Doutorandas: Lucimara Fabiana Fornari Rafaela Gessner

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Temática: A Dominação Masculina em Bordieu Grupo de Estudos em Relações Étnico-raciais e Formação de Professores Moderadores: Débora Jordana e Wiama Lopes.
Advertisements

Gênero e sexualidade nas escolas: leituras que nos aproximam do campo dos direitos humanos, de alunos e professores Universidade do Estado da Bahia – UNEB.
Sociedades Tribais: a educação difusa.
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Manejo da fertilidade do solo Fertilidade do solo 1)Conceito e importância parte da ciência do solo que estuda a capacidade do solo de suprir nutrientes.
Cultura do estupro Estupro. A palavra é forte. O crime, bárbaro. Pior, a violência sexual é um medo pelo qual praticamente toda mulher já passou em algum.
Gênero e Opressão Juliana Lira Sampaio Coletiva Feminista Maria Bonita / RJ Núcleo Pró-Federação Libertária de Educação.
Gênero e Sexualidade / Direitos Sexuais e Reprodutivos.
1 TRÂNSITO 21 - MATERIAIS DIDÁTICOS - (62 ) MEIO AMBIENTE PARTE 1 INTRODUÇÃO.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
DESENVOLVIMENTO HUMANO Jenny Milner. MATURIDADE Pikunas  Interdependência  Atividade participante  Aplicação de conhecimento e experiência.
Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Moritz
VIOLÊNCIA E SOCIEDADE.
REDESCOBERTA DO TRABALHO DE MENDEL
1º ANO Tema da aula O estudo do substantivo: forma e função
Paisagem: natureza, cultura e poética
O que e socieologia Aluna: Cris mamaedes e Suelem Dias
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Direitos e Deveres dos Cidadãos
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
RECUERO, Raquel & SOARES, Priscilla.
Lição 4 “Os gêneros na Bíblia”.
1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO GEOGRAFIA.
REVOLUÇÕES SOCIAIS E DIREITOS DAS MULHERES. SURGE O FEMINISMO
O desenvolvimento do conhecimento econômico
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SA: Tomada de Consciência Prof. Fernando Becker Os processos de interiorização e de exteriorização (conclusões.
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
A estruturação da personalidade
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Estados Limites Últimos
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
QUESTIONÁRIO DE DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL EM IGUALDADE DE MULHERES E HOMENS - Resultados Mónica Lopes Centro de Estudos Sociais.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Violência contra a mulher
Objetividade É um acordo entre juízes especialistas relativo ao que é observado, ou o que deve ser ou o que foi feito em pesquisa Quanto maior a objetividade.
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
Alguns conceitos/debates
Universidade Federal de Pelotas
Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz –
Homofobia é....
(Karl Emil Maximilian Weber)
Relações étnico-raciais e direitos humanos
A ACÇÃO HUMANA.
Cezar Augusto, graduando de licenciatura em Ciências sociais
Metodologia do Ensino de Física I
VULNERABILIDADE.
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
I Encontro de Licenciaturas da
Adolescentes/jovens e suas simbologias
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Técnicas de Investigação da Personalidade I
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.
O que é Educação Ambiental?
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Aprendizagens Contextualizadas no Território
CONCEITOS BÁSICOS DE SOCIOLOGIA
(Karl Emil Maximilian Weber)
As organizações vistas como Sistemas Políticos
O QUE É Ideologia de Gênero
Metodologia do Ensino de Física I
Estudos Descritos: Variáveis relativas às pessoas
Relações de Gênero Pag 97.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Doutorandas: Lucimara Fabiana Fornari Rafaela Gessner Universidade de São Paulo Escola de Enfermagem Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem GÊNERO E ADOLESCÊNCIA Doutorandas: Lucimara Fabiana Fornari Rafaela Gessner São Paulo 2017

O Grupo que terminar primeiro ganha o jogo! Dinâmica “1, 2, 3” Objetivo Promover a compreensão da influência dos estereótipos de gênero no processo de socialização. Instruções Grupo A Algumas características são consideradas mais femininas enquanto outras são consideradas mais masculinas. Coloquem os cartões na coluna que parece mais adequada para o grupo. Grupo B Algumas características são consideradas desejáveis enquanto outras são consideradas indesejáveis. Coloquem os cartões na coluna que parece mais adequada para o grupo. O Grupo que terminar primeiro ganha o jogo!

E na mídia? https://www.youtube.com/watch?v=m3bUU7U8oPo https://www.youtube.com/watch?v=3yd_eoMOvqk https://www.youtube.com/watch?v=iGmdYiunZG8

Gênero Elemento constitutivo das relações sociais Forma básica de representar relações de poder em que as representações dominantes são apresentadas como naturais e inquestionáveis (Scott, 1994)

Não se nasce mulher, torna-se mulher... Simone Lucie Ernestine Marie Bertrand de Beauvoir, (Escritora francesa, feminista, 1908-1986) Não se nasce mulher, torna-se mulher... Para Simone de Beauvoir, a questão básica é que não se nasce mulher, torna-se mulher. Assim, ela defende a primazia do social na constituição dos sujeitos, em especial, as mulheres. No Segundo sexo defende a tese de que a sociedade é a grande responsável por tornar as mulheres submissas às vontades, desejos e organização masculina do mundo.

GÊNERO para re-olhar a história das mulheres e da naturalização dos papéis femininos e masculinos Joan Scott

Sexo x Gênero Gênero é o sexo social SEXO - diferenças anátomo-fisiológicas existentes entre os homens e as mulheres. GÊNERO – maneira que as diferenças entre mulheres e homens assumem nas diferentes sociedades no transcorrer da história. Gênero é o sexo social

As desigualdades entre mulheres e homens são social e culturalmente construídas e não biologicamente determinadas.

Gênero não se restringe a papéis e funções de homens e mulheres, mas atravessa e organiza o próprio social (instituições sociais, símbolos, normas, conhecimentos, leis, doutrinas e políticas de uma sociedade).

Classe social Geração QUEM É VOCÊ? Raça/ etnia Gênero

Social e historicamente construídos Geração Gênero Raça/etnia Sexo Raça/cor Idade Social e historicamente construídos Classe social Posição no mundo

Adolescência X Violência Mulheres, crianças e adolescentes são as principais vítimas da violência que acontece no meio intrafamiliar e doméstico. BRASIL 4ª maior taxa de homicídios de crianças e adolescentes (13 homicídios/100 mil) Anualmente 6,5 milhões de crianças e adolescentes são vítimas de violência doméstica Diariamente 18 mil crianças e adolescentes são espancadas Waiselfiz, 2012

Violência nas relações de intimidade Estudo brasileiro verificou que 86,8% perpetraram e 86,9% vivenciaram no mínimo uma das naturezas de violência (Minayo, Assis, Njaine, 2011).

Violência nas relações de intimidade

Violência nas relações de intimidade

Contradições “Só mantém uma relação de namoro violento quem quer” “Os rapazes são violentos por natureza” e “os (as) namorados (as) provocam a violência devido à forma como se vestem” Reprodução da ideologia androcêntrica por meninos e meninas (Oliveira, Fonseca, 2014; Gessner, Fonseca, Oliveira, 2014) “Só mantém uma relação de namoro violento quem quer” Dificuldades de rompimento

Fontes Charge 1: https://foconoenem.com/igualdade-de-genero-em-debate-no-sec-xxi/ Charge 2: https://analisebakhtin.wordpress.com/2013/09/05/analise-das-tirinhas-de-mafalda-dentro-da-perspectiva-de-bakhtin/

Obrigada!