ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, TERRITORIAL E REGIONAL DO BRASIL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À GEOGRAFIA DO BRASIL MÓDULO 01.
Advertisements

REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO BRASILEIRO
A gênese geoeconômica do território brasileiro
AS QUESTÕES METROPOLITANAS SOB A ÓTICA DO LEGISLATIVO Recife, 28 de novembro de Deputado Federal PEDRO EUGÊNIO Presidente da Comissão de Finanças.
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
Estrutura Administrativa  O estudo da Administração Pública em geral, compreendendo a sua estrutura e as suas atividades, devem partir do conceito de.
Os complexos geoeconômicos do Brasil e os “quatros brasis”
Segurança da Posse: a Responsabilidade do Sistema de Justiça no cumprimento e efetivação da legislação nacional e internacional relativa ao Direito à Cidade.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Instituições da União Europeia Trabalho realizado por: Beatriz Jacob nº5 Mafalda Rosado nº12 Paula Matos nº32.
Histórico do Transporte Aéreo Regional no Brasil.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Blocos econômicos.
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
Liberalismo Econômico
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
A QUESTÃO AGRÁRIA GEOGRAFIA – 2EM(CIC).
SOBREPODER E SUBPODER POLÍTICO ENTRE ESTADOS
Atividade 7 - Estado e Governo
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
Population density and deforestation in the Brazilian Amazon: New insights on the current human settlement patterns I. Tritsch & F.-M. Le Tourneau (Applied.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
BLOCOS ECONÔMICOS REGIONAIS
Organização e Funcionamento do Estado Brasileiro
Regionalização do Espaço Brasileiro-2º Sem/2016
Profa. Nina Ranieri TGE II
Segunda Revolução Industrial
Aprender Hoje, Lembrar Sempre!
TEMAS PARA OS SEMINÁRIOS:
O Direito na federação brasileira
O que é região? Regionalização
Disciplina: Geografia
o espaço AGRÁRIO-REGIONAL E DESIGUAL brasileiro
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Estado, Nação e Governo Nação:
Regionalização do espaço brasileiro: leituras contemporâneas (Parte I)
A Urbanização Brasileira
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
1. – SISTEMAS OU MECANISMOS ADMINISTRATIVOS
Universidade Tuiuti – 1º período 2015 Aula 5 Teoria Geral do Estado
7º ANO » UNIDADE 4 » CAPÍTULO 2
Organização do Estado Democrático: A Nossa Democracia
FUSOS HORÁRIOS Você já pensou que confusão seria se cada país quisesse adotar uma hora diferente sem um critério comum? Uma convenção internacional realizada.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
wikimedia A política no Brasil.
A liberdade guiando o povo
As funções do Estado e da Política TRABALHO COM DIREITOS DE AUTOR
AULA 17 – A Escola Geopolítica Brasileira 1
A história das grandes migrações populacionais para o Brasil remonta ao período colonial, quando entraram no território brasileiro milhões de colonizadores.
Sociedade, povo, nação, Estado e país
Módulo 3 Os Espaços Organizados pela População:
Para compreender a Globalização
PERSONALIDADE JURÍDICA DO ESTADO
DIREITO PÚBLICO E DIREITO PRIVADO (CRITÉRIOS DE DISTINÇÃO)
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Geografia – Professor Fernando
Poder, dominação e política
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan
I congrepics NATAL 12/14/2017 CONFERÊNCIA MAGNA - Madel t. luz
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos.
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
ANÁLISE SÓCIO DEMOGRÁFICA (ASD)
Sistemas eleitorais e partidários
Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO POLÍTICA, TERRITORIAL E REGIONAL DO BRASIL

MODELOS DE ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-TERRITORIAL CONFEDERAÇÃO: associação de Estados soberanos (podendo adotar uma constituição em comum). Ex: CEI... ESTADO UNITÁRIO: as competências do Estado encontram-se centralizadas em um único ente, onde o governo nacional assume exclusivamente a direção de todos os serviços públicos, centralizando o poder, mesmo que esse Estado esteja dividido em circunscrições. França, China, Bolívia... ESTADO FEDERAL: o território se divide em províncias politicamente autônomas, reunidas em torno de um governo central, possuindo duas fontes paralelas de direito público, uma nacional e outra provincial. Brasil, Estados Unidos da América do Norte, Argentina...

