EnfªMS Célia Alves de Souza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Arrumação de Leito Hospitalar
Advertisements

Os Materiais Curriculares e Outros Recursos Didáticos
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
Prof.ª Rosana Abbud Círculo de Controle de Qualidade.
Limpeza, Esterilização e Desinfecção de Artigos e Anti-sepsia Profa. Msc. Adriana Oliveira.
UNESC – FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: SEMIOLOGIA DURAÇÃO: 140 HORAS/AULA PROFESSORA: MARIA APARECIDA A.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
Implementação da Assistência de Enfermagem Isabely Pereira Cavalcante de Sousa
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
Classificação dos Métodos de Ensino:
 Unidade de apoio técnico a todas as áreas assistenciais,destinado à recepção, limpeza, preparo, esterilização, estocagem e distribuição dos materiais.
SONDA NASOGÁSTRICA ENFERMEIRO WESLEY PRADO LACERDA.
Eletrocardiograma. ECG Finalidade: Registrar a atividade elétrica do coração.
Alunos :.  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH  Estrutura da CCIH  Membros consultores - equipe multidisciplinar representada pelos serviços.
HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS. Lavagem das mãos Resultados.
Julgamento clínico e Raciocínio clínico para Diagnóstico de Enfermagem
Técnicas de limpeza,desinfecção e conservação.
INSTRUMENTOS BÁSICOS DE ENFERMAGEM
Normas regulamentadoras.
ORDENHADOR. ORDENHADOR TRANSFORMAÇÕES NA PECUÁRIA DE LEITE DO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS. 1ª - Crescente competição, que leva a necessidade de redução.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Anderson de Lima Martins
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Biossegurança na Enfermagem
Mon Ville Água Oxigenada.
Tenham Um Dia Maravilhoso!
INSERÇÃO DO R2 NA REDE BÁSICA: UMA PROPOSTA UNIFICADA
DeVry|facid CURSO: RADIOLOGIA. Radiografia Cirúrgica.
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
ORIENTAÇÕES PARA O ENFRENTEMANTO DA INFLUENZA A (VÍRUS H1N1)
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
3629-Manutenção de equipamentos
Formas de Controle e Monitoramento de Poluição das Águas
Biossegurança Prof.: Enf. Valber (85)
Faculdade: Nome da faculdade Disciplina: Nome da matéria Grupo: Os nomes do grupo aqui.
PROCEDIMENTOS EM ENFERMAGEM
Andreia Aragao Enfermeira
ISO 9001:2000
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
LAVAGEM E HIGIENIZAÇÃO Verduras, Legumes e Frutas:
SITUAÇÃO PROBLEMA MICROBIOLOGIA. Em setembro de 2015, João foi admitido no setor de indivíduos HIV positivo, apresentando lesões altamente pruriginosas.
Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em Neonatologia
SANTA LUZIA DISCIPLINAS: CIÊNCIAS E REDAÇÃO 8º ANO – E. F.
Gestão de Riscos “Gestão de Riscos RDC 36 de 2013”
HIGIENE DE MÃOS FABIANA MENDES NCIH-NSP/HMIB
1ª REUNIÃO DE PAIS 2017.
Considerações Especiais com a Pele do RN
Controle de Infecção no Centro Cirúrgico e Centro de Materiais
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
EBOLA: ESTRATÉGIAS DE DETECÇÃO E CONTROLE BIOSSEGURANÇA
Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
SEGURANÇA DO TRABALHADOR Docente: Andréa de Souza SENAC/RO.
Higiene Corporal Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP.
Reprocessamento de artigos hospitalares O que fazer ? Desinfecção ou Esterilização ?
Higiene Corporal Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP Profa. Dra. Maria Helena L. Caliri EERP -USP.
Políticas Nacionais de Urgências e Emergências e o papel do enfermeiro em situação de urgência/emergência PORTARIA Nº 1.601, DE 7 DE JULHO DE 2011 Estabelece.
Higienização das mãos. Higieniza r LAVAR Pele Maior órgão do corpo; Exerce papel estético; Protege o corpo contra infecções, lesões ou traumas; Faz termorregulação;
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Prevenção de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica em Neonatologia
Movimentação e Transporte de pacientes Público: Enfermagem.
LEGISLAÇÃO – garantia qualidade matérias primas e produto acabado
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
AVALIAÇÃO CLÍNICA E PSICOSSOCIAL EM ENFERMAGEM -ACPE TERESINA 2015 ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO PIAUI - AESPI CURSO DE ENFERMAGEM: 2º SEMESTRE DISCIPLINA:
Clique para editar o título mestre Clique para editar o texto mestre – Segundo nível Terceiro nível – Quarto nível » Quinto nível LIMPEZA DO CARRO DE TRANSPORTES.
PREPARO DA UNIDADE DO PACIENTE Enf. Patricia Saraiva Especialista em Obstetrícia e UTI Neonatal 1.
CUIDADOS COM O RN Enfermeira Obstetra e Doula Morgana Teles.
Cuidados de Enfermagem a Saúde da Mulher e RN ENF06701 Professoras: Alcione Souza, Camila Marcondes, Clenise Schmidt, Graciela Gehlen e Ida Vaz.
CONCEITO  A vacinação para prevenção do HPV representa potencial para reduzir a carga de doença cervical e lesões precursoras. O Ministério da Saúde.
Transcrição da apresentação:

