Elementos de máquinas II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Optativa Cabeamento estruturado e fibras ópticas Aula 8: Práticas de instalação Prof. Diovani Milhorim.
Advertisements

Mecânica dos Materiais 2
Estruturas Hipoestáticas, Isostática, e Hiperestáticas
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 7 – Lei de Hooke para casos especiais.
CAP. 11 Movimento Circular Uniforme. Período e Frequência.
Exercícios Cap. 8 Falha Qual a tensão máxima na extremidade de uma trinca que possui um raio de curvatura de 2,5x10 -4 mm e um comprimento de trinca.
LIVRO 3 - CAPÍTULO 4 – PARTE 1 DINÂMICA IMPULSIVA.
1) Defina sequências numéricas.
Introdução e Conceitos.
PROJETO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS
9. Acessórios (suportes)
Medições – parte I: Precisão.
Elementos de máquinas II
Elementos de máquinas II
Cap.4 - Ligações de peças estruturais
Capítulo 4 Equação de energia para regime permanente.
Elementos de máquinas II
Carregamentos Combinados (Projeto de Eixos e Árvores Contra Fadiga)
Elementos de máquinas II
Elementos de transmissão flexíveis
Elementos de máquinas II
ESTATÍSTICA AULA 11 Modelos probabilísticos mais comuns – Unidade 7
Sistemas de Controlo: Realimentação
Resistência dos Materiais
pROFEssor: jean vilela
ESTATÍSTICA . SÍNTESE DO 10.º ANO . RELAÇÕES BIDIMENSIONAIS (11.º ANO)
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Energia e Tipos de energia
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
Revisão Aula 10 Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
Prof. Wellington Franco
Tubo de Paredes Espessas e Auto-Fretagem
A.L. 1.0│Medição em Química.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
ALGEBRA LINEAR AUTOVALORES E AUTOVETORES Prof. Ademilson
Marília Ferreira Tavares
DIMENSIONAMENTO DE MURO DE ARRIMO
Exercícios Cap. 8 Falha.
Técnicas para reforço de estruturas
Endereçamento IP.
Ondas.
Sérgio Luiz Manenti Influência de parâmetros computacionais e comportamento de descarga não-linear em simulação de retorno elástico “SPRINGBACK” Professor:
Método Simplex Montar um dicionário inicial
Capítulo 04: Condução Multidimensional em Regime Permanente
Msc. Eng. Rafael Queiroz Engenheiro Civil
A.L. 1.0│Medição em Química.
Aula 07 – Matemática II – Agronomia Prof. Danilene Donin Berticelli
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
Conversão de Energia (Teorema do Trabalho – Energia Cinética)
Utilidade Tradução: Sergio Da Silva
RAZÃO E PROPORÇÃO (Aula 3)
Redes - Cabeamento Marcelo Laffranchi.
Função polinomial do 2ograu
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
INF 1771 – Inteligência Artificial
Mestrado Profissional em Física Médica
Profa. Andréia Adami Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Universidade de São Paulo LCE0211 – Estatística Geral Profa.
INTRODUÇÃO À.
Desenho Aplicado à Automação e Controle
Aula 4 de hidráulica II –determinação do diâmetro exato do rotor
PROJETO FATORIAL 23 Considere que três fatores A, B e C, cada um em dois níveis O projeto experimental é denominado projeto fatorial 23 Oito combinações.
Precipitação Média sobre uma Bacia Hidrográfica
CASA DE MÁQUINA COM UMA BOMBA OPERANDO
Tratamentos silviculturais - Desbaste
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
Cálculo Numérico Aula 3 – Arredondamento e Operações /04/2014
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
MATEMÁTICA.
MATEMÁTICA.
Transcrição da apresentação:

Elementos de máquinas II Aula 05 – Tipos de engrenamentos Prof. Walter Antonio Kapp, Dr. Eng.

Assunto desta Aula Tipos de engrenamento: Zero Vê-Zero Vê Esta nota de aula foi baseada no capítulo 6 da apostila de Elementos de máquinas II – EMC 5332 – da graduação em Eng. Mecânica da UFSC, Elaborada pelo professor Acires Dias

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Zero: Sem deslocamento de perfil: 𝑎′= 𝑧1+𝑧2 2 ∗𝑚 x1=x2=0 a’=a m‘=m

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Zero: Vantagens: Possibilidade de fabricação das engrenagens com fresas módulo e todos os outros processos de fabricação, além dos métodos de geração (já que não possui deslocamento de perfil); As engrenagens zero são facilmente intercambiáveis.

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Zero: Desvantagens: Com a utilização do engrenamento zero, não é possível a obtenção de qualquer distância entre centros pré fixada. Pois a = m.zm, o módulo é um parâmetro normalizado e zm deve atender a uma certa relação de transmissão do projeto; Os dentes de pinhões com z < zmn, fabricados por processos de geração, sofrem recorte, consequentemente são menos resistentes do que os dentes da coroa correspondente; Quando forem fabricados por outros processos que não sejam de geração, haverá problemas de interferência quando entrarem em operação.

Tipos de Engrenamentos EXERCÍCIOS PARA ENGRENAMENTO ZERO Dado um par de engrenagens com módulo m=2mm, número de dentes do pinhão z1=21, número de dentes da coroa z2=63mm, ângulo de pressãoα=20°, folga no fundo do dente c=0,25*m, determinar: A distância entre centros; Diâmetros de adendo; Diâmetro de dedendo; Espessura do dente no cilindro primitivo; Espessura no diâmetro de base; Espessura no diâmetro de adendo; Razão de condução 2) Exercícios do capítulo 13 (do 13.1 até o 13.8) do livro do Shigley.

