Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Advertisements

Curso de Interpretação da NBR ISO 9001 / ISO 14001
Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
NORMA ABNT ISO 9000.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Sistemas de Gestão Integrada
Sistemas Integrados de Gestão
CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Vagner José Diegas ISO 9001.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Mónica Martins Luis Marçal
Instrutor: Objetivos:.
FTAD Formação Técnica em Administração
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Projeto: Capacitação em GP
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 6 Prof.ª Gledsnelly Fernanda
FTAD Formação Técnica em Administração
Prof. Marivaldo Oliveira
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
5. Abordagem como um sistema de gestão
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Prof. Valéria Ota de Amorim Ne
Instrutor: Objetivos:.
AULA II Requisitos 0,1,2,3 e 4 JOSÉ RICARDO RIGONI.
Introdução à Norma ISO 9001:2000.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 4
Instrutor: Objetivos:.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Prefácio Esta especificação da Série de Avaliação da Segurança e saúde ocupacional Occupational Health and Safety Assessment Series (OHSAS) e o documento.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06 Prof. Fábio Diniz.
UNIDADE DE NEGÓCIO Pode-se definir unidade de negócios como unidade organizacional, com definição de autoridade sobre processos e responsabilidade sobre.
Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade aplicável à certificação de produtos de E.P.I. A N I M A S E G.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
Administração de Servidores de Rede
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
Módulo de Portuária e Construção Civil – ACI Prof.º Marivaldo Oliveira
Instrutor: Objetivos:.
Sistema de Gestão da Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
Sistemas de Gestão da Qualidade
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Aquisição de Serviços e Suprimentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:00 -
Formação de Auditores Internos da Qualidade
Certificação e Auditoria
Sistemas de gestão da segurança alimentar- NBR ISO 22000
Análise Crítica de Pedidos, Propostas e Contratos
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
ISO 9001: Sistemas de Gestão da Qualidade Carlos R. S. Júnior
Interpretação da Norma
Revisão da Norma ISO 9001:2008 Revisão da Norma ISO 9001:2000 para ISO 9001:2008 Impactos sobre o Sistema de Gestão da Qualidade Informativo Técnico.
ISO 9001 Qualidade de Software César Augusto Simões – RA C
Sistemas de Gestão da Qualidade
Curso de Administração Disciplina: TGA
4.4 Implementação e Operação
REQUISITOS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Prof. Marivaldo Oliveira

Competências a serem trabalhadas Entender os requisitos da norma iso 9001:2008 e os seus procedimentos obrigatórios

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Requisitos de Documentação Generalidades: Declarações documentadas de uma política da qualidade e dos requisitos da qualidade; b) Um manual da qualidade;

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Requisitos de documentação c) Procedimentos documentados e registros requeridos por esta Norma; d) Documentos, incluindo registros determinados pela organização como necessários para assegurar o planejamento, a operação e o controle eficazes de seus processos.

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Manual da Qualidade: Estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua: a) O escorpo do SGI, incluindo detalhes e justificativas para qualquer exclusões.

MANUAL DA QUALIDADE b) Os procedimentos documentados estabelecidos para o SGQ ou referência a eles; c) Uma descrição da interação entre os processos de gestão da qualidade

CONTROLE DE DOCUMENTOS Controlar os documentos quanto a: Aprovação, distribuição e atualização. Incluir documentos de origem externa.

CONTROLE DE REGISTROS Controlar os registros com relação a identificação, armazenamento, proteção, recuperação, retenção e disposição. Registros devem permanecer legíveis, prontamente identificáveis e recuperáveis.

COMPROMETIMENTO DA DIREÇÃO A alta Direção deve fornecer evidência do seu comprometimento com o desenvolvimento e com a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade e com a melhoria contínua de sua eficácia.

FOCO NO CLIENTE A alta direção deve assegurar que os requisitos do cliente sejam determinados e atendidos com o propósito de aumentar a satisfação do cliente.

POLÍTICA DA QUALIDADE A alta direção deve assegurar que a política da qualidade: Seja apropriada ao propósito da organização; Inclua o comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do SGQ.

POLÍTICA DA QUALIDADE c) Proveja uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade; d) Seja comunicada e entendida por toda organização; e) Seja analisada criticamente para a continuidade de sua adequação.

PLANEJAMENTO Objetivos da Qualidade: Estabelecer os objetivos da qualidade mensuráveis e consistentes com a política da qualidade.

PLANEJAMENTO DO SGQ Planejar o Sistema de Gestão de forma a satisfazer os requisitos, os objetivos da qualidade e a integridade do sistema de Gestão.

RESPONSABILIDADE DA DIREÇÃO Responsabilidade, autoridade e comunicação A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades sejam definidas e comunicadas em toda organização.

REPRESENTANTE DA DIREÇÃO Deve ser escolhido um membro da organização para assegurar o andamento dos processos, relatar a Alta Direção o desempenho do SGQ e assegurar a promoção da conscientização sobre os requisitos do Sistema em toda a organização.

COMUNICAÇÃO INTERNA A alta Direção deve assegurar que sejam estabelecidos, na organização, os processos de comunicação e que seja realizada a comunicação relativa à eficácia do SGQ.

