação é equipado com mecanismo de apresentação de slide, livros tridimensionais e tela multimídia para execução de áudio e/ou vídeo, todos os recursos contém conteúdo específico para auxiliar o processo de interação. REFERÊNCIAS ALTBERG, Ebbe. User-created realities: the future of VR. In: Collision Conference, 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=k2sa0oZIemE>. Acesso em: nov. 2016. WENGER, Etienne. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: Blackmore, C. Social learning systems and communities of practice. Berlin: Spring Verlag, 2010. Disponível em: <http://wenger-trayner.com/wp-content/uploads/2012/01/09-10-27-CoPs-and-systems-v2.01.pdf>. Acesso em: nov. 2016.