Análise de valor na conformação de tailored-blanks

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Transcrição da apresentação:

Análise de valor na conformação de tailored-blanks Autores: R. P. Schrӧder e P. V. Marcondes Apresentado por: Cleyton Castro da Silva

Análise de valor “A análise de valor é a metodologia que visa obter um custo mínimo para a realização de uma determinada função. Visa identificar a melhor relação entre qualidade, desempenho das funções e custos de um determinado produto” (CSILLAG, 1995). Valor = Função / Custo

Tailored-blank “Chapas de diferentes espessuras soldadas a laser”

Objetivo Geral “O objetivo geral deste trabalho foi a utilização da metodologia da Análise do Valor, na obtenção de resultados financeiros que possam tornar o produto fornecido mais competitivo, segundo a análise das funções do produto, seja ele primário ou secundário, do ponto de vista do consumidor, apresentando propostas adaptadas para o caso, considerando as particularidades do processo produtivo como um todo”.

Procedimento experimental

Seleção do objeto Formado por três chapas de espessuras diferentes, que após a soldagem a laser, são conformadas por embutimento obtendo-se o produto final que é o reforço interno da porta dianteira de um veículo.

Determinação do objetivo O objetivo foi avaliar três alternativas diferentes para o processo atual junto com as influências e a realização de análises financeiras em todos os aspectos possíveis relacionados ao produto. Análises financeiras que foram abordadas com maior profundidade: custo da matéria-prima, custo do inventário, custo de manufatura da chapa a ser conformada e custos logísticos. Análises de processos que foram abordados com maior profundidade: movimentações, controle de inventário, planejamento da solicitação da matéria-prima, peso inicial (chapa cortada), peso final (peça conformada) e produtividade (golpes por minuto da peça conformada).

Grupo de trabalho “Procura de informações junto à engenharia de produto, manufatura e processos, compras, logística, finanças, qualidade e fornecedor do tailored blank”. Características do material, plano de corte, normas e funções a serem consideradas na abordagem da nova proposta; Produtividade e planejamento de produção; Modificação de ferramental; Negociação com fornecedores; Industrializador do tailored-blank; Logística.

Fase informação “Finalidade é garantir que o grupo de trabalho conheça a situação atual. É através desta fase que o grupo terá uma compreensão total do problema que está sendo analisado”. Consumo semanal de matéria-prima conforme programa de produção; Planejamento de entrega da matéria-prima para o cálculo do inventário que foi mensurado em peso, em custo e em dias de produção.

Fase informação Transporte: Custo por viagem R$120,00 ou R$1,30 / km rodado. Europa: preço base da matéria-prima a um custo de € 650,00 por tonelada. Brasil: pedido mínimo sem adicional é de vinte toneladas. O custo para a bobina com 990 mm de largura e com espessura de 1,75 mm é de R$ 1650,00 por tonelada, já para a bobina com 990 mm de largura e com espessura de 1,50 mm é de R$ 1830,00 por tonelada, enquanto que para a bobina de 990 mm de largura e com espessura de 1,00 mm é de R$ 1840,00 por tonelada.

Fase especulação “Tendo adquirido a compreensão e a informação, são geradas nesta fase alternativas para solução do problema. (Eliminar funções desnecessárias)”. 1 A primeira proposta é apenas a transferência da manufatura do tailored blank. Admitindo-se os mesmos custos de manufatura nos industrializadores ter-se-á apenas um novo custo logístico na composição final do custo do produto, ou seja, a distância entre a usina e o industrializador cai de 584 km para 200 km, e a distância entre o industrializador e a planta de destino cai de 408 km para 15 km. 2 A segunda proposta é a transferência da manufatura do tailored blank e mudanças no produto, com a escolha da bobina com espessura de 1,75 mm. 3 A terceira proposta é a transferência da manufatura do tailored blank e mudanças no produto com a escolha da bobina com espessura de 1,50 mm.

Fase de análise “A busca de respostas ao problema anunciado, ou seja, o elemento selecionado para estudo, leva o grupo de trabalho a utilizar sua carga de conhecimento e experiência. Desta forma é possível solucionar o problema, trazendo ganhos na melhoria do desempenho da função e a redução de custos”. Análise do processo atual e das três propostas. Custos da matéria-prima, transportes e de manufatura; Peso final do produto para todas as alternativas; Viabilidade das propostas nas áreas funcionais (logística, manufatura, compras etc).

Fase de conclusão “Nesta fase é feita a elaboração do relatório final com todas as variáveis estudadas, em termos de viabilidade, custo, investimento etc.”

Conclusões 1 Não altera o processo de produção, apenas o conceito logístico (Fácil implementar). Redução de 66,19% no custo de transporte. Economia será de R$ 49.689,00 / ano (Considerando 42.451 veículos produzidos anualmente). 2 Redução de inventário do processo do industrializador de R$ 238 mil para R$214 mil (inventário médio semanal). Custo de transporte da bobina 48,02% de redução em relação ao processo atual. Custo da manufatura reduziu 94,24% por veículo produzido (Sem soldagem) Redução total de 26,66% por peça, gerando um retorno de R$908.498 ao ano para uma produção de 42.451. Ponto negativo: aumento do custo da matéria-prima (11,86%). Investimento inicial de R$ 120 mil para ferramental. Aumento de peso do veículo 1.85 kg 3 Redução de 13,87% no custo do inventário no industrializador. Aumento do custo da matéria-prima de 6,32%. Custo de transporte da bobina teve redução de 55,46% em relação ao processo atual. Custo de manufatura caiu 94,24% (Sem soldagem). Redução total por peça é 30,28%. Gerando um retorno de R$1.031.835 ao ano para uma produção de 42.451. Investimento inicial de R$ 120 mil para ferramental. Aumento de peso do veículo 320g Análise de resistência necessária (redução de espessura em alguns pontos).