Responsabilidade de Direção Análise Crítica pela Direção A alta Direção deve analisar criticamente o SGQ da organização, a intervalos planejados, para assegurar sua continua adequação, suficiência e eficácia.

Responsabilidade da Direção Entradas para análises críticas: As entradas para análise crítica pela Direção Devem incluir informações sobre: a) Resultados de auditorias; b) Desempenho do processo e conformidade do produto; c) Situações da ações preventivas e corretivas; d) Ações de acompanhamento sobre as análises críticas anteriores pela direção;

Responsabilidade da Direção e) Mudanças que possam afetar o Sistema de Gestão da Qualidade; f) Recomendações para melhoria.

Responsabilidade da Direção Saídas para análise crítica As saídas da análise crítica pela Direção devem incluir as decisões e ações relacionadas a: Melhoria da eficácia do SGQ e de seus processos; Melhoria do produto em relação aos requisitos do cliente; Necessidades e recursos.

Gestão de Recursos Promover recursos necessários para : Implementar e manter o SGQ e melhorar continuamente sua eficácia; Aumentar a satisfação do cliente mediante o atendimento aos seus requisitos.

Recursos Humanos Generalidades: Definir as necessidades de educação, treinamento, habilidade e experiência. Atender as necessidades de competência, treinamento e conscientização.

Infra-estrutura A organização deve determinar, prover e manter a infra-estrutura necessária para alcançar a conformidade de acordo com os requisitos da Norma aplicada. A infra-estrutura inclui quando aplicável: Espaços de trabalho e instalações associadas; Equipamentos de processo (tanto materiais quanto programas de computador).

Ambiente de trabalho A organização deve determinar e gerenciar o ambiente de trabalho para alcançar a conformidade. Nota: O termo “ambiente de trabalho” se refere àquelas condições sob as quais o trabalho é executado, incluindo fatores físicos, ambientais e (tais como ruído, temperatura, umidade, iluminação, entre outros).

Realização do Produto Planejamento da realização do produto. Planejar e desenvolver os processos necessários para a realização do produto.

Realização do Produto Análise crítica dos requisitos relacionados ao produto Analisar criticamente os requisitos relacionados ao produto antes de assumir O compromisso de fornecer um produto para o cliente.

Realização do Produto Deve assegurar que: Os requisitos do produto estejam definidos; A organização tenha a capacidade para atender aos requisitos definidos. Atenção: Quando os requisitos do produto forem alterados, a organização deve assegurar que os documentos pertinentes sejam revisados e que o pessoal seja conscientizado sobre os requisitos alterados.

Comunicação com o Cliente A organização deve determinar e implementar providências eficazes para se comunicar com os clientes quanto a: Informações sobre o produto; Tratamento de consultas, contratos ou pedidos, incluindo emendas e reclamações.

Validação de Projetos Assegurar que o produto seja capaz de atender aos requisitos. Caso ocorra alterações no projeto as mesmas devem ser analisadas criticamente, verificadas, validadas e aprovadas antes da sua implementação.

Aquisição do Produto A organização deve assegurar que o produto está conforme com os requisitos especificados. A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade de fornecer produtos de acordo com os requisitos da organização.

Identificação e Rastreabilidade Identificar o produto pelos meios adequados; Quando a rastreabilidade for um requisito a organização deve controlar a identificação do produto.

Controle de Equipamentos Medição e Monitoramento. Garantir que as medições e monitoramentos sejam realizadas por equipamentos, calibrados, identificados e conservados.

Medição, Análise e Melhoria Monitorar e medir as características do produto para verificar se os requisitos foram atendidos. A liberação do produto ou a entrega do serviço ao cliente não devem prosseguir até que tudo que foi planejado tenha sido satisfatoriamente concluído a menos que aprovado de outra maneira e com o conhecimento do cliente.

Controle de Produtos Assegurar que produtos que não estejam conformes com os requisitos, sejam identificados e controlados para evitar seu uso ou entrega não pretendidos.

Melhorias Melhoria Contínua A organização deve continuamente melhorar a eficácia do SGQ por meio do uso da Política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas.

Medição, Análise e Melhoria Ação Corretiva – Executar ações para eliminar as causas de não-conformidades de forma a evitar sua repetição. As ações corretivas devem ser apropriadas aos efeitos das não-conformidades detectadas.

Ação Preventiva Definir ações para eliminar as causas de não conformidades potenciais, de forma a evitar sua ocorrência. As ações preventivas devem ser apropriadas aos efeitos dos problemas potenciais antes que venham a acontecer.

ATIVIDADE Com base nos requisitos obrigatórios da Norma ISO 9001:2008, pesquise os seis requisitos obrigatórios e descreva-os. Pesquise uma empresa (se possível visite uma), observe seus processos e veja se há alguma não-conformidade, caso encontre, observe se à ela se aplica uma ação preventiva ou corretiva e ou as duas.

NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA. Utilize o Guia “

ATIVIDADE Obrigatório colocação da fonte de pesquisa. Atividades devem ser enviada em .doc ou .docx Atividades copiadas ou iguais a de outros colegas serão invalidadas.

ATIVIDADE *DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. As datas e horários das entregas das atividades ou dos debates e dúvidas do chat, serão postados no fórum.

OBRIGADO! ATÉ A PRÓXIMA AULA. Prof: MARIVALDO OLIVEIRA