PROJETOS DE ENSINO Instrução Normativa 04/2016.

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Transcrição da apresentação:

PROJETOS DE ENSINO Instrução Normativa 04/2016

O FUNDAMENTO O Art. 14 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. A Resolução CONSUP/IFPA nº 41/2015, que aprova o Regulamento Didático Pedagógico do Ensino, do IFPA, conforme deliberação tomada na 36° Reunião Ordinária do CONSUP, realizada no dia 21 de maio de 2015. A Portaria MEC nº 17/2016; A Resolução nº 199/2015-CONSUP 22/10/2017

O CONCEITO O que diferencia um Projeto de Ensino de outros projetos são seus objetivos, portanto, define-se projeto de ensino como:   Conjunto de atividades de ensino e de aprendizagem, de trabalho educativo e/ou de intervenção, que oportunize dinamização de componentes curriculares e/ou da prática profissional, utilizando-se de atividades extras ou complementares aos componentes curriculares, para alunos dos cursos da educação básica e superior, sob a orientação de um ou mais docentes. Os projetos de ensino fortalecem a formação discente e deve privilegiar processos com integração de saberes e promoção de temas transversais e destina-se exclusivamente à comunidade interna do IFPA.

A Estrutura da Instrução CAPÍTULO I - CONSIDERAÇÕES GERAIS CAPÍTULO II - CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO DE ENSINO CAPÍTULO III - DOS OBJETIVOS DOS PROJETOS DE ENSINO CAPITULO IV - DOS TIPOS DE PROJETO CAPITULO V - DA PARTICIPAÇÂO EM PROJETOS CAPITULO VI - DA ELABORAÇÂO, EXECUÇÃO E TRAMITAÇÂO DOS PROJETOS CAPITULO VII - DAS ALTERAÇÕES EM PROJETOS CAPÍTULO VIII - DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO CAPITULO IX - DOS CERTIFICADOS CAPÍTULO X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 22/10/2017

OBJETIVOS DO PROJETO DE ENSINO Promover atividades acadêmicas voltadas para a formação do corpo discente da Instituição - dos cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes) e superiores (tecnologia, licenciatura e bacharelado) -, com vistas ao desenvolvimento intelectual e aprofundamento de estudos; Promover atividades voltadas para a superação de dificuldades com as quais o publico alvo conviva em termos de: hábitos e técnicas de estudo, integração ao ambiente escolar, desempenho em disciplinas; domínio de técnicas de leitura, redação e estudos; elaboração de projetos, relatórios (técnicos, científicos), artigos, TCC, entre outros; 22/10/2017

OBJETIVOS DO PROJETO DE ENSINO Propiciar a complementação de conteúdos transversais e/ou conteúdos curriculares obrigatórios, tais como meio ambiente e sustentabilidade, acessibilidade, direitos humanos, entre outros; Possibilitar aos alunos das licenciaturas vivenciarem as práticas pedagógicas e/ou de produção de materiais didático-pedagógicos; Implementar projetos interdisciplinares de intervenção na Instituição e na sociedade nos quais se articulem práticas de pesquisa e de extensão. 22/10/2017

Classificação dos Projetos - Tipos - Projeto de Monitoria – deve contribuir para a melhoria do ensino de graduação; contribuir para o processo de formação do estudante; e despertar no monitor o interesse pela carreira docente. Deve observar normas complementares elaboradas pela PROEN. - Projeto Integrador – Componente curricular estratégico que promove a integração de disciplinas de um determinado semestre, em torno de um eixo temático, na elaboração de atividades de pesquisa e extensão a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula, com socialização e discussão dos resultados. 22/10/2017

Classificação dos Projetos - Tipos - Projeto – orientação de aprendizagem - promover ações que contribuam para um melhor desempenho escolar dos alunos, quanto a hábitos e técnicas de estudo, bom aproveitamento de tempo e comportamentos que resultem em um aprendizado eficaz. - Projeto – orientação profissional – visa orientar alunos para continuidade de estudos, desenvolvimento de carreiras e profissões. - Projeto – integração - tem como objetivo promover a integração e adaptação do jovem ao ambiente escolar, proporcionar assistência e assegurar condições para sua familiarização e ajustamento individual e grupal. 22/10/2017

Classificação dos Projetos - Tipos - Projeto – Fortalecimento da Educação Básica – aborda de forma complementar temas ou componentes curriculares da educação básica podendo incluir: literatura, língua estrangeira, cultura digital, reforço escolar e informática, alem de atividades de esporte e lazer, de desenvolvimento sustentável, educação ambiental, iniciação às artes e aulas de música, de instrumentos musicais e coral. - Projeto – Olimpíadas Científicas – projetos desenvolvidos para incentivo de alunos nas Olimpíadas Nacionais e que utilizem as metodologias e materiais propostos por cada uma delas anualmente nas áreas de Astronomia, Agropecuária, Biologia, Física, Informática, Linguística, Língua Portuguesa, Matemática, Química e História do Brasil além da sala de aula. 22/10/2017

Classificação dos Projetos - Tipos Projeto – Fortalecimento do Ensino Superior - aborda de forma complementar temas ou componentes curriculares do ensino superior para o bom desenvolvimento acadêmico. - Projeto – Fortalecimento da Docência – envolvem ações que visam à elaboração de materiais para utilização do professor em sua prática pedagógica. 22/10/2017

Observar a Instrução Instrução Normativa 04_2016_projetos de ensino.doc 22/10/2017

Outras Informações Mudança do nosso Site – observar informações dos cursos e acadêmicas Revisão do PPI – mesmo sem finalização dos PPPs Iniciado o trabalho de revisão do Regulamento Didático A Portaria 17/2016 – da carga horaria docente teve o prazo para adaptação institucional prorrogado pela Portaria 45/2016 que saiu agora dia 11 de novembro, para julho de 2017. 22/10/2017

Nossos Contatos proreitor.proen@ifpa.edu.br – Elinilze Teodoro direcao.proen@ifpa.edu.br - Marta Caetano ebprofissional.proen@ifpa.edu.br - Gleice Oliveira superior.proen@ifpa.edu.br - Edivaldo Moura assistencia.proen@ifpa.edu.br – Selma Souza ctead@ifpa.edu.br – Marcio Wariss registroacademico.proen@ifpa.edu.br – Jucinaldo Ferreira diversidade.proen@ifpa.edu.br – Adalcilena Café pi@ifpa.edu.br – Betiane Moreira 22/10/2017