EnfªMS Célia Alves de Souza Limpeza e Desinfecção de Unidade, arrumação do leito, banho e transporte. Semiologia e Semiotécnica 2017 EnfªMS Célia Alves de Souza

Plano de aula Objetivos Conhecer os princípios fundamentais da técnica de transporte e remoção do paciente, arrumação de leito e colocação de comadre, papagaios e uripen. Especifico Descrever os componentes da unidade do paciente; Descrever os princípios da limpeza de unidade e suas finalidades; Descrever tipos de camas; Descrever os dados de avaliação do enfermeiro para transporte do paciente, Visualizar a técnica de banho de leito;

Plano de aula Estratégia de ensino: exposição dialogada , com uso de multimídia e demonstração prática Recursos materiais: data show, vídeo, Avaliação: observação da participação e interesse durante a exposição do conteúdo proposto, avaliação com questões nordeadoras do tema.

Ambiente do Paciente Conjunto composto por: Cama hospitalar com colchão Mesa de cabeceira Suporte de Soro Escadinha Cadeira ou Poltrona (Volpatto,2014) Cap.10

LIMPEZA DA UNIDADE É a técnica de limpeza e desinfecção do mobiliário e do material que compõe a unidade do paciente, diminuindo o risco de infecções pela diminuição dos microrganismos e das sujidades existentes no ambiente hospitalar. (Volpato,2014) Cap.10

TIPOS DE LIMPEZA (Volpato,2014) Cap.10

Proteger das infecções cruzadas; Segurança do paciente, Objetivos proporcionar ambiente limpo e agradável; Proteger das infecções cruzadas; Segurança do paciente,

LIMPEZA CONCORRENTE É o processo de limpeza diária de todas as unidades de saúde. Limpeza úmida de todas as superfícies, utilizando dois baldes ( um contendo solução detergente e outro com água limpa). Iniciar sempre da área mais limpa para a mais suja. Utilizar movimento único, em um só sentido, para a limpeza de todas as superfícies. Do mais distante para o mais próximo.

Limpeza terminal É realizada periodicamente de acordo com a criticidade das áreas, com data, dia da semana e horário pré-estabelecidos em cronograma mensal. Inclui todos as superfícies e mobiliários. É realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, das áreas críticas(Uti,leito preucaução), semi-críticas(leito comum).

LIMPEZA TERMINAL É o procedimento de limpeza e/ou desinfecção, de todas as áreas da Unidade do paciente, objetivando a redução da sujidade e, conseqüentemente, da população microbiana, reduzindo a possibilidade de contaminação ambiental.

Técnica da Limpeza de Unidade Imagens reproduzidas (Volpato,2014) Cap.10

Limpeza terminal Objetivos - reduzir a sujidade - reduzir população microbiana - reduzir possibilidade de contaminação Periodicidade - periodicamente conforme protocolo institucional - conforme necessário nas grandes contaminações

Competências Enfermagem: artigos e utensílios (bombas de infusão, monitores, ventiladores mecânicos, oxímetros de pulso, comadres...) e mobiliário* Serviço de limpeza: limpeza terminal, teto, paredes, pisos e mobiliário* * Conforme protocolo(Anvisa)

Limpeza de superfície SEM matéria orgânica Limpar a superfície com água e detergente neutro Enxaguar a superfície, utilizando pano embebido em água limpa Secar cuidadosamente

Limpeza de superfície com matéria orgânica Com luvas descartáveis, remover a matéria orgânica, utilizando-se de papel absorvente. Desprezar tudo, inclusive as luvas Limpar a superfície com água e detergente neutro Enxaguar a superfície, utilizando pano embebido em água limpa Secar cuidadosamente Mobiliários Pisos e Parede Aplicar álcool a 70% Nada

DESINFECÇÃO Processo aplicado às superfícies inertes, que elimina microorganismos na forma vegetativa, não garantindo a eliminação total dos esporos bacterianos. Pode ser realizada por meio de processos químicos ou físicos.

PROCEDIMENTO Proceder à limpeza da superfície com água e sabão; Enxaguar a superfície, utilizando pano embebido em água potável; Secar a superfície; Aplicar álcool a 70%, unidirecional por três vezes consecutivas, deixando secar naturalmente.

Protocolos de controle de infecção SHL - HB Material Método de limpeza/desinfecção Frequência Leito hospitalar Água e sabão+Álcool a 70% Após a alta A cada7dias Quando necessário Áreas criticas a enfermagem realiza a limpeza..nas demais o SHL faz.

ROTINA: Limpeza e desinfecção de unidade Normas: A unidade deverá ser submetida á limpeza terminal toda vez que for desocupada, quando o cliente for operado e quinzenalmente em internações prolongadas Deverá ser submetida a limpeza concorrente diariamente e sempre que apresentar qualquer sujidade.

ROTINA: Limpeza e desinfecção de unidade A limpeza deverá ser iniciada pela rede de gases, seguida pelos aparelhos, parte superior dos móveis, laterais e pés. A aplicação de álcool a 70% deverá ser feita após a limpeza e secagem do mobiliário, deverá ser feita 3 vezes aguardando a secagem entre uma e outra aplicação.

TIPOS DE ARRUMAÇÃO DE CAMAS CONCEITO Consiste em preparar a cama de forma sistematizada e adequada ao paciente. 1 – cama fechada 2 –cama aberta com paciente 3 –cama para operado. (Potter,Volpato)

PREPARO DA CAMA HOSPITALAR ENFERMAGEM - TIPOS DE LEITO www.youtube.com/watch?v=WPlqy9RKMd0

Tipos de Banho O banho faz parte dos procedimentos do dia – a –dia. Indicação: Higiene e conforto. Tipos de banho: 1– Aspersão – banho de chuveiro utilizado para uma higiene mais completa. 2 – Imersão – banho na banheira em água morna alivia a tensão muscular, temperatura de 43º. 3 – Leito – indicado para pacientes totalmente restrito ao leito. ()9(9Volpato,Potter)

Higiene do Cliente Após a leitura do cap. 39 (Higiene da Potter*), o aluno deverá descrever:   - Como você compreende a pessoa que esta dependente da necessidade de que lhe dê banho. - Como o aluno Percebe a intimidade do paciente e seu desnudamento do corpo durante o banho. - Como você compreende a Fundamentação teórica da higiene corporal como sendo necessidade de proteção ao individuo.  ​

Refletir... A finalidade do banho no leito, segundo Atkinson e Murray (1989), é limpar a pele, reduzindo os riscos de infecção, Melhorar circulação periférica e propiciando o relaxamento do paciente. Esta concepção de higiene corporal surgiu no ocidente no século 14, tornando a prática do banho rotineira.

Refletir... O banho no leito implica no desnudamento do corpo do ser cuidado e na exposição de seus genitais. Ao receber o toque do cuidador no seu corpo, o ser paciente sente-se muitas vezes exposto, invadido no seu espaço pessoal, Percebido pelo aluno que também se sente constrangido.

Higiene do Cliente Banho de leito – Higiene intima Masculino https://youtu.be/zrJU4LNXBMk Banho de leito https://youtu.be/ciIL7pER_a0

Higiene do Cliente

Uso Comadres e Papagaios Destinados á eliminação urinaria e intestinal para clientes que não podem sair da cama. Material necessário:

Após higienização colocar novo uripen.

BIBLIOGRAFIA Volpato ACB,Passos VCS,organizadores:Técinas básicas de enfermagem,4.ed.São Paulo: Martiniari,2014. Timby BK.Conceitos e habilidades fundamentais no atendimento de enfermagem.8.ed.Porto Alegre:Artmed;2007. POTTER, P ; PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 8.ed.ELSEVIER. 2013.Cap.39 http://www20.anvisa.gov.br/segurancadopaciente/images/documentos/livros/Livro4-MedidasPrevencaoIRASaude.pdf