O Brasil é um Estado Federado Formado pela junção indissolúvel da: União Federal. 26 Estados Federados. 1 Distrito Federal. Municípios - 5.564 (MG 853 e RR 15) em 2007. Único país do mundo a considerar os Municípios como entes federativos, porém sem Poder Judiciário.

   As Unidades Federativas do Brasil são entidades autônomas com autogoverno, auto legislação e auto arrecadação, dotadas de governo e constituição próprios que, juntas, formam a República Federativa do Brasil. Mapa político do Brasil apresentando as Unidades Federadas

REPÚBLICA É uma forma de governo na qual o poder é exercido por tempo limitado por um grupo de indivíduos eleitos periodicamente pela população como seus representantes e constituído pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, que funcionam de forma independente, e onde todos seguem uma constituição.

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL PODERES : Executivo Legislativo Judiciário

PODER EXECUTIVO CHEFE DO EXECUTIVO (presidente da república). MINISTROS DE ESTADO. CONSELHOS (da república e da defesa nacional).

PODER LEGISLATIVO CONGRESSO NACIONAL CÂMARA DOS DEPUTADOS SENADO Defende os interesses dos Estados. Eleições majoritárias. Três por Estado. Máximo 81 representantes (atualmente). Mandatos de 8 anos. CÂMARA DOS DEPUTADOS Defende os interesses da população. Eleições proporcionais. No mínimo de 8 e no máximo setenta cada estado. Máximo 513 representantes. Mandatos de 4 anos

Divisão de Competências PODER JUDICIÁRIO Divisão de Competências Justiça Estadual (comum) conflitos entre pessoas, empresas, instituições e impõe penas; Justiça Federal (comum) de interesse da União, das autarquias ou das empresas públicas; Justiça do Trabalho (especializada) resolver conflitos entre trabalhadores e empregadores; Justiça Eleitoral (especializada) garantir o processo eleitoral; Justiça militar (especializada) processa e julga os crimes militares.  

Instâncias e competências

REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

O modelo de ocupação territorial baseado em economia de arquipélago resulta em: Concentração populacional periférica Interior despovoado Ilhas populacionais no interior Falta de conexão entre os polos Essa distribuição se mantém até a metade do século XX:

A industrialização e a modernização do campo foram principais fatores que reorganizaram o espaço brasileiro: Integração do mercado nacional; nova distribuição da divisão territorial do trabalho; desequilíbrio de desenvolvimento.

DIVISÕES REGIONAIS Político-administrativa Geoeconômica Meio técnico-científico-informacional

Macro regiões Político-administrativas: IBGE

Complexos Regionais Geoeconômicos: Pedro P. Geiger

Nos anos de 1990, O Prof. Milton Santos propõe a junção das Regiões Sul e Sudeste, formando a REGIÃO CONCENTRADA, consolidando um espaço diferenciado dentro de um caráter técnico-científico-informacional.

 A Amazônia Caracteriza-se pela rarefação demográfica e baixa densidade técnica; Os sistemas informacionais aparecem como formas externas, representadas, por exemplo, pelos satélites e radares do Sivam; raras áreas de agricultura moderna; os grandes projetos estruturam enclaves, isolados num meio pré-mecânico.

urbanização irregular;  O Nordeste Define-se pelo peso das heranças: ”é uma área de povoamento antigo onde a constituição do meio mecanizado se deu de forma pontual e pouco densa”; urbanização irregular; a rugosidade do espaço geográfico retarda os fluxos; a instalação das infraestruturas e redes informacionais realiza-se de modo descontínuo, “sobre um quadro socioespacial praticamente engessado”; atualmente apresenta as maiores transformações em função dos avanços sociais e estruturais dos últimos anos.

O Centro-Oeste Emerge como área de ocupação periférica e recente; fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada as necessidades das firmas que tem sede na Região Concentrada; o estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a região Norte pela constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste.

O Centro-Oeste Emerge como área de ocupação periférica e recente; fundada na especialização agropecuária e na modernização subordinada as necessidades das firmas que tem sede na Região Concentrada; o estado de Tocantins, estranhamente deslocado para a região Norte pela constituição de 1988, reincorpora-se ao Centro-Oeste.

A região Concentrada Densidade do sistema de relações que intensifica os fluxos de mercadorias, capitais e informações; o seu núcleo é a metrópole paulista, que desempenha funções de cidade global e reforça o comando sobre o território nacional; a soldagem do Sul e Sudeste reflete a descentralização industrial recente e a implantação de infraestruturas técnicas que a sustentam; elevados índices de urbanização