Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
Advertisements

PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
1 Dinâmica das Competências Estratégicas em Empresas Orientadas ao Mercado. Competitividade “Recursos - Competências” - Bases teóricas Nos últimos anos,
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
DIAGNÓSTICOS SOCIOECONÔMICO DE DESASTRES E GRANDES EMPREENDIMENTOS:
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA
Incidência na Qualidade da Educação Infantil
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
A cidade mais rica do país concentra o maior número de pessoas vulneráveis (1,34 milhão*) dentre as mega cidades da América Latina * Fonte: Fundação Seade,
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ambiente de trabalho e saúde
Comunidade de Aprendizagem
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Politicas públicas e trabalho
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Docência do Ensino Superior
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Christopher Berwig Turma 4
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade aberta do sus – unasus departamento de medicina social dms universidade federal de pelotas – ufpel especialização em saúde da família - ead.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Melhoria na detecção do câncer de colo de útero e de mama na unidade de Estratégia de Saúde da Família Santo Antônio em Veranópolis/RS Autor: Marceu Flores.
30anos CENPEC.
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
I Encontro de Licenciaturas da
Estratégia de Saúde da Família: participação popular
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Lucília Salgado.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 1 – JULHO 2011
Avaliação do Impacto do Policiamento Comunitário na Cidade de Deus e no Dona Marta JUNHO/2009.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
A SAÚDE BUCAL NO PRÉ NATAL
Samantha Lazzarotto Correia Lima Orientadora Liziane da Silva Matté
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
  Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma3 PREVENÇÃO DO CÂNCER.
Pobreza Multidimensional
É PRECISO FALAR SOBRE A DOR
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Feedbacks.
Douglas gallo – IFSP – DOUTORANDO EM URBANISMO
programa saúde na escola (PSE)
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Desafios da implementação de programas para a promoção do desenvolvimento infantil Mary Young

Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início” BID “Primeiros Anos: bem-estar das crianças e o papel da política pública”, Banco Mundial “Pobreza e a Prosperidade Partilhada: Assumir Desigualdade” Lancet 2007, 2011, 2016

As principais mensagens • Comece pelo começo. Integre o desenvolvimento da criança, estimulação e as competências parentais em pré-natal, saúde, e serviços de educação. • Assegure o acesso das crianças a serviços de qualidade antes de entrar na escola, comece com as crianças que são mais vulneráveis e desfavorecidos. • Inclua a primeira infância em todas as políticas e planos nacionais em todos os setores.

Três tarefas importantes 1. Precisamos impulsionar os governos nacional, estaduais e municipais para redirecionar políticas sociais para se concentrarem em crianças com idades de 0 a 6 anos. Os Ministérios da Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, que atende às famílias e garante a proteção social devem assumir um papel e trabalhar para construir programas baseados em evidências que apoiam crianças e famílias; Promover uma ampla compreensão dos ingredientes de qualidade em programas de DPI. Construir e fortalecer a capacidade entre os profissionais e pesquisadores de DPI. Estabelecer como alvo os serviços para crianças em maior risco Adotar abordagens amplamente integradoras, que fornecem um contínuo e duradouro cuidado para mães e crianças, começando no pré-natal. 2. Precisamos desenvolver um banco de dados multinacional abrangente, de base populacional, dos resultados sobre as crianças.   3. Qualidade do Pessoal de Campo.

O desafio • “Nenhum tamanho dá conta de tudo”, e que • Não existe uma receita de como implementar ou coordenar – isto é, um único modelo não é aplicável a todas as intervenções. Precisa reconhecer que "Visita Domiciliar" é uma estratégia, e que uma ampla variedade de modelos baseadas em evidências está disponível, cada um deles destinado a alterar resultados específicos.

Avaliação e Monitoramento “Você administra o que você mede” China - early Human Capability Index Shanghai coletou informações de 16, 000 crianças, pelo smartphones vs. Municipios Rurais 14,000 No entanto, no conjunto, o desenvolvimento na primeira infância das crianças de Shanghai está muito melhor do que nas areas rurais (era de se esperar), mas quando se desagrega por distrito, os decisores são capazes de ver onde, na cidade, a atenção está sendo necessitada. Australia reune cada três anos, um Censo que informa para o governo como estão indo as crianças

Profissionais de Qualidade Um desafio e uma exigência sobre se os serviços de DPI podem ser efetivamente ampliados é a qualidade dos profissionais. Prestação de cuidados sensível e responsivo é um ingrediente chave da qualidade DPI. Vamos precisar de um grande número de profissionais de qualidade para chegar às crianças e famílias. Onde e como implementar tal quadro de cuidadores de infância ou visitantes domiciliares. A Formação deve incluir tanto o trabalho de pré-atendimento quanto a formação continuada Várias abordagens de aprendizagem podem ser exploradas, por meio de aplicativos, através de ensino à distância, etc.

Resumo A Pesquisa translacional aumentou a nossa compreensão dos fatores de risco e mecanismos de proteção no desenvolvimento cognitivo e não cognitivo das crianças. O conhecimento adquirido fornece a base para políticas de prevenção e de intervenção de DPI. No entanto, "Não há um tamanho único para todos", nem há "um plano" que será aplicável a cada intervenção. Temos de continuar a investigação para identificar o que funciona e não funciona, com quem e em quais configurações, e traduzir esse conhecimento em programas e políticas eficazes.