A VOLTA DA MÚSICA ÀS ESCOLAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Reunião Ordinária do Consed 2011 – Canela/RS, 1º de julho de 2011
Advertisements

OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
OU ? ? ? ?. TIC Professor Conteúdos Alunos A tecnologia na educação deve se integrar ao currículo na forma de uma ferramenta multidisciplinar, constituindo-se.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Jornada Pedagógica – POIE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
A Educação Mediada pela Tecnologia
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Exemplo de organização para o Plano de Trabalho Docente em Arte.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Manhã
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 3 Tarde
PORTIFÓLIO VIRTUAL Grupo 4 Tarde
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Rede Municipal de Educação
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O EDUCAÇÃO INFANTIL
PORTIFÓLIO VIRTUAL MÚSICA
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
Metodologia do Ensino de Arte
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
A Importância da musicalização
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MÚSICA.
ENSINO MÉDIO INOVADOR ARTE – PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS e ARTE - CINEMA E VÍDEO O ARTIGO 26 DA LDB 9394/96 NO SEU PARÁGRAFO SEGUNDO MENCIONA QUE “O ENSINO.
PROJETO MÚSICA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Breve introdução ao estudo da Arte.
Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul SEMINARIO INTERNACIONAL DA BASE NACIONAL COMUM Base Nacional Comum (BNC): O que podemos apreender.
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Atividade complementar 04
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Base nacional comum curricular
As sensações através da música
Disciplina de Arte.
Panorama do ensino musical O ensino musical no Brasil.
Componente Curricular Arte
A NÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UTILIZADO POR PROFESSORES DE PIANO, DIRECIONADO AO ENSINO DE CRIANÇAS. Utilização da música popular brasileira no ensino.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Zoltan Kodály. Nasceu na Hungria em 1882 Nasceu na Hungria em 1882 Nacionalista: carregou a tarefa de reconstrução da música cultural húngara. Nacionalista:
Por Josiane da Conceição Paulo
Transcrição da apresentação:

A VOLTA DA MÚSICA ÀS ESCOLAS O QUE FAZER? Berenice de Almeida Outubro/2010

Lei 11.769 Aprovada em 18 de agosto de 2008. Determina que : “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” ( componente este da área de Artes )

educação musical nas escolas Brasil: década 70 Educação Artística: em substituição às disciplinas artes industriais, música e desenho Currículo escolar do 1º e 2º graus: foi instituída como atividade obrigatória da área de comunicação e expressão, a qual trabalharia as linguagens plástica, musical e cênica A substituição da educação musical nas escolas

educação musical nas escolas Brasil: década 70 e 80 Em tese: sintonia com as ideias educacionais do século XX Na prática, equívoco entre: integração de linguagens e polivalência experimentação e falta de planejamento livre expressão e “vale-tudo” A substituição da educação musical nas escolas

educação musical nas escolas Brasil: década 70 e 80 A polivalência do professor de educação artística Formação insuficiente para uma atuação múltipla Salas específicas Material didático Instrumentos musicais Ambiente acústico adequado A substituição da educação musical nas escolas

Mudança em relação ao ensino Brasil: década 90 Mudança em relação ao ensino da área de artes Questionamento sobre a polivalência do professor de educação artística LDB nº 9.394 de 1996, Art. 26 § 2º: “O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos Reconhecimento de Artes como área curricular

Parâmetros Curriculares Nacionais - 1997 Brasil: década 90 Parâmetros Curriculares Nacionais - 1997 Na proposta geral dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte ( como área curricular ) tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades.

Lei 11.769 Aprovada em 18 de agosto de 2008. Determina que : “A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo.” ( componente este da área de Artes )

2010 e a Lei 11.769 Uma ampla reflexão e ações governamentais planejadas, consistentes e contínuas para a implantação da educação musical em dimensão nacional.

Que música queremos?