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Com deslocamento de perfil: 𝑎′= 𝑧1+𝑧2 2 ∗𝑚 x1=-x2 a’=a m‘=m Objetivo: Eliminar o recorte no pé do dente para evitar a fadiga

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Espessura do dente: No pinhão: Na coroa: Os deslocamento são complementares de forma que não se altera o passo nem o módulo

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Os raios:

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Os diâmetros: 𝑥1=−𝑥2; ∅1 𝑎 =∅1+2∙𝑚 1+𝑥1 ; ∅2 𝑎 =∅2+2∙𝑚 1+𝑥2 ; ∅1 𝑑 =∅1−2∙𝑚 1+𝑐−𝑥1 ; ∅2 𝑑 =∅2−2∙𝑚 1+𝑐−𝑥2 .

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Vantagens: Pinhões com z < zmín a serem fabricados por processos de geração com deslocamento de perfil positivo, não terão recorte no pé do dente; Este tipo de engrenamento pode substituir com vantagem um engrenamento zero que opere com problemas, ex.:fratura por fadiga de flexão no pé do dente. Isto pode ser feito porque a’= a, ou seja, não há alteração da distância entre os centros. Elimina o adelgaçamento no pé do dente da engrenagem com z<zmin.

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Desvantagens: As engrenagens constituintes do engrenamento só podem ser fabricadas por processos de geração (pois possuem deslocamento de perfil); Com a utilização de engrenagens de dentes retos, não é possível a obtenção de qualquer distância entre centros que seja pré-fixada, pois a’= a = m.zm; Perde a intercambialidade.

Tipos de Engrenamentos EXERCÍCIOS PARA ENGRENAMENTO VÊ-ZERO Dado um par de engrenagens, fabricadas pelo processo de geração, com módulo 5 mm, número de dentes do pinhão z1=13, número de dentes da coroa z2=63, ângulo de pressão α=20°, folga no fundo do dente c=0,167*m. Deve-se eliminar o recorte no fundo do dente do pinhão e garantir a’=a, determinar: A distância entre centros de operação e a hipotética de fabricação; Os diâmetro de adendo e de dedendo para pinhão e coroa; As espessuras de dos dentes no diâmetro primitivo e no diâmetro de adendo; A razão de condução.

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: Com deslocamento de perfil: X1 + x2  0 Lo= linha de referência da cremalheira geradora L1= linha primitiva de geração do pinhão L2= linha primitiva de geração da coroa Objetivo: Eliminar o recorte no pé do dente para evitar a fadiga; Variar a distância entre centros

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: Com deslocamento de perfil: X1 + x2  0 Lo= linha de referência da cremalheira geradora L1= linha primitiva de geração do pinhão L2= linha primitiva de geração da coroa Objetivo: Eliminar o recorte no pé do dente para evitar a fadiga; Variar a distância entre centros

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: Espessura do dente: No pinhão: Na coroa: Os deslocamento não são complementares de forma que:

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: Espessura do dente de operação: No pinhão: Na coroa: Módulo de operação Diâmetros primitivos: No pinhão: Na coroa: Relação de transmissão: Não se altera.

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: Para que os passos sejam compatíveis encontramos o ângulo de contato α’ na operação: Para a identidade seja verificada a parte da equação após o  deve ser igual a zero: De onde chega-se a equação fundamental do engrenamento VÊ:

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: A distância entre centros: Fator de deslocamento de centro para o engrenamento VÊ: As alturas dos dentes Engrenamento Vê: Os diâmetros: 𝑥1+𝑥2≠0; ∅1 𝑎 =∅1+2∙𝑚 1−𝑥2+𝑦 ; ∅2 𝑎 =∅2+2∙𝑚 1−𝑥1+𝑦 ; ∅1 𝑑 =∅1−2∙𝑚 1+𝑐−𝑥1 ; ∅2 𝑑 =∅2−2∙𝑚 1+𝑐−𝑥2 .

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê: A espessura da ponta dos dentes: Pinhão: Coroa: Ângulo de contato no diâmetro de adendo: Pinhão Coroa: A razão de condução:

Tipos de Engrenamentos Engrenamento Vê-Zero: Vantagens: Permite variação contínua da distância entre centros; Evita ao recorte no pé do dentes; Permite aperfeiçoar o projeto em função da: Capacidade de carga mantendo compactação; Privilegiar a razão de condução para obter mínima vibração e ruído. Desvantagem: Ao menos uma das engrenagens, normalmente o pinhão deverá ser fabricado por geração, isto impacta em custos e intercambialidade.

Exercícios 1- Precisamos de um engrenamento com relação de transmissão de no mínimo 2,6. Considerando um dente módulo 2 em função dos esforços na transmissão. Considerando que podemos ter no máximo uma distância entre centros de 50 mm, Determinar: a) Escolher o coeficiente de deslocamento de perfil para redução da distância entre centros. b) Os número de dentes das engrenagens para a menor distância entre centros; c) O ângulo de pressão de operação - α’; d) A distância entre centros, sem aumentar a folga entre dentes. e) Os diâmetro de adendo das engrenagens d) A razão de condução

Tarefa desafio: Dado um variador de velocidade com três pares de engrenagem e as seguintes restrições: Par 1: i1=1,7 Par 2: i2=2,8 Par 3: i3=3,0 Distância entre centros a=100mm Módulo recomendável m=2mm Determinar: O número de dentes para as engrenagens conjugadas; Os deslocamentos de perfis quando for necessário.