Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Evolução do Conceito e da Prática da Gestão da Qualidade
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
9º Congresso Brasileiro de Regulação Brasília, 17 a 20 de Agosto de 2015 Indicadores de Desempenho A sustentabilidade dos serviços Francisco Silva Pinto.
Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul Objetivos: O plano de bacias tem como objetivo a programação de ações no âmbito de cada bacia hidrográfica.
HEALTH INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Saúde HEALTH INSURANCE MANAGEMENT Gestão Eficiente de Planos de Saúde.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ENGENHARIA
PROPOSTA PARA REESTRUTURAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE LAGOÃO/RS. Autores: Janaína.
Acesso a recursos e oportunidades de financiamento
Introdução Os pesquisadores através da mensuração descrevem fenómenos que existem no mundo empresarial em termos de por exemplo, demografia, comportamento,
É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.
SOCIOLOGIA APLICADA À ADMINISTRAÇÃO
Prof. Arisvaldo Méllo – Título do Trabalho Nome dos autores do trabalho separados por vírgula, SOBRENOME, PRIMEIRO NOME1 Prof. Arisvaldo.
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Centralidade aérea baseado no índice tipo H
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Vanessa Fernanda Schmitt Oklinger Mantovanelli Junior
Preparação do inquérito
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Certificação de Operadores na ISA CTEEP
Relatório de Autoavaliação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS aplicadas faculdade de ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA bacharelado em administração pública Avaliação.
Adriane Rodrigues, Degram Lopes e Fabiane Leal
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
Tópicos Avançados de RH Aula 1
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS: INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Marcia Fortes Wagner¹, Anderson Siqueira Pereira2, Margareth.
Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
Gestão da Logística de Distribuição
Mestrando: Estela Pletsch Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Título do trabalho IMAGEM IMAGEM Introdução Resultados
PESQUISA DE MERCADO Prof. Nilton Almeida
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Projeto de Segurança da Informação
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
MERCADO DA VEICULAÇÃO PUBLICITÁRIA EM SANTA CATARINA EDIÇÃO 2012.
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Como Investigar um Acidente de Trabalho
EstudanteA1, EstudanteB1 Professor2 (exemplo).
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
Plano de Comunicação. Diretrizes para a Operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante as eleições 2018.
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
PROFESSOR RICARDO FERREIRA
<espaço para figura> Opcional.
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
48ª Assembleia da ASSEMAE
Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jacareí/SP
Plano de Comunicação. Diretrizes para a Operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante as eleições 2018.
Dissertação Gustavo Volpi nº 15 Marina Saffran nº 26 1m2.
O Papel da Regulação na Melhoria da Gestão dos Serviços de Saneamento
ANÁLISE DE DADOS ESPACIAIS DAS DEPOSIÇÕES DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS, SÃO PAULO Walter Rubens Bolitto Carvalho Estudante.
Nome do autor – Instituição a que se vincula
Título Subtítulo (*Apresentação 15 min + 5 min perguntas)
TIPOS DE TRABALHO CIENTÍFICO
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
Mesa redonda 11 Efetividade da participação na política de saneamento básico: planejamento e controle social. Ernani Ciríaco de Miranda Diretor do Departamento.
TÍTULO DO TRABALHO Autor¹, Autor², Autor³, Autor4
TITULO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS E DISCUSSÃO
ERP - Enterprise Resource Planning
PROJETO DE PESQUISA.
Transcrição da apresentação:

Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon PROPOSTA DE INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS EM RELAÇÃO À PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA POTÁVEL E ESGOTO, CONFORME DIRETRIZES DA NBR ISO 24510:2012 Autoras: Gabriela da Cruz Evangelista Cali Laguna Achon

INTRODUÇÃO Saneamento básico: setor muito carente e deficitário. Necessidade de promover a gestão de qualidade. Lei 11.445/2007: agência reguladora. Regulação do setor no Brasil (ABAR, 2015): 50,7% dos municípios não possuem.

OBJETIVO Propor instrumento de avaliação da prestação de serviços de água potável e esgoto na visão do usuário, conforme NBR ISO 24510:2012.

