EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
Advertisements

Câncer de mama O câncer de mama tem-se apresentado como o segundo mais freqüente tipo de câncer feminino, sendo a principal causa de morte por neoplasia.
Referências Bibliográficas: 1. Boos GL, Soares LF, Oliveira Filho GR. [Postoperative cognitive dysfunction: prevalence and associated factors.]. Rev Bras.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
Atividade física e Obesidade. A obesidade é uma doença caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de saúde.
POUCAS COISAS NA VIDA SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE A SAÚDE. (NAHAS, 2001) E POUCAS COISAS SÃO TÃO ESSENCIAIS PARA A SAÚDE E O BEM-ESTAR COMO O EXERCÍCIO.
Introdução ao Comportamento Organizacional
Práticas biomédicas II
O cenário O cenário
Relatório de Dados Prêmio 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO UNIFESP
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA / TURMA IV MELHORIA.
Modelos - IDC INTRODUÇÃO
Manoel Messias Santos Alves
Implante de stent no canal arterial como paliaçao inicial em cardiopatias canal-dependentes: Resultado inicial e seguimento Juliana Neves, Fabricio Pereira,
FISIOLOGIA DO EXERCICIO
Especializanda: Dra. Edelvis Morales Aguilar
Orientadora: Daniela Nunes
Resultados e discussão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Páscoa, M.A.1, Macedo, D.V.1, Lazarim,F.L.1, Brenzikofer, R.2
PROBABILIDADES.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE DIRIGENTES DESPORTIVOS CAPÍTULO 2 Planeamento
A.L. 1.0│Medição em Química.
Ginástica Aeróbica – a aula
EFEITO DA DESIDRATAÇÃO LEVE EM MENINAS ATLETAS DE GINASTICA RÍTMICA
VI SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FLORESTAIS
ROTINA DO CLIENTE Avaliação Prescrição individualizada
Planejamento de estratégias:
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DA GESTANTE
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Graziely Rodrigues ZANONI, Jeniffer Lubiana CAMPOS, Karine Jacon SARRO
Treinamento Aeróbico (HA) Treinamento de Força (HF)
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
Metodologia Científica
FALHAS NO MANEJO DE MEDICAMENTOS:
Exercício I: Série de Casos - Apresentação de Dados
Contexto Nacional mortes por causas do aparelho circulatório;
Estatística Descritiva
EFEITOS DO TREINAMENTO FÍSICO NA CAPACIDADE AERÓBICA EM IDOSOS
I Encontro de Licenciaturas da
QUALIDADE DE VIDA NO MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE – SC SEGUNDO A ESCALA DE QUALIDADE DE VIDA DE FLANAGAN. (Medicina) Rosemeri Maurici da Silva, Francine.
Tabelas de Consulta de IMC e IMC para Idade para Crianças e Adolescentes de 5-18 Anos de Idade, e Tabelas de Consulta de IMC para Adultos, Não Grávidas.
Tipos de estudos epidemiológicos
A.L. 1.0│Medição em Química.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
Método experimental.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
“PLANEJAMENTO E PREVENÇÃO À EMERGÊNCIA E ACIDENTES INDUSTRIAIS”
ATIVIDADE FÍSICA, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA
PSP 5703 Metodologia e Divulgação do Artigo Científico
Falhas no manejo de medicamentos:
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão
Falhas no manejo de medicamentos:
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
Cuidados Ao Recém-nascido De Alto Risco:
Mestrado Profissional em Física Médica
Projeto de Implantação da Gestão da Qualidade Total
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
NomeAutor1, NomeAutor2, NomeAutor3, NomeAutor4, NomeAutor5, NomeAutor6
. A partir desses 11 artigos, elaborou-se um protocolo de colostroterapia para RNMBP visando estimular o desenvolvimento UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Rede.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
TÍTULO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO : UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
Título: deve ser representativo de seu conteúdo, sem ser longo, devendo conter apenas as palavras essenciais. Autores: O primeiro autor é o principal (aluno),
. A partir desses 11 artigos, elaborou-se um protocolo de colostroterapia para RNMBP visando estimular o desenvolvimento UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Rede.
Análise e apresentação dos dados
NomeAutor1, NomeAutor2, NomeAutor3, NomeAutor4, NomeAutor5, NomeAutor6
O Impacto no custeio dos RPPS com a mudança na taxa de juros
Transcrição da apresentação:

EFEITO DO TREINAMENTO FÍSICO AERÓBICO AGUDO NA FREQUÊNCIA CARDÍACA DE REPOUSO EM IDOSOS. UM ESTUDO RANDOMIZADO E CONTROLADO Silvio L. Alabarse, Ricardo Asano Yukio, Hélio Coelho Júnior, Valdir A. Moises, Luiz Henrique Peruchi e Japy A. O. Filho alabarse.silvio@gmail.com Universidade Federal de São Paulo - Brasil Disciplina de Cardiologia INTRODUÇÃO O número de idosos no Brasil aumentou nas últimas décadas, exigindo ações para melhorar a qualidade de vida nesta população, o exercício físico é uma das estratégias para essa meta, no entanto existe uma relativa carência de conhecimentos sobre as respostas da frequência cardíaca em repouso (FCR) e treinamento físico em idosos. A FCR é um indicador de condição física, vinculada aos sistemas respiratório, cardiovascular e muscular. Verificamos o efeito do treino aeróbico na FCR em idosos. OBJETIVO Analisamos o efeito do treinamento físico aeróbico agudo na frequência cardíaca de repouso (FCR) em idosos. MÉTODO Estudo multicêntrico com idosos saudáveis, randomizados em dois grupos, treinamento (GT) e controle (GC). Previamente todos os voluntários tiveram a frequência cardíaca (FC) coletada no braço esquerdo em repouso fisiológico (3min) com o uso de um aparelho digital da marca GTECH®. O GT foi submetido a um treinamento com característica aeróbica em uma intensidade entre 50% a 75% da FCpico. atingida no teste de esforço físico máximo realizado previamente com uma frequência semanal de 3 vezes de caminhada contínua e tempo total de cada sessão contendo 30minutos, de acordo diretrizes do American College Sports Medicine (ACSM). O GC foi orientado em não participar de caminhadas sistematizadas. Após 3 meses os idosos do GT e do GC participaram de uma segunda análise da FC. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de São Paulo. Utilizamos como nível de significância p ≤ 0,05. RESULTADOS TABELA 1: Características de base dos grupos (38 casos) Grupo treinamento Grupo Controle Variáveis Valores (média e desvio) Idade (anos) 68,6 (±4,6) 69,0 (±5,4) Peso (Kg) 72,8 (±15,5) 77,6 (±14,1) Estatura (cm) 1,57(±0,1) 1,59(±0,1) IMC (Kg/m2) 30,8 (±4,1) 30,8 (±4,4) FIGURA 1. Valores médios referentes a frequência cardíaca de repouso * # * p = 0,91 (∆% 0,3) / # p = 0,48 (∆% 3,3) CONCLUSÃO O treinamento físico aeróbico em curto prazo com três meses de duração, não alterou a frequência cardíaca de repouso nos pacientes analisados, sugerimos um maior tempo de treino para que ocorra uma possível resposta diminuída na frequência cardíaca em idosos. APOIO