Teoria da burocracia Por : Max Weber.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Vitorino Mário Paracana Rúben Antunes Sara Santos
Advertisements

Prof. Paulo Barreto A Teoria da Burocracia. Principais Aspectos 1- A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas,
Max Weber ( ) Thiago Gonçalves.
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
Poder e Dominação Sociologia das Organizações CCT/UDESC Prof.ª Kênia Gaedtke.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
Max Weber Alunos: Ícaro, Matheus, Mariana e Neuri.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Atividade 3 - A teoria de Max Weber A Sociologia é uma disciplina interpretativa e não apenas descritiva. Para ele, não basta descrever as atitudes e relações.
( ) MAX WEBER. Bibliografia: Jean Carbonnier, Sociologia Jurídica, Coimbra, Ramón Soriano, Sociología del Derecho, Barcelona, Renato.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE Estrutura formal e Informal nas Instituições e Asseio e Aprumo dos Funcionários Aula 4 Docente: Camacho.
Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I – A (EDU01005) Professora Neusa Chaves Batista.
Prof(a) Sandra Maria Teoria Geral da Administração 1 Burocracia ?
Henri Fayol A Teoria Clássica da Administração. Jules Henri Fayol (Istambul, 29 de Julho de 1841 — Paris, 19 de Novembro de 1925) foi um engenheiro de.
Curso de Administração Disciplina: TGA TEORIA DA BUROCRACIA DA ADMINISTRAÇÃO Patricia Sluce.
Aula 2: Processo de Organização
Poder, dominação e política
Metáfora 1 Imagens da Organização Cap. 2 As organizações como máquinas
Profa. Alessandra de Linhares Jacobsen, Dra.
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
Teoria Geral da Administração
Estruturas Organizacionais
VIDEOAULA 4 Max Weber ( ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Centro Socioeconômico Departamento de Ciências da Administração Curso de graduação.
CONCEITOS BÁSICOS DE ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Departamento de Ensino de Graduação a Distância Centro Socioeconômico Departamento.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
Funções de administração
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
EAD 0610 – FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO
O Sistema e a Contingência
ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO
MODELO DE ADMINISTRAÇÃO BUROCRÁTICO
(Karl Emil Maximilian Weber)
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Universidade Tuiuti – 1º período 2015
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
LIDERANÇA.
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Aula 2 Administração Unip – Profª Bruna Rossetti
Aula 06. Prof Dr Alaércio Aparecido de Oliveira
MODELO BUROCRÁTICO DE ORGANIZAÇÃO em busca de uma organização ideal
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Origens da Teoria Estruturalista
Gestão das Organizações
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
Weber e a Burocracia Luciano Thomé e Castro
Disciplina de Sociologia
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Descrição da Empresa Aula 19.
Execução e Controle
Recebeu influências para ser o que é hoje, de:
Aula 4 Burocracia Weberiana.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
WEBER Ação Social, Dominação e o Estado Moderno
Administração de Cargos e Salários
Funções de administração
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Dos princípios administrativos
Max Weber  .
Estrutura Organizacional e os serviços de enfermagem
CARACTERÍSTICAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS
PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.
Clássicos da sociologia: Max weber
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
1 A Sociologia de Max Weber 2 Dados biográficos ► Sociólogo alemão, nasceu em21/04/1864 em Erfurt e morreu em 14/06/1920, em Munique, vítima de pneumonia.
Ciência Política Carlos Augusto da Silva Souza. O Estado e Política em Max Weber Maximilian Carl Emil Weber (1864 – 1920) - É considerado um dos fundadores.
Transcrição da apresentação:

Teoria da burocracia Por : Max Weber

Max Weber foi um intelectual, jurista e economista alemão considerado um dos fundadores da Sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Nascimento : 21 de abril de 1864 Morte : 14 de junho de 1920 ( aos 56 anos)

Origem da Teoria da Burocracia - Fragilidade e parcialidade da Teoria clássica e da Teoria das Relações Humanas. - A necessidade de um modelo de organização racional. - O crescente tamanho e complexidade das empresas. - O ressurgimento da Sociologia da Burocracia,a Partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber.

A teoria burocrática é uma espécie de organização humana baseada na racionalidade, ou seja, os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos.

Para Weber, a ideia de burocracia está ligada ao conceito de autoridade. Segundo ele, existem três formas de autoridade: Autoridade tradicional: baseada em tradições e costumes e práticas passadas de uma cultura. Pode ser encontrada principalmente nas sociedades antigas, nesse caso, a legitimidade da autoridade é assegurada pelas tradições religiosas, crenças e costumes sociais. Acredita-se que ela é sagrada. Autoridade carismática: baseada nas características físicas e/ou de personalidade do líder em questão. A autoridade carismática tem como desvantagens o fato de poder ser passageira, uma vez que se segura no reconhecimento por parte do grupo e por não deixar sucessores certos.

Autoridade racional-legal: é aquela garantida por regras e normas oriundas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo. Aqui, deve-se seguir os comandos da pessoa que ocupa o cargo, a autoridade está no cargo e não na pessoa que o exerce. Weber acreditava que a autoridade racional-legal era a mais adequada para o ambiente corporativo, uma vez que não é personalista como as outras duas formas.

Características da Burocracia Autoridade Hierarquia e divisão do trabalho Formalidade no atos e comunicações Especialização dos funcionários Impessoalidade nas relações

Vantagens Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento. Rapidez nas decisões, Pois, cada um sabe o que deve ser feito. Confiabilidade, pois o negócio é conduzido de acordo com regras conhecidas. As decisões são previsíveis e o processo decisório elimina a descriminação pessoal

Desvantagens Excesso de formalismo e papelório Resistência as mudanças Despersonalização do relacionamento Superconformidade

Nomes: Daniele Santos, Yago Alves Cescon, Gleison