Especialista em Direito Educacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Advertisements

Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação)
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Lei n /08 Art. 2º O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos.
Professor Marco C. G. Balieiro e alunos SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE S.J.CAMPOS.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei n.º de 20 de dezembro de 1996.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Significado Etimológico
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DO NORDESTE
ACADEMIA PAULISTA DE EDUCAÇÃO
Prática da LDB nas instituições de ensino
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Base Nacional Comum Curricular
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
Avanços nas últimas décadas
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO DO GOVERNO (ILEGÍTIMO) TEMER
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
Educação Especial e Inclusiva
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
Desafios do próximo PNE
Os Cadernos e as Situações de Aprendizagem
Programa Nacional de Alimentação Escolar Reunião Gerencial
CURRICULARIZAÇÃO/CREDITAÇÃO DA EXTENSÃO NOS CURSOS DE
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Programa Mais Educação (Antigo)
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
-as oportunidades oferecidas pela Lei nº /2017-
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
Avaliação Institucional A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de a escola manter padrão.
Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Afirma no artigo 26, que “toda.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
IPET ED INFANTIL Prof Zeza
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ministério da Educação / República de Angola
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS REDE INDICON
A BNCC e a Saúde.
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Plano Nacional de Educação. História  Manifesto em março de realidade educacional “sem unidade de plano e sem espírito de continuidade”, enfim. att.Fernanda
Os povos indígenas que vivem, atualmente, na região do Tocantins são:
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
PERFIL DO EIXO TEMÁTICO
Transcrição da apresentação:

Especialista em Direito Educacional Escolas de Tempo Integral e o direito à educação garantido nas Políticas Públicas Eliana Bravim Associada da ABRADE Mestre em Educação Especialista em Direito Educacional

ASPECTOS TEÓRICOS: Conceitos Educação Integral Formação Humana Valorização do sujeito Formação para a vida INTEGRALIDADE (cognição, afetividade, psicomotricidade) Escola de Tempo Integral Mais tempo na escola Suporte Físico e Recursos Humanos para atender ao aluno CARGA HORÁRIA AMPLIADA É NECESSÁRIO UNIR OS DOIS CONCEITOS

ASPECTOS TEÓRICOS: História NO MUNDO: Origem: Grécia Antiga (Paideia)

ASPECTOS TEÓRICOS: História NO BRASIL: 1980 – RJ – Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) – Darcy Ribeiro Proposta: educação integral em tempo integral 1990 – COLLOR – ampliação da proposta para território nacional: CIACs: Centros Integrados de Atendimento à Criança

ASPECTOS TEÓRICOS: História 1992 – ITAMAR FRANCO: CAICs: Centros de Atenção à Criança Objetivo: Projeto Assistencialista 2002 – SP CEU – Centro Educacional Unificado Objetivo: instrução, atividades recreativas e desportivas

ASPECTOS TEÓRICOS: História 2010 – Mais Educação Práticas em turno alternativo, definidas pela escola http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cadfinal_educ_integral.pdf

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Constituição Federal de 1988 Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96: Art. 34. A jornada escolar no ensino fundamental incluirá pelo menos quatro horas de trabalho efetivo em sala de aula, sendo progressivamente ampliado o período de permanência na escola. § 2º O ensino fundamental será ministrado progressivamente em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino.

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96: Art. 87. É instituída a Década da Educação, a iniciar-se um ano a partir da publicação desta Lei. § 1º A União, no prazo de um ano a partir da publicação desta Lei, encaminhará, ao Congresso Nacional, o Plano Nacional de Educação, com diretrizes e metas para os dez anos seguintes, em sintonia com a Declaração Mundial sobre Educação para Todos. § 5º Serão conjugados todos os esforços objetivando a progressão das redes escolares públicas urbanas de ensino fundamental para o regime de escolas de tempo integral.

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, Meta 6: [...] oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos (as) alunos (as) da educação básica.

