Logística e Cadeia de Suprimentos

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Transcrição da apresentação:

Logística e Cadeia de Suprimentos Transporte Fornecedor Cliente Informação Materiais Prof. Allan Augusto Platt, Dr.

Estrutura da Disciplina Unidade 1 – Logística Unidade 2 – Processos Logísticos Unidade 3 – Serviço ao Cliente Unidade 4 – Gestão da Cadeia de Suprimentos Unidade 5 – Estratégias Logísticas

Origem Evolução Conceito Missão e Questões Logísticas Unidade 1 – Logística Origem Evolução Conceito Missão e Questões Logísticas

- Origem militar Abastecimento das tropas

Evolução da Logística 1ª. Fase: Atuação Segmentada: origem na 2ª. Guerra Mundial; família padrão, com 4 ou 5 integrantes; ausência de sistemas de informação e comunicação avançados; produtos padronizados; estoques como pulmão.

Evolução da Logística 2ª. Fase: Integração Rígida: maior variedade de produtos; crise do petróleo; crescimento das zonas urbanas e da frota de veículos; aumento dos custos logísticos (transportes, mão-de-obra); introdução da informática compras e estoques sistemas como o MRP* MRP II*.

Evolução da Logística 3ª. Fase: Integração Flexível: começa no final da década de 1980; integração dentro da empresa e com seus fornecedores e clientes; EDI*; Busca do estoque zero (Just-in-time*)

Integração da Cadeia de Distribuição 4a FASE DA LOGÍSTICA Integração da Cadeia de Distribuição FÁBRICA CD FÁBRICA VAREJO CD CLIENTE FÁBRICA CD

4a FASE DA LOGÍSTICA Há uma busca por uma sincronização total da cadeia. A integração é ampliada para além do sistema logístico de uma empresa. a logística é tratada de forma estratégica postponement empresas virtuais ou agile enterprises e a indústria sem fumaça impacto da logística no meio ambiente ênfase absoluta na satisfação plena do consumidor final formação de parcerias entre fornecedores e clientes, ao longo da cadeia troca de informações estratégicas e operacionais entre os parceiros busca continuada de esforços visando a otimização da cadeia

Conceito de Logística Processo gerencial ; Eficiência; Fluxo e armazenagem Produtos, serviços e informações; Origem ao destino Satisfação do consumidor

Missão e Questões Logísticas Objetivos Logísticos ·Confiabilidade; Integração Interna; Integração Externa; Otimização global; Satisfação plena do cliente.

QUESTÕES ABORDADAS PELA LOGÍSTICA · Quais são os mercados servidos : direto ao consumidor , doméstico ou internacional ? · Quais são as reais necessidades dos clientes: tempo de entrega, confiabilidade, lead-times , etc ? · Que variedades de produtos são necessárias : por encomenda, catálogos, listas ? · Como, quando e onde faturar os produtos : escolha do processo, localização das unidades fabris,etc ? · Onde posicionar os estoques : localização dos armazéns, rede de distribuição, etc? · Como promover a movimentação do estoque: métodos de transporte a serem adotados ? Quais as quantidades de estoque a serem solicitadas e quando fazer: políticas e diretrizes para os pedidos? (Ching, 1999)

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