O SISTEMA DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO BAIRRO DE MATA ESCURA, EM SALVADOR-BAHIA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS Danilo Gonçalves.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão de Resíduos Sólidos no Mato Grosso do Sul II SEMINÁRIO DO ICMS ECOLÓGICO 10/11/2015.
Advertisements

Gestão de Resíduos Sólidos em Belo Horizonte Advocacia Geral da União, 30 Setembro 2013 Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)
Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual.
Aplicação de Indicadores de Desempenhos nos Serviços de Resíduos Sólidos Pedro Simões Francisco Silva Pinto Rui Cunha Marques.
S&OP - Sales and Operations Planning – Planejamento de operações e vendas. Prof.Luciel Oliveira
ESTUDOS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DIRETOR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE MANAUS.
Etapas para sua elaboração, no cumprimento das metas de AICHI O PMMA...
PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Objetivo (Porque fazer ):  Estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e.
Construindo o Legado da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos a partir da Copa 2014 MMA/SRHU/DAU Câmara Técnica de Meio Ambiente e Sustentabilidade - Núcleo.
Política Nacional de Resíduos Sólidos Responsabilidades do Poder Público Municipal.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Bruna Cristiane Furtado Gomes Orientadora:
“PLUS NO PIC DA RECICLAGEM “
André Domingos Goetzinger Vanessa Fernanda Schmitt
Coleta de lixo e limpeza pública
Autores: Gislene Esquivel de Siqueira Renavan Andrade Sobrinho
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Panorama dos Resíduos Sólidos Urbanos - RSU no Brasil
Cynthia Alves Félix de Sousa
Gerenciamento de Resíduos Sólidos Domésticos.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Os efeitos da PEC do teto de gastos sobre os estados
COLETA DE LIXO E LIMPEZA( VARRIÇÕES)
Prof. Paulo Modesto Filho
Centro Educacional Usinas ou estação de reciclagens: Como funciona? São auto-sustentáveis? Gera renda? Grupo: Hilary nº 7 Maria E. Borges nº20 Maria.
Serviços Urbanos Coleta lixo e limpeza pública
Universidade Aberta do Sus Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 9   Melhoria no rastreio do.
Elaboração de um projeto de pesquisa
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
Autores: Carlos Alberto Filippelli Simone Costa Pfeiffer
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
SANDRINE GONÇALES PEREIRA
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
Plano de implementação e avaliação da intervenção no Brasil
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES
Kit de ferramentas de Advocacy
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
Programa municipal de coleta Seletiva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Atenção à Saúde dos Idosos na UBS N-56, MANAUS/AM
Levantamentos e Pesquisas
Eliana de Fátima Baldissera Cobalchini
Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Plano de Gerenciamento de Resíduos Documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA INVESTIGAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS.
EMEF Prof. Lênio Vieira de Moraes
Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos
LAVRITA ENGENHARIA DIVISÃO EQUIPAMENTOS ESPECIAIS
O conceito básico da Agenda 21
DRP da Saúde- Atenção Básica em Petrópolis 2ª Etapa – outubro de 2017 O Programa Saúde da Família como indutor da Gestão Local Intersetorial Participativa.
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
Colégio Estadual Governador Lomanto Jr.
Gestão Participativa Modelo de Gestão Ambiental
SLU Alocação no orçamento: 7 a 15% 50% : Coleta e transporte do lixo
ANAP – ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA NATUREZA DA ALTA PAULISTA
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
Oficina de Serviço Social
Alessandre da Silva Amanda Martins Ferreira Gonçalves
RESULTADOS e DISCUSSÃO
LUCIANE PEREIRA MARQUES – CRN 37270
Luiz Paulo Vieira de Araújo Júnior
AÇOES ORIENTADORAS DO CRN/7 DIANTE DAS FRAGILIDADES DETECTADAS NA FISCALIZAÇÃO DO EXERCICIO PROFISSIONAL DOS NUTRICIONISTAS Fiscal Hellem Sousa CRN/7:1374.
MODELOS DE COLETA SELETIVA: COMPARAÇÃO ENTRE O SERVIÇO PRESTADO POR ORGANIZAÇÕES DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS E EMPRESAS TERCEIRIZADAS Autores:
VIII Fórum Institucional de Ensino
Autores: Rainier Pedraça de Azevedo Cristine Diniz Santiago
ESTUDOS PRELIMINARES 1- CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS GERADOS EM BITURUNA – PR   2- BALANÇO DE MASSA E REINTEGRAÇÃO AMBIENTAL.
é lei Agora Política Nacional de Resíduos Sólidos empresas e população
2º ENCONTRO ANUAL DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Transcrição da apresentação:

