da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo Departamento de Cooperativismo e Associativismo.
Advertisements

Conjuntura Internacional em Seguridade Social Aspectos a serem considerados.
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Brasília 24 de agosto de Fonte: IBGE, Censo Demográfico. Elaboração: SESEP/MDS. % da População em Pobreza Extrema: Brasil
PARCERIA ENTRE O GOVERNO FEDERAL E OS GOVERNOS ESTADUAIS PARA PROMOVER A INCLUSÃO DIGITAL REUNIÃO NACIONAL DO CONSECTI Brasília, 24 de maio de 2012 Ministério.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
Reunião Conselho COEP – 01/07/2011 Presidência da República Secretaria-Geral.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre Apresentação do Projeto Rede NIT-CE Luiz Eduardo S. Tavares UECE/PROPLAN/NIT SECITECE.
I ENCONTRO DE GESTÃO DE DOCUMENTOS, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA DO GDF Brasília –DF, agosto de 2016.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
COMISSÃO DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DO SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, COMUNICAÇÃO E INFORMÁTICA DA CÂMARA.
Seminário de desenvolvimento regional dos gestores do Sebrae.
I - firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas; Lei nº /05.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
PRESTAÇÃO DE CONTAS / 2016 GT PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA MUNICIPAL DE APOIO SOCIOEDUCATIVO EM MEIO ABERTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
Internacionalização e Comércio Exterior de Serviços
PROJETO ELO PROJETO DOM HELDER CAMARA
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Atuação da ANATER Assistência técnica ao produtor rural em todas as etapas da produção. Atuação integrada com a Embrapa para a transferência de tecnologia.
COMPETITIVIDADE SISTÊMICA E O AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Campinas – SP, 19 de Junho de 2017.
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Direito da Infância e da Adolescência
INSTITUTO COOPERA INSTITUTO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES NA PEQUENA MINERAÇÃO CNPJ /
Letícia de Arruda Monteiro Albuquerque
REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS no ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Política e Gestão em EAD
Identidade Institucional no IFCE
REDE INTERNACIONAL PARA AS PME INTERNATIONAL NETWORK FOR SMEs
Curso Técnico em Agronegócio Comercio Exterior
Cultura e Interação Social Antônio Floriano Pesaro
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Tráfico Humano. Aulão de redação. ENEM
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Objetivos: Promover o diálogo e a avaliação das políticas de educação e aprendizagem de jovens e adultos; Definir as principais diretrizes da educação.
“Consolidação de parcerias para inclusão produtiva segura e viável”
PROJETO DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO COMUNITÁRIA
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
PROEN - IFPA Elinilze Guedes Teodoro
UNASUL.
Plano Nacional de Cultura
Projeto de Reengenharia da Polícia Civil
REPÚBLICA DE ANGOLA MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DIRECÇÃO NACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS ESTRATÉGIA NACIONAL SOBRE ENERGIAS RENOVÁVEIS Livro Azul.
Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL 27 a 30 de junho de 2010 Brasília - DF Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde 206ª Reunião.
Plano Nacional de Turismo e Estrutura do Ministério do Turismo.
Orçamento Participativo das Escolas
Projeto Integrador 2017/1 Tema central Saneamento.
Peru Equador Argentina Colômbia + Chile e Brasil
TEMA: CIDADANIA E MEIO AMBIENTE 1º ano do Ensino Médio Disciplina: Geografia.
Espaço Agrário Mundial
Fundamentos de Comércio Exterior
GESTÃO MUNICIPAL AMBIENTAL
SESSÃO REGIONAL DO AMBIENTE
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
TERRITÓRIO DE INTERESSE DA CULTURA E PAISSAGEM
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
BANCO DE PREÇOS EM SAÚDE – BPS 12ª Reunião CT/BPS
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Comitê Regional de Erradicação do Comércio Irregular de GLP
Importância da Avaliação de Resultado no Âmbito do Marco Legal de CT&I
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
13ª Conferência Municipal de Meio Ambiente 24 de novembro de 2018 Local: Câmara Municipal de Ipatinga Horário: 08h30 (É indispensável a presença de todos.
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO - PRPPI
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  O IBGE é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.  É o responsável pelos levantamentos e.
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL 39ª Sessão Plenária da Reunião Especializada das Cooperativas do MERCOSUL Uruguai - Montevidéu

Informes 1 – ESTATUTO DAS COOPERATIVAS DO MERCOSUL   Atendendo ao disposto no Decreto MERCOSUL/CMC/DEC. N° 54/15, em seu art.2°, de que a incorporação do Estatuto deverá ser feita por todos os Estados-Partes antes de 30 de junho de 2016, O DENACOOP elaborou uma nota técnica sobre o normativo e encaminhou à Consultoria Jurídica do MAPA, em meados de fevereiro deste ano, para análise e medidas cabíveis quanto à internalização da norma no ordenamento jurídico. O processo ainda está em análise, sendo acompanhado pelo DENACOOP.