Impressões da Escuta Música 1 Música 2

Impressões da Escuta Música 3 Música 4

Impressões da Escuta Música 5 Música 6

Impressões da Escuta Música 7 Música 8

Impressões da Escuta Música 9 Música 10

Imagens e Sons Imagem A

Imagens e Sons Imagem B

Imagens e Sons Imagem C

Imagens e Sons Imagem D

Imagens e Sons Imagem E

Imagens e Sons Imagem F

Imagens e Sons Imagem G

Imagens e Sons Imagem H

Imagens e Sons Imagem I

Imagens e Sons Imagem J

Checagem das Músicas e Imagens 1 E - Jongo 2 G - Bumba-meu-boi 3 A - Moda de Viola 4 I - Banda de Pífanos 5 H - Samba antigo 6 D - Maracatu 7 J - Fandango 8 C - Chorinho 9 B - Carimbó 10F - Samba Enredo

RIQUEZA DE MANIFESTAÇÕES MUSICAIS BRASIL RIQUEZA DE MANIFESTAÇÕES MUSICAIS

Muitas músicas Muitas imagens

Muitas outras músicas e imagens

Muitas outras músicas e imagens

Muitas outras músicas e imagens

Muitas outras músicas e imagens

Muitas outras músicas e imagens

Muitas outras músicas e imagens

As consagradas vozes femininas da MPB

As vozes femininas da MPB

BRASIL RIQUEZA DE MANIFESTAÇÕES MUSICAIS Precisamos aproximar as crianças desse universo de ritmos, melodias, danças e histórias, criando estímulos para que a música se integre ao cotidiano, ao repertório e à formação de crianças e professores.

A MÚSICA DO OUTRO: PORTAS QUE SE ABREM Quando ouvimos, cantamos ou tocamos música de “outras terras”, estamos abrindo portas para muitos outros mundos, ampliando o mundo sonoro das crianças e sua percepção de mundo. ”.

PORTAS QUE SE ABREM Aproximar as crianças da diversidade musical brasileira ao lado das muitas músicas do mundo pode ser a semente de um ouvinte adulto “aberto”. Desenvolver uma relação com a música livre de preconceitos possibilita uma atitude baseada em critérios de escolha próprios e não moldada em padrões musicais impostos pelas várias mídias da atualidade. ”.

A música e a criança A música é um jogo to play Spielen jouer “A música é um jogo expressivo com sons e silêncios, no tempo e no espaço” ( Teca Alencar de Brito, ) A atitude lúdica de um professor é fundamental em um processo de aprendizado musical.

A música e a criança A música é um jogo to play Spielen jouer Pensar a música como um jogo que tem regras e que se estrutura a partir dos sons e silêncios pode ajudar a desmitificar essa linguagem um tanto abstrata. Sem dúvida, a música se esvai no tempo. Não podemos tocá-la com as mãos como fazemos com uma escultura; ela entra por nossos ouvidos, provoca sensações e depois se cala, deixando lembranças.

A música e a criança to play Spielen jouer O Brincar: gerador de outras atividades afins dentro de um processo de construção de conhecimento musical

Princípios norteadores to play Spielen jouer O fazer musical : disparador de temas para reflexão e conscientização de elementos dessa linguagem.

Princípios norteadores Criação e Interpretação to play Spielen jouer Ouvir Cantar Tocar Pensar

Eu vou te cutucá, neném, te cutucá MAGIA DAS MÃOS TI CUTUCÁ Paulo Tatit CD Meu Neném, 2002 Eu vou te cutucá, neném, te cutucá

Parâmetro sonoro: ALTURA TOCANDO PIPÓ Parâmetro sonoro: ALTURA Alguns caminhos: Dissociar INTENSIDADE de ALTURA Perceber determinadas noções de acústica Evidenciar os contrastes Brincar com movimentos sonoros ascendentes e descendentes Diminuir, aos poucos, os intervalos entre os sons de alturas diferentes

TOCANDO PIPÓ Parâmetro sonoro: ALTURA Alguns caminhos: Perceber a relatividade da ALTURA entre os diversos sons Perceber e classificar objetos e instrumentos musicais de acordo com o parâmetro ALTURA Variações da brincadeira sugerida no livro do aluno Sugestões de outras brincadeiras para desenvolver a percepção da ALTURA

YAYÈ BOBO IÁ BOBO DIUNGUN BERE UMUAIÁ DIUNGUN BERE MULE IAI NO Música africana – Guiné e Senegal Língua sousou Transcrição fonética IÁ BOBO DIUNGUN BERE UMUAIÁ DIUNGUN BERE MULE IAI NO

YAYÈ BOBO Música africana Alguns caminhos: Cantar em uma língua diferente Multiculturalismo Polirritmia Contextualização