O SISTEMA DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DO BAIRRO DE MATA ESCURA, EM SALVADOR-BAHIA: DIAGNÓSTICO E PROPOSIÇÃO DE MELHORIAS Danilo Gonçalves dos Santos Sobrinho (RAE+U/UFBA) Luiz Roberto Santos Moraes (RAE+U/UFBA)

ObjetivoS Avaliar os serviços públicos de limpeza urbana realizados no bairro de Mata Escura, em Salvador-BA. Verificar os impactos decorrentes da precariedade dos serviços públicos de limpeza urbana. Verificar a sistemática e o grau de participação da população local nas ações do Poder Público no gerenciamento dos resíduos sólidos. Propor melhorias no sistema de limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos do bairro de Mata Escura.

Mata Escura, Salvador Bahia. ÁREA DE ESTUDO POLIGONAL DE ATUAÇÃO Mata Escura, Salvador Bahia. . 20 SETORES CENSITÁRIOS 5.816 DOMICÍLIOS 18.310 HABITANTES Fonte: Elaborado pelo primeiro Autor, com base no Google Earth, 2016.

Resíduos da Construção Civil (RCC) Resíduos Domiciliares GERAÇÃO DE RESÍDUOS Parâmetro Resíduos da Construção Civil (RCC) Resíduos Domiciliares - Taxa de geração per capita 0,60 kg/hab.dia 1,10 kg/hab.dia - Peso específico (Lixo solto) 1.130kg/m³ 228kg/m³ - Geração 11.000kg/dia 20.141kg/dia - Volume 10m³/dia 88,33m³/dia Fonte: PBLU, 2012; IBAM, 2001.

METODOLOGIA A metodologia foi dividida em três fases: FASE I - Diagnóstico da Situação Atual Revisão Bibliográfica. Caracterização do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos do bairro de Mata Escura. Mapeamento dos pontos de descarte. FASE II - Interação com a população local Grupo Focal. Oficina. Aplicação de questionário. FASE IiI - PROPOSIÇÃO de melhorias Apresentação e discussão das melhorias propostas.

Acondicionamento Os resíduos sólidos são geralmente acondicionados em sacos plásticos, em alguns casos os sacos são pendurados, colocados em suportes, diretamente no chão ou em bombonas plásticas. A maioria é disposta em pontos de armazenamento já estabelecidos no convívio da população local. Os resíduos da construção civil, geralmente depositados aleatoriamente nas vias e logradouros públicos, coletados posteriormente, ou até mesmo, em locais de difícil acesso que impedem a remoção.

Coleta e Transporte Realização da coleta apenas nas ruas principais. Redução do roteiro aos domingos. Dificuldades de manobra em alguns trechos. Horário de coleta irregular.

Mapeamento dos Pontos DE Descarte 1 – Condições de trafegabilidade das vias Asfalto 100% 2- Impacto no trânsito local durante a coleta Sem impactar o trânsito diretamente 40% Interferência significativa no trânsito Interferência parcial, sem interromper a circulação 20% 3 - Localização Inadequada Passeios públicos 60% Vias públicas 4- Infraestrutura Inadequada(ausência de acondicionadores/falta de manutenção) Foram identificados 10 pontos de armazenamento temporário

Mapeamento dos Pontos DE Descarte Ponto de descarte de maior demanda Ponto de descarte de menor demanda

Situado na rua de acesso ao Terreiro Bate Folha Situado na rua de acesso ao Terreiro Bate Folha. Via estreita e sem passeio . Intervenção recente , porém sem considerar a retirada do ponto de descarte e sem ações de educação ambiental não obteve o resultado esperado.

