PAUL FEYERABEND: “CONTRA O MÉTODO”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Advertisements

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
José Luis Michinel Eliane Santos Souza
A visão Grega da Ciência
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
MÉTODO CIENTÍFICO.
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Serão os valores morais universais?
4 Crítica ao método ou paradigmas e programas de pesquisa.
COLÉGIO MODERNO Profa Maísa C. Lopes Eixo Temático I:
BEM-VINDO À DISCIPLINA
IMRE LAKATOS Nomes: Nºs: Série: Ana 3 2 D Antonio 4 2 D Bruno 6 2 D
Paul Karl Feyerabend.
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS THOMAS S. KUHN
O ANARQUISMO METODOLÓGICO DE PAUL FEYERABEND
Epistemologia (...) ou teoria do conhecimento (do grego [episteme], ciência, conhecimento; logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas.
Conhecimentos e Atitudes
Filosofia / Silenciais
Ciência e Conhecimento científico
A natureza do conhecimento científico
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
Introdução à Sociologia
A prática da virtude Prof.ª Andréa Cristina Filosofia
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Introdução a Biologia Prof. Sanvido.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Aula 4 de filosofia da ciência
O DIREITO NO PENSAMENTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO. O pensamento social contemporâneo está cada vez mais confuso em relação à idéia do que seria o direito,
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
INDUTIVISMO Ciência como conhecimento derivado dos dados da experiência e o problema da indução.
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
PC DO B / CNFP CURSO NÍVEL II.
Distinção entre regras e princípios
Professora Angela Mota
O conhecimento científico
Professora Michelle Luz
METODOLOGIA DA PESQUISA SOCIAL
Laboratório de Aprendizagem
Agora... Sobre a aula de hoje!!!
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Karl Popper Falsificacionismo.
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
O que é Ciência.
Racionalismo.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ UNOCHAPECÓ EDUCAÇÃO E A INTERFACE COM A REDE DE PROTEÇÃO SOCIAL METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR PROF.(ME)
Comportamento Organizacional
Filosofia da Ciência Revisão Exercícios diversos
O anarquismo epistemológico   HC - Todas as regras metodológicas foram violadas em algum momento   Único princípio capaz de não inibir o progresso.
Thomas Kuhn A estrutura das revoluções científicas
Karl Popper - A lógica das Ciências Sociais Teoria do Conhecimento.
Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.
Filosofia da ciência.
KARL JASPERS
PARADIGMAS DE PESQUISA
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
A Falsa Dicotomia Qualitativo – Quantitativo: Paradigmas que informam nossas Práticas de Pesquisas Rosalina Carvalho da Silva Isabella Giordano Lívia Mello.
Metodologia e Divulgação do Artigo Científico Professores Responsáveis: Angela Maria Belloni Cuenca Cassia Maria Buchalla Ivan França Junior Colaboradores:
Transcrição da apresentação:

PAUL FEYERABEND: “CONTRA O MÉTODO” ADRIANO FIGUEIREDO DE SOUZA GOMES IGOR LÚCIO DANTAS ARAÚJO CALDAS

NOTAS BIOGRÁFICAS Paul Karl Feyerabend (Áustria, 13 de janeiro de 1924 - Suiça, 11 de fevereiro de 1994). Viveu no Reino Unido, Estados Unidos, Nova Zelândia, Itália e Suíça. Seus maiores trabalhos são Against Method (publicado em 1975), Science in a Free Society (publicado em 1978) e Farewell to Reason (uma coleção de artigos publicados em 1987). Feyerabend tornou-se famoso pela sua visão anarquista da ciência e por sua suposta rejeição da existência de regras metodológicas universais. Foi um grande ícone influente na filosofia da ciência, assim como na sociologia do conhecimento científico.

Defesa do anarquismo epistemológico : PLURALISMO METODOLÓGICO Defesa do anarquismo epistemológico : Oposição à validade única e imutável de um conjunto de regras que pretendem ser universalmente válidas; Pensamento contrário ao racionalismo; Fundamentação a partir de pressupostos epistemológicos, ontológicos, antropológicos e pedagógicos.

PLURALISMO METODOLÓGICO Defende também, a idéia de que nenhuma metodologia pode ser definitiva ou aplicada de forma estática e inflexível; Em toda análise científica existe um “labirinto de interações” que implicam em flexibilidade e, freqüentemente, violações das regras metodológicas; Anarquismo para a ciência x Anarquismo para a política.

MÉTODO ANÁRQUICO “A ideia de um método que contenha princípios firmes, imutáveis e absolutamente obrigatórios para conduzir os negócios da ciência depara com considerável dificuldade quando confrontada com os resultados da pesquisa histórica”.

RESPOSTA À CRISE CIENTÍFICO-METODOLÓGICA – THOMAS KUHN   “ E isso não é uma exceção – é o caso normal: as teorias tornam-se claras e ‘razoáveis’ apenas depois que partes incoerentes delas tenham sido usadas por longo tempo. Esse prelúdio desarrazoado, insensato e sem método, revela-se, assim, ser uma precondição inevitável de clareza e de êxito empírico”.

7

Contra-regras Proposição de contra-regras: 1) Introdução de hipóteses que conflitem com teorias confirmadas ou corroboradas; 2) Introdução de hipóteses que não se ajustem a fatos bem estabelecidos.

Contra-regras Feyerabend critica certas distinções feitas na Ciência, tais como: 1) – Observacional / Teórico; 2) – História da Ciência / Filosofia da Ciência; 3) – Contexto de descoberta / Contexto de justificação.

“ O único princípio que não inibe o progresso é: tudo vale (anything goes)”. Paul Feyerabend

Digo foda-se as leis e todas as regras eu não me agrego a nenhuma delas Querem nos limitar de ir mais além É muito fácil criticar sem se informar Marcelo D2