Programa de Modernização do Parque Escolar destinado ao Ensino Secundário Lisboa, 15 de Dezembro 2009
Índice Caracterização dos edifícios escolares com ensino secundário O Programa de Modernização Fontes de financiamento estimadas Financiamento comunitário Exemplos de intervenções co-financiadas pelo POVT
Caracterização dos edifícios escolares com ensino secundário Fase 1 – 2% (10 escolas) Final do séc. XIX até1935 grande diversidade formal construção tradicional referências da arquitectura portuguesa valor patrimonial e simbólico adquirido Fase 2 – 21% (100 escolas) De 1935 até 1968 grande uniformidade formal construção corrente estrutura de betão armado elevada robustez valor simbólico adquirido Fase 3 – 77% (367 escolas) Após 1968 - … aplicação de soluções-tipo - modelo pavilhonar blocos articulados por galerias exteriores construção com recurso frequente a pré- fabricação
LICEUS 1ª GERAÇÃO HISTÓRICOS
LICEUS 2ª GERAÇÃO MOP / JCETS
ESCOLAS TÉCNICAS ELEMENTARES MOP / JCETS
ESCOLAS INDUSTRIAIS E COMERCIAIS MOP / JCETS
ANTIGOS COLÉGIOS
3ª GERAÇÃO ESTRUTURA PAVILHONAR BASE LICEAL
BASE TÉCNICA
BLOCOS 3x3
BLOCOS PRÉ-FABRICAÇÃO PESADA
Objectivos do Programa 1. RECUPERAR E MODERNIZAR OS EDIFÍCIOS 2. ABRIR A ESCOLA À COMUNIDADE 3. CRIAR UM SISTEMA EFICIENTE E EFICAZ DE GESTÃO 4. REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL
1 2 Objectivos do Programa RECUPERAR E MODERNIZAR OS EDIFÍCIOS ABRIR A ESCOLA À COMUNIDADE 2 corrigir problemas construtivos e infra-estruturais melhorar condições de habitabilidade | conforto ambiental | acessibilidade adequar espaços lectivos a exigências curriculares + práticas pedagógicas modernizar equipamentos e infra-estruturas de apoio lectivo | plano tecnológico garantir flexibilidade | adaptabilidade | durabilidades dos espaços lectivos e não-lectivos recentrar as escolas nos meios urbanos em que se inserem permitir utilização da escola pela comunidade em horários pós ou extra escolares formação pós-laboral | eventos culturais e sociais | desporto e lazer
3 4 Objectivos do Programa CRIAR UM SISTEMA EFICIENTE E EFICAZ DE GESTÃO 3 REDUZIR IMPACTO AMBIENTAL 4 garantir intervenções pontuais de reparação garantir intervenções programadas de conservação e manutenção garantir formação, acompanhamento e responsabilização dos utilizadores para a correcta utilização das instalações e dos equipamentos garantir plena utilização das instalações permitir a alteração do actual modelo de financiamento da conservação e manutenção uso de materiais reciclados e amigos do ambiente minimização de impactes ambientais durante e após o período de obra garantir eficiência energetica e auto-sufciência por recurso a energias renovaveis
Reorganização funcional direcção recepção atendimento gestão docentes pausa atendimento [ A P R E N D I Z A G E M I N F O R M A L ] ciências | tecnologias | artes biblioteca centro de recursos formação adultos (cno) espaços desportivos preparação avaliação formação funcionários vestuários arquivo oficinas laboratórios salas de aula sala polivalente auditório sala de alunos loja conveniência cantina bar áreas com possibilidade de autonomização para uso da comunidade após encerramento da escola
Objectivos de Concretização Objectivo de intervenções em 332 escolas até ao final do ano lectivo de 2014-2015. A intervenção em 205 escolas até ao final do ano lectivo de 2010-2011 resulta numa antecipação de calendário e num incremento das escolas
Fase de Disponibilidade / Operação Plano de Implementação Fases 0 a 3 Fase piloto Fase 1 Fase 2 Fase 3 4 escolas 26 escolas 75 escolas 100 escolas Fase de Construção Fase de Disponibilidade / Operação 2012 2013 […] 2036 2037 2007 2008 2009 2010 2011
Distribuição regional das 205 escolas Fase Norte Centro Lisboa Alentejo Total Piloto 2 4 1 11 10 26 21 19 9 75 3 31 18 36 15 100 70 40 67 28 205
Investimento estimado até 2011 (Milhões €) Tipificação das Intervenções Fase n.º escolas n.º alunos Área construção Requalificação Investimento estimado até 2011 (Milhões €) Piloto 4 5.500 63.030 70 % 70 1 26 32.000 329.807 69 % 327 2 75 90.000 1.042.800 55 % 857 3 100 120.000 1.250.000 60 % 1.206 Total 205 247.500 2.685.637 - 2.460
Fontes de Financiamento estimadas Fases 0 a 3
Investimento Elegível (*) Financiamento comunitário Intervenções das Fases 1 e 2 (Milhões €) Fase N.º Escolas Investimento Elegível (*) Co-financiamento FEDER 1 16 129 85% 110 2 28 360 65% 234 Total 44 489 70% (**) 344 (*) Candidaturas e Reprogramações submetidas (**) Taxas médias de co-financiamento indicativas
Exemplos de Intervenções co-financiadas pelo POVT Escola Secundária de Benavente – Santarém Escola Secundária Aurélia de Sousa – Porto Escola Secundária Carolina Michaelis – Porto Escola Secundária D. Manuel I – Beja Escola Secundária Gabriel Pereira – Évora
ES Benavente Antes Depois
ES Aurélia de Sousa Antes Depois
ES Aurélia de Sousa
ES Carolina Michaelis
ES D. Manuel I
ES Gabriel Pereira
ES Gabriel Pereira
Obrigado pela a atenção Obrigado pela a atenção