Grupo FOCAL Avaliação qualitativa dos serviços públicos de limpeza urbana no bairro de Mata Escura, bem como os impactos decorrentes da precariedade dos serviços executados e as perspectivas para novas ações. Principais problemas elencados: Carência de funcionários e a ausência da limpeza de canais e escadarias drenantes. Os serviços de varrição não contempla todo o bairro (Sr. Edson). Ausência de campanhas com foco na redução da geração de resíduos e divulgação do horário da coleta (Sra. Joice). A regularidade do horário da coleta (Sr. Jadson). A utilização do contêiner valida existência do ponto de lixo, contribuindo para a insalubridade do local (Sr. Cosme Chineles).

1 - Qual a forma de descarte do lixo gerado em sua residência? QUESTIONÁRIO 1 - Qual a forma de descarte do lixo gerado em sua residência? 6,10%

QUESTIONÁRIO Qualidade dos serviços Qualidade dos serviços públicos de limpeza urbana executados Nível de limpeza das ruas Oficina Quest. Online Ótimo 3,0% 0,0% Bom 9,1% 33,3% 6,1% 22,2% Regular 69,7% 44,5% 51,5% 38,9% Ruim 11,1% Péssimo 5,6%

Qual o principal problema provocado pelo lixo na sua comunidade? QUESTIONÁRIO Qual o principal problema provocado pelo lixo na sua comunidade?

QUESTIONÁRIO Qual o principal responsável pelos problemas provocados pelo lixo no seu bairro?

Formação do Grupo de Trabalho GT Saneamento GT Meio Ambiente Saúde e Educação GT Social Espaços Públicos Fortalecimento do Fórum de Desenvolvimento Social da Mata Escura como mecanismo de participação social. Criação de Grupo de Trabalho, com vistas a discutir as demandas do bairro frente aos órgãos prestadores de serviços . Fórum de Desenvol-vimento Social da Mata Escura

MODELO ADOTADO REJEITO Galpão de Triagem / Cooperativas RESÍDUOS SECOS Ações futuras em compostagem (Rejeito ) (Coleta por Catadores de Matérias Recicláveis ) Galpão de Triagem / Cooperativas ACLU + Caminhão Coletor ) (Entrega Voluntária) REJEITO Ponto de Descarga de Entulho Ponto de Entrega Voluntária de Recicláveis Aterro Metropolitano Centro RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES RESÍDUOS ÚMIDOS RESÍDUOS SECOS Comercialização Aterro de Resíduos Inertes

Agente Comunitário de Limpeza Urbana O volume estimado de resíduos sólidos a ser coletado pelos agentes comunitários de limpeza urbana (ACLU) considerando os parâmetros estabelecidos por PBLU (2012) foi de 30.573L. Considerando que este volume representa a geração de resíduos úmidos e rejeitos de aproximadamente 15.000 hab., adotou-se 1 agente para 2.500 habitantes . Com base na convivência estabelecida pelo população local, foram definidos seis territórios que determinaram a área de atuação de cada agente comunitário.

Agente Comunitário de Limpeza Urbana Quantidade: 6 Função: serviços de coleta porta a porta de lixo domiciliar, além de varrição, roçada, capina e limpeza de canaletas. Recomendação: O agente deve ser morador da comunidade e residente dentro da área de atuação.

Coleta e Transporte Permanência do veículo compactador nas vias principais, com frequência diária em todo o roteiro. Inclusão do roteiro alternativo com agentes comunitário e veículos alternativos para vias estreitas.

Acondicionamento temporário

CONCLUSÃO A ausência de instrumentos de planejamento é evidente no diagnóstico do bairro de Mata Escura, apesar da existência de serviços essenciais, a percepção encontrada é de insatisfação dos moradores e convívio permanente com a presença de lixo. O diagnóstico revelou que, aliado ao baixo percentual de atendimento o modelo tecnológico atual não valoriza o potencial dos resíduos sólidos gerados na comunidade, pois enfatiza a disposição final. A grande maioria das propostas e recomendações apresentadas possui relação direta com a prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e devem necessariamente contar com a atuação do Poder Público Municipal.