Informes 2 – REUNIÃO NO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES   Em fevereiro, o DENACOOP participou de reunião com representantes do Ministério das Relações Exteriores, na ocasião estiveram presentes todos os representantes dos fóruns do Governo Federal no Mercosul. A reunião teve o objetivo de promover o alinhamento de informações entre as diversas áreas do Governo Federal responsáveis por temas sociais e cidadãos do MERCOSUL.

Cabem destaque: Complementação e Articulação MERCOSUL – UNASUL   Abordou-se a diferença de atuação nos dois Blocos. Ambos constituem mecanismos da integração sul-americana, porém o MERCOSUL é um projeto de inserção internacional plena (econômico-social-político), enquanto a UNASUL é um instrumento para avançar nos interesses sul-americanos, não devendo haver sobreposição entre eles. Alusão aos 25 Anos do Mercosul Destaque para o aniversário do Mercosul. Plano Estratégico de Ação Social do MERCOSUL (PEAS) e Estatuto da Cidadania Para este ano, há intenção de avançar nas matérias, para tanto, foi indicado que os fóruns realizem um estudo a fim de analisar o cumprimento dos objetivos de ambos os planos.

Informes 3 – NOVA ESTRUTURA REGIMENTAL DO MAPA   Publicação do Decreto n° 8.701, de 31 de março de 2016 que aprova a nova Estrutura Regimental do MAPA. O DENACOOP nesta nova configuração fará parte da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e Cooperativismo, atendendo como Coordenação-Geral do Departamento de Integração e Mobilidade Social. O Decreto entra em vigor no próximo dia 26 de abril.

Informes BOAS PRÁTICAS PARA A GESTÃO COOPERATIVA   Apresentação do Plano Estratégico 2016-2018, denominado “ Plano Coopera Agro Brasil”, que define as linhas estratégicas de atuação do DENACOOP e intensifica o desenvolvimento do cooperativismo e do associativismo de forma integrada e sustentável, contribuindo para sua consolidação como referência de modelo socioeconômico.

Plano Coopera AGRO Brasil

Plano Coopera AGRO Brasil O Plano apresenta 04 (quatro) grandes Programas distintos: 1 – PROCOOPJOVEM Promover ações articuladas de estímulo e promoção do cooperativismo para a juventude, visando a geração de renda, a formação cidadã, o desenvolvimento de boas práticas rurais, a oportunidade de discutir políticas públicas e, sobretudo, o acesso à tecnologia social que incentivará o jovem a permanecer no campo.

Plano Coopera AGRO Brasil 2 – COOPERGÊNERO O Programa Gênero e Cooperativismo - CooperGênero é uma linha efetiva do DENACOOP, criada pela portaria ministerial nº 156/2004. O CooperGênero colabora para a eficácia do desenvolvimento econômico sustentável e para a equidade social do cooperativismo. Este programa prima pela busca da igualdade de gênero, como incentivo ao aumento da participação feminina nas cooperativas e associações rurais.

Plano Coopera AGRO Brasil 2 – INTERCOOPERAR Estimular o fortalecimento de alianças estratégicas entre as cooperativas, associações rurais e entes públicos e privados, em regiões de pequenos e médios produtores, com ênfase na produção sustentável e na melhoria de comercialização dos produtos cooperativados no Brasil e no exterior. A Reunião Especializada de Cooperativas do MERCOSUL – RECM é uma das ações do programa.

Plano Coopera AGRO Brasil 4 – COOPERAMBIENTAL Promover a capacidade gerencial e técnica das cooperativas e associações de pescadores na conscientização da responsabilidade ambiental. Atuar na educação da recuperação das nascentes e de matas ciliares de córregos e rios dentro e nas cercanias das propriedades cooperativadas. O Programa CooperAmbiental é uma inovação visando o desenvolvimento de práticas de produção e serviço menos impactantes ao meio ambiente, principalmente nas pequenas propriedades rurais.

SISTEMAS DE SUPERVISÃO E FISCALIZAÇÃO   O MAPA fiscaliza e supervisiona os projetos que estão em execução por meio do trabalho desenvolvido pelas Superintendências Federais de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SFAs.

SITUAÇÃO DOS SISTEMAS TRIBUTÁRIOS COM RELAÇÃO ÀS COOPERATIVAS   Quanto ao aspecto tributário o MAPA manifesta-se quando solicitado na análise de projetos de lei (PLs) e presta apoio às cooperativas nesse sentido, ao participar de reuniões para discussão dos projetos de lei (PLs).