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, Meta 6: 6.1) promover, com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral [...] 6.2) instituir, em regime de colaboração, programa de construção de escolas com padrão arquitetônico e de mobiliário adequado para atendimento em tempo integral [...]

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, Meta 6: 6.3) institucionalizar e manter, em regime de colaboração, programa nacional de ampliação e reestruturação das escolas públicas, por meio da instalação de quadras poliesportivas, laboratórios, inclusive de informática, espaços para atividades culturais, bibliotecas, auditórios, cozinhas, refeitórios, banheiros e outros equipamentos, bem como da produção de material didático e da formação de recursos humanos para a educação em tempo integral; 6.4) fomentar a articulação da escola com os diferentes espaços educativos, culturais e esportivos e com equipamentos públicos, como centros comunitários, bibliotecas, praças, parques, museus, teatros, cinemas e planetários;

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, Meta 6: 6.5) estimular a oferta de atividades voltadas à ampliação da jornada escolar de alunos (as) matriculados nas escolas da rede pública de educação básica [...] 6.6) orientar a aplicação da gratuidade, em atividades de ampliação da jornada escolar de alunos (as) das escolas da rede pública de educação básica, de forma concomitante e em articulação com a rede pública de ensino;

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Plano Nacional de Educação, Lei nº 13.005/2014, Meta 6: 6.7) atender às escolas do campo e de comunidades indígenas e quilombolas na oferta de educação em tempo integral [...] 6.8) garantir a educação em tempo integral para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação na faixa etária de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos; 6.9) adotar medidas para otimizar o tempo de permanência dos alunos na escola, direcionando a expansão da jornada para o efetivo trabalho escolar, combinado com atividades recreativas, esportivas e culturais.

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Portaria nº 1.144 (10/10/2016): Programa Novo Mais Educação Art. 1º Fica instituído o Programa Novo Mais Educação, com o objetivo de melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária [...]

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal Reforma do Ensino Médio: Objetivo da reforma é incentivar o aumento da carga horária para cumprir a meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê que, até 2024, 50% das escolas e 25% das matrículas na educação básica (incluindo os ensinos infantil, fundamental e médio) estejam no ensino de tempo integral.

ASPECTOS TEÓRICOS: Amparo Legal MEDIDA PROVISÓRIA nº 746 (22/09/2016) Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional

ASPECTOS TEÓRICOS Amparo Legal Portaria nº 1.145 (10/10/2016): Programa de Fomento à Implantação de Escolas em Tempo Integral Art. Fica instituído o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, em conformidade com as diretrizes apresentadas pela MP nº 746/2016, que visa apoiar a implementação da proposta pedagógica de escolas de ensino médio em tempo integral das redes públicas dos estados e do Distrito Federal

ASPECTOS TEÓRICOS Amparo Legal Lei 13.415 (16/02/2017): Institui a Política de Fomento à implantação de Escolas de Enisno Médio em Tempo Integral

Referências Bibliográficas Brasil, 1988. Constituição Federal Brasil, 1996. Lei de Diretrizes e Bases Brasil, 2014. Plano Nacional de Educação Brasil, 2016. Medida Provisória – Reforma do Ensino Médio Brasil, 2016. Programa Novo Mais Educação Brasil, 2016. Programa de Fomento à Implantação de Escolas de Tempo Integral. Brasil, 2017. Política de Fomento à Implantação do EM em TI Pereira, 2008. Direito Educacional: aspectos práticos e jurídicos Joaquim, 2009. Direito Educacional Brasileiro: História, Teoria e Prática Sena, 2011. FUNDEB, federalismo e regime de colaboração Araujo, 2013. Políticas educacionais e Estado federativo Moura, 2014. Uma leitura histórico-contextual da escola de tempo integral Moll, 2012. Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos

Eliana Bravim elianabravim.ce@gmail.com (27) 99925-4000