Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O contexto da América do Sul
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
Programa de Ética e Cidadania
REQUISITOS NORMATIVOS PARA POLÍTICA DO SISTEMAS DE GESTÃO:
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
A intersetorialidade no contexto do SUAS e do Brasil sem Miséria
CAPACITAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Educação: Resposta certa contra o Trabalho Infantil
Educação Permanente em Saúde :
Movimento Brasil Competitivo
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Desafio da Gestão Intersetorial na Segurança Alimentar e Nutricional
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Desafios para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil
Avaliação Projeto RAF1055USA
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES)
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
São o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
Apresentação da Rede Nacional Primeira Infância Forquilhinha, 24 de Abril de 2015.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Trabalho Infantil no Brasil Santana do Livramento - novembro de 2015
Garantia de direitos aos cidadãos DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
SECRETÁRIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
Dos caiçaras às regiões metropolitanas: diversidade e saúde no Brasil A experiência das regiões intramunicipais de saúde Guarulhos, São Paulo, 2005_2008.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Consultoria, Auditoria & Treinamento. A Evolution Quality foi fundada em 2009, focando a prestação de serviços de consultoria e treinamento nas áreas.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
Fórum Nacional: 15 anos de luta pela prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Combate às Piores Formas do Trabalho Infantil por meio da Cooperação Horizontal na América do Sul

Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Projeto Regional; Foco na cooperação horizontal entre países da América do Sul; Países Participantes: Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai; Brasil: Papel diferenciado por ser fonte da maior parte das boas práticas existentes sobre o tema; No Brasil o estado do Mato Grosso será o foco das atividades nacionais.

Objetivo de desenvolvimento: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Objetivo de desenvolvimento: Contribuir para a prevenção e erradicação das piores formas de trabalho infantil entre grupos socialmente excluídos e discriminados, promovendo a cooperação horizontal em países selecionados da América do Sul

Primeiro Objetivo Imediato: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Primeiro Objetivo Imediato: Ao término do programa, informações relevantes sobre crianças afetadas pelas PFTI estarão disponíveis e sendo utilizadas por atores institucionais críticos, com ênfase nas populações socialmente excluídas e discriminadas nos países selecionados, e mecanismos apropriados para o compartilhamento de informações e experiências entre países terão sido implantados.

Principais produtos do primeiro objetivo: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do primeiro objetivo: Dimensões e Características das PFTI entre grupos socialmente excluídos disponíveis para uso por atores-chave; Funcionários-chave em atividade nos sistemas de trabalho, educação e justiça dispõem de conhecimentos suficientes sobre TI e PFTI, a fim de garantir a aplicação apropriada da legislação; Boas práticas e lições aprendidas sobre as medidas e os procedimentos mais eficazes de inclusão social, prevenção e retirada de crianças e adolescentes afetados pelas PFTI, adotadas na formulação de políticas nos quatro países selecionados.

Segundo Objetivo Imediato: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Segundo Objetivo Imediato: Ao término do projeto, os países