GERENCIAMENTO DE CRISES COM A OPINIÃO PÚBLICA
I - Ações durante a crise O assunto tem que ser tratado no seu lugar de origem – vá ao local da crise. 2. Identifique o problema e conheça a sua verdadeira dimensão (em 99% dos casos a Igreja não tem nada a ver, mas a crise se instala, infelizmente, assim mesmo). 3. Crie uma Equipe de Gerenciamento/Comissão de Gerenciamento de Crise: - Treinamento Geral - Treinamento Específico
I - Ações durante a crise 4. Eliminar a fonte do problema. 5. Proteja o número um da organização. Se possível o número dois, o três e etc. 6. Restrinja o fato à sua área – a menor possível. 7. Crie canais de comunicação com os diferentes públicos. 8. Promova assistência às pessoas que se sentirem prejudicadas de alguma forma.
I - Ações durante a crise 9. Tenha na imprensa um parceiro e mantenha um canal de comunicação com ela através de um profissional ou de uma equipe. 10. Para cada caso, conte com uma assessoria jurídica compatível. 11. Se o caso exigir algum tipo de trabalho policial, facilite ao máximo o trabalho da polícia. 12. Nada substitui o poder da oração.
II – Assessoria de Imprensa 1. Sob a supervisão da Comissão, assessores de imprensa devem definir uma política de trabalho e ter um único discurso tanto para o público interno quanto para o externo. 2. Evite pronunciamentos oficiais. Se houver necessidade, apresente uma Nota à Imprensa. 3. Para transmitir as notícias. Decidir se vai ser necessária a ajuda de profissionais externos.
II – Assessoria de Imprensa 4. Falar a verdade. Limite-se ao necessário. 5. Nunca diga ‘sem comentários’. 6. Comunique todas as más notícias de uma única vez, se possível. 7. Comunique apenas o que pode ser confirmado com absoluta certeza. Não forneça informações que não estejam confirmadas ou que sejam da alçada de terceiros. Não corra o risco de ver sua declaração usada contra você.
II – Assessoria de Imprensa 8. Preveja quais serão as perguntas. Não responda às perguntas apressadamente. 9. Faça um clipping das matérias divulgadas pela imprensa.
III – Prevenção 1. Mantenha uma Comissão de Gerenciamento de Crise. 2. Conhecimento da Organização: Pontos Fortes e Fracos. 3. Planejamento para a Situação de Crise. Assessoria de Comunicação (permanente): - Publicidade - Relações Públicas - Jornalismo - Assessoria de Imprensa
III – Prevenção Desenvolva relacionamentos com pessoas e organizações: - Concorrentes - Clientes externos e internos - Comunicação interna - Autoridades - Órgãos Públicos