MÉTODO CONSULTA A ESPECIALISTAS PROPOSTA DE QUESTIONÁRIO REVISÃO BIBLIOGRÁFICA PROPOSTA DE QUESTIONÁRIO ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DOS DADOS VERSÃO FINAL DO QUESTIONÁRIO PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO

RESULTADOS NBR ISO 24510:2012 “Atividades relacionadas aos serviços de água potável e de esgoto – Diretrizes para a avaliação e para a melhoria dos serviços prestados aos usuários”. Serviços Necessidades e expectativas dos usuários NBR ISO 24510:2012 Fonte: Adaptado de NBR ISO 24510:2012

Identificar os componentes do serviço prestado aos usuários Definir os objetivos para os serviços Aplicar diretrizes para satisfazer as necessidades e as expectativas dos usuários Definir os critérios de avaliação Definir os indicadores de desempenho Avaliação de desempenho x objetivos Planejar Desenvolver Checar Agir Fonte: Adaptado de NBR ISO 24510:2012

RESULTADOS NBR ISO 24510:2012 Elementos essenciais dos serviços: Acesso e prestação dos serviços; Gestão de contratos e faturamento; Promoção de um bom relacionamento com os usuários; Proteção do meio ambiente; Segurança e gestão de emergências. Recomenda efetiva participação do usuário na avaliação dos serviços.

RESULTADOS Questionário: Questões fechadas: Possibilita contato direto com a visão do usuário; Custos reduzidos; Pouca exigência de treinamento; Facilidade na análise dos dados. Questões fechadas: Menos cansativas e demoradas; Menos onerosas; Objetivas; Maior facilidade e agilidade no processamento e análise de dados. (GIL, 2008; MATTAR, 1994; NOGUEIRA, 2002; RIBEIRO, 2008; RICHARDSON, 2012)

RESULTADOS Proposta inicial de questionário: Perfil do entrevistado; Serviços de abastecimento de água potável; Serviços de coleta e tratamento de esgoto; Conta de água e esgoto; Obras em vias públicas relacionadas aos serviços de água e esgoto; Atendimento ao consumidor; Imagem da empresa. ARSESP (2012) e ADASA (2016). Objetivos dos serviços e critérios de avaliação – NBR ISO 24510:2012: adaptados. Diferença de modo de obtenção de dados.

RESULTADOS Consulta a especialista Média de relevância dado ao questionário: 2,43 2,46 Apenas 3 das 40 questões obtiveram nota média inferior a 2. Especialista A B Sexo Feminino Masculino Idade 67 anos 33 anos Nível de instrução / área de formação Superior / Engenharia Civil Doutorado / Hidráulica e saneamento Ocupação Engenheira / Diretora técnica Professor

RESULTADOS Consulta a especialista Observações feitas: Identificar bairro do respondente; Sugestão de incluir questão sobre retorno de esgoto em residência; Necessidade de reescrita de algumas questões.

RESULTADOS Pré-teste do questionário Respondente Tempo gasto (min) 1 9,14 2 5,09 3 4,78 4 4,91 5 5,23 6 7,05 7 6,48 8 7,01 9 5,45 10 4,97 MÉDIA 6,01 DESVIO PADRÃO 1,40 Pré-teste do questionário 14 abordagens e 10 respostas – 71,4%; Observações feitas: Adição do bairro em que reside no bloco “Perfil do entrevistado”; Necessidade de reescrita de algumas questões; Necessidade de tornar algumas questões dependentes da resposta afirmativa de outras. Questionário abrangente, interessante e relevante.

RESULTADOS Pré-teste do questionário Respondentes Questão 9/10 Não foram avisados com antecedência da falta de água por motivo que não fosse a falta de pagamento. 8/10 Insatisfeitos com as obras em vias públicas relacionadas aos serviços de água e esgoto, considerando o tempo do serviço, a qualidade, a sinalização de alerta, o serviço tapa-buraco e o transtorno causado. 7/10 Consideram conhecer pouco a concessionária dos serviços de água e esgoto. Não diriam que a concessionária se preocupa com o meio ambiente.

RESULTADOS – Versão final do questionário

CONCLUSÃO Apesar da NBR ISO 24510:2012 recomendar que a avaliação envolva de fato os usuários, os critérios e ID propostos pela norma requerem dados da prestadora; Proposta de questionário de satisfação: Efetiva e direta a participação do usuário; Abrange a maioria das diretrizes sugeridas pela norma, adaptadas para a aplicação ao usuário. Possibilidade de distinguir as principais e mais urgentes necessidades dos usuários, podendo direcionar a gestão dos serviços; Embasamento para futuros estudos e elaboração de questionários; Associação a ID; Aplicação do questionário em pesquisas de satisfação dos usuários dos serviços de água potável e esgoto.

OBRIGADA! Gabriela da Cruz Evangelista E-mail: gabrielacruz_@hotmail.com