A VOLTA DA MÚSICA ÀS ESCOLAS O QUE FAZER? Berenice de Almeida Outubro/2010
Lei 11.769 Aprovada em 18 de agosto de 2008. Determina que : “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” ( componente este da área de Artes )
educação musical nas escolas Brasil: década 70 Educação Artística: em substituição às disciplinas artes industriais, música e desenho Currículo escolar do 1º e 2º graus: foi instituída como atividade obrigatória da área de comunicação e expressão, a qual trabalharia as linguagens plástica, musical e cênica A substituição da educação musical nas escolas
educação musical nas escolas Brasil: década 70 e 80 Em tese: sintonia com as ideias educacionais do século XX Na prática, equívoco entre: integração de linguagens e polivalência experimentação e falta de planejamento livre expressão e “vale-tudo” A substituição da educação musical nas escolas
educação musical nas escolas Brasil: década 70 e 80 A polivalência do professor de educação artística Formação insuficiente para uma atuação múltipla Salas específicas Material didático Instrumentos musicais Ambiente acústico adequado A substituição da educação musical nas escolas
Mudança em relação ao ensino Brasil: década 90 Mudança em relação ao ensino da área de artes Questionamento sobre a polivalência do professor de educação artística LDB nº 9.394 de 1996, Art. 26 § 2º: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos Reconhecimento de Artes como área curricular
Parâmetros Curriculares Nacionais - 1997 Brasil: década 90 Parâmetros Curriculares Nacionais - 1997 Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte ( como área curricular ) tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.
Lei 11.769 Aprovada em 18 de agosto de 2008. Determina que : “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” ( componente este da área de Artes )
2010 e a Lei 11.769 Uma ampla reflexão e ações governamentais planejadas, consistentes e contínuas para a implantação da educação musical em dimensão nacional.
Que música queremos?
Impressões da Escuta Música 1 Música 2
Impressões da Escuta Música 3 Música 4
Impressões da Escuta Música 5 Música 6
Impressões da Escuta Música 7 Música 8
Impressões da Escuta Música 9 Música 10
Imagens e Sons Imagem A
Imagens e Sons Imagem B
Imagens e Sons Imagem C
Imagens e Sons Imagem D
Imagens e Sons Imagem E
Imagens e Sons Imagem F
Imagens e Sons Imagem G
Imagens e Sons Imagem H
Imagens e Sons Imagem I
Imagens e Sons Imagem J
Checagem das Músicas e Imagens 1 E - Jongo 2 G - Bumba-meu-boi 3 A - Moda de Viola 4 I - Banda de Pífanos 5 H - Samba antigo 6 D - Maracatu 7 J - Fandango 8 C - Chorinho 9 B - Carimbó 10F - Samba Enredo
RIQUEZA DE MANIFESTAÇÕES MUSICAIS BRASIL RIQUEZA DE MANIFESTAÇÕES MUSICAIS
Muitas músicas Muitas imagens
Muitas outras músicas e imagens
Muitas outras músicas e imagens
Muitas outras músicas e imagens
Muitas outras músicas e imagens
Muitas outras músicas e imagens
Muitas outras músicas e imagens
As consagradas vozes femininas da MPB
As vozes femininas da MPB
BRASIL RIQUEZA DE MANIFESTAÇÕES MUSICAIS Precisamos aproximar as crianças desse universo de ritmos, melodias, danças e histórias, criando estímulos para que a música se integre ao cotidiano, ao repertório e à formação de crianças e professores.
A MÚSICA DO OUTRO: PORTAS QUE SE ABREM Quando ouvimos, cantamos ou tocamos música de “outras terras”, estamos abrindo portas para muitos outros mundos, ampliando o mundo sonoro das crianças e sua percepção de mundo. ”.
PORTAS QUE SE ABREM Aproximar as crianças da diversidade musical brasileira ao lado das muitas músicas do mundo pode ser a semente de um ouvinte adulto “aberto”. Desenvolver uma relação com a música livre de preconceitos possibilita uma atitude baseada em critérios de escolha próprios e não moldada em padrões musicais impostos pelas várias mídias da atualidade. ”.
A música e a criança A música é um jogo to play Spielen jouer “A música é um jogo expressivo com sons e silêncios, no tempo e no espaço” ( Teca Alencar de Brito, ) A atitude lúdica de um professor é fundamental em um processo de aprendizado musical.
A música e a criança A música é um jogo to play Spielen jouer Pensar a música como um jogo que tem regras e que se estrutura a partir dos sons e silêncios pode ajudar a desmitificar essa linguagem um tanto abstrata. Sem dúvida, a música se esvai no tempo. Não podemos tocá-la com as mãos como fazemos com uma escultura; ela entra por nossos ouvidos, provoca sensações e depois se cala, deixando lembranças.
A música e a criança to play Spielen jouer O Brincar: gerador de outras atividades afins dentro de um processo de construção de conhecimento musical
Princípios norteadores to play Spielen jouer O fazer musical : disparador de temas para reflexão e conscientização de elementos dessa linguagem.
Princípios norteadores Criação e Interpretação to play Spielen jouer Ouvir Cantar Tocar Pensar
Eu vou te cutucá, neném, te cutucá MAGIA DAS MÃOS TI CUTUCÁ Paulo Tatit CD Meu Neném, 2002 Eu vou te cutucá, neném, te cutucá
Parâmetro sonoro: ALTURA TOCANDO PIPÓ Parâmetro sonoro: ALTURA Alguns caminhos: Dissociar INTENSIDADE de ALTURA Perceber determinadas noções de acústica Evidenciar os contrastes Brincar com movimentos sonoros ascendentes e descendentes Diminuir, aos poucos, os intervalos entre os sons de alturas diferentes
TOCANDO PIPÓ Parâmetro sonoro: ALTURA Alguns caminhos: Perceber a relatividade da ALTURA entre os diversos sons Perceber e classificar objetos e instrumentos musicais de acordo com o parâmetro ALTURA Variações da brincadeira sugerida no livro do aluno Sugestões de outras brincadeiras para desenvolver a percepção da ALTURA
YAYÈ BOBO IÁ BOBO DIUNGUN BERE UMUAIÁ DIUNGUN BERE MULE IAI NO Música africana – Guiné e Senegal Língua sousou Transcrição fonética IÁ BOBO DIUNGUN BERE UMUAIÁ DIUNGUN BERE MULE IAI NO
YAYÈ BOBO Música africana Alguns caminhos: Cantar em uma língua diferente Multiculturalismo Polirritmia Contextualização