Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Portal do Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo
Sistema Único de Saúde - SUS
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
PIRANHAS - AL NO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL. PIRANHAS - AL Dados Demográficos: População Total: habitantes População rural: habitantes.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Experiência do Assentamento Rural “Novo Pingos”, em Assú/RN Apresentador: Fernando de Sá Leitão.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae Eixo: Desenvolvimento Territorial: Atuação Integrada e Convergente Pacto Novo.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
I SEMINÁRIO DE ACOLHIMENTO DE GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.
II Fórum de Educação Infantil IRECÊ - BA
Centro Educacional Unificado
Sala de Situação em Saúde do Ministério da Saúde
Salas de situação no contexto da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS)
Projeto de implantação da Sala de Situação de Saúde
Presidência da República
Encontro Regional do CONGEMAS – Região SUL
Secretaria de Estado da Saúde Pública
Reunião Ampliada do Grupo de Trabalho para Elaboração da Política Municipal de Atendimento as Crianças e Adolescentes com Deficiência.
Ripsa – Bahia Oficina de trabalho “salas de situação de saúde no Brasil: Sistematização das experiências” 26 e 27 de maio de 2009.
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
SÃO PAULO DO POTENGI/RN
Redes de escolas de governo, disseminação de conhecimento e educação a distância. Guilherme Ribeiro Escola do Legislativo da ALMG/PUCMinas.
Avanços nas atividades do projeto no período de novembro de 2016 a junho de 2017 (Brasil) 19 de junho de 2017.
Plano Nacional de Cultura
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
Diálogo - Educação Ambiental, Comunicação, Mobilização e Informação em Recursos Hídricos Fórum da Juventude em Comitê de Bacia Hidrográfica- Sistema Lagunar.
Sistema Único de Saúde SUS
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Siconv Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse.
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
– Família real – Família real.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
Territórios da Cidadania
PRINCÍPIOS DE EFICIÊNCIA NA GESTÃO DO RPPS - PRÓ-GESTÃO
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
EXPERIÊNCIA DE GOVERNANÇA DIGITAL: MEDIAÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS PÚBLICAS INTERSETORIAIS. Autores Samuel Bräuer.
1. DF ANTES DA REDESIM – BREVE HISTÓRICO – CENÁRIO ATÉ 2014
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA DO PARANÁ Áreas de atuação
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Resultados da III Fase.
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Núcleos de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde nas SES
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
A Importância do Planejamento e Programação Físico Financeiro da Secretaria de Saúde de Santo Estevão Bahia – Instrumentos Marcia Almeida Nogueira e Orlandina.
Seminário – Judicialização da Saúde
IMPLANTAÇÃO E RESULTADO PARA O RPPS
Transcrição da apresentação:

Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo

RM de São Paulo: regiões de saúde _________________________________________________________________________________________________________ Mananciais São Paulo Rota dos Bandeirantes Franco da Rocha Grande ABC Guarulhos Alto Tietê

RM de São Paulo: grandes números _________________________________________________________________________________________________________ População: 19.777.084 habitantes (estimativa 2009) Área Geográfica: 7.943 km2 Densidade Populacional: 2.490 hab/km2

RM de São Paulo: grandes números _________________________________________________________________________________________________________ Internações 2008: 898.869 (por local de internação) Procedimentos ambulatoriais 2008: 380.141.556 Imunobiológicos 2008: 20.307.879 doses aplicadas  Cobertura de 73,63% ESF (fevereiro/2009): 1.458.187 famílias acompanhadas EAS – RMSP 15.169 estabelecimentos  10. 633 EAS concentrados no município de SP (CNES março 2009)

RM de São Paulo: desigualdades

RM de São Paulo: desafios _________________________________________________________________________________________________________ baixo nível de ações articuladas entre os níveis federal, estadual, municipal e sociedade civil  Pacto pela Saúde ausência de políticas de gestão em saúde para as regiões metropolitanas  Regiões de Saúde - Colegiados de Gestão Regionais baixo nível de organização e disponibilização do conhecimento técnico para definição de políticas integradoras dos municípios das RMs  Observatório de Saúde

Apresentação ___________________________________________________________________________________ é uma iniciativa, interinstitucional e inter-governamental, sem fins lucrativos defesa do Interesse Público e dos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde - SUS.

Objetivo __________________________________________________________________________________________ apoiar os espaços institucionais de articulação entre os diversos atores envolvidos na construção e implementação de políticas públicas de saúde no âmbito da região metropolitana de São Paulo – RMSP.

Entidades Instituidoras ___________________________________________________________________________________ Estabelecido a partir do Protocolo de Intenções nº 001/2003, publicado no Diário Oficial da União n° 216 seção 3 em 06/11/2003, entre: Ministério da Saúde Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo Conselho dos Secretários Municipais de Saúde Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Entidades Parceiras __________________________________________________________________________________________ Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS Fundação do Desenvolvimento Administrativo – FUNDAP auto-adesão das instituições

Eixos Temáticos ∞ Condições de vida e saúde ∞ Capacidade instalada ∞ Financiamento e gasto ∞ Força de trabalho em saúde ∞ Gestão do conhecimento em saúde ∞ Participação e controle do SUS

Estrutura Operacional Conselho Deliberativo Secretaria Executiva Conselho Consultivo Comitê Temático Condições de Vida e Saúde Comitê Temático Capacida- de Insta- lada Comitê Temático Financia- mento e Gasto Comitê Temático Força de Trabalho em Saúde Comitê Temático Gestão do Conheci- mento Comitê Temático Participa- ção e Controle Social

Estratégias de Atuação ∞ Portal: www.observasaude.sp.gov.br

Estratégias de Atuação Observasaude.SP - Área Restrita

Estratégias de Atuação ∞ Seminários Observatório de saúde da RMSP: uma estratégia para o SUS Atenção ao Câncer na RMSP temas transversais Saúde Mental na RMSP ∞ Publicações (virtuais e impressas)

Observatório: fases __________________________________________________________________________________________ 2004 - 2005: Implantação ∞ PM de São Paulo – Governo Eletrônico modelagem do portal: formato matricial  municípios X eixos temáticos preocupação inicial: disponibilização de dados ∞ Fundap sedia a Secretaria Executiva

Observatório: fases ________________________________________________________________________________________________________ 2006: Parcerias ∞ Fundap disponibiliza infra-estrutura para o funcionamento do Observatório desenvolve e hospeda nova versão do Portal ∞ OPAS – financiamento

Observatório: fases ________________________________________________________________________________________________________ 2008 -2009 ∞ Ministério da Saúde interlocução com o DAD estabelecimento de Convênio incorporação do Pacto ∞ Fundap mudança de plataforma do Portal

Observatório: desafios ________________________________________________________________________________________________________ Ordem Político-Organizacional gestão compartilhada X sustentabilidade inserção e legitimidade na política institucional diálogo permanente entre os pares constituição de parcerias

Observatório: desafios ________________________________________________________________________________________________________ Ordem Operacional interface com DRS e CGRs da Grande São Paulo ser ferramenta das Câmara Técnicas dos CGRs acompanhamento do PES/SP, Pacto e das PPIs instituição de interlocutores municipais para operar os respectivos sites

Obrigado Pedro Dimitrov pdimitrov@fundap.sp.gov.br observasaude@fundap.sp.gov.br (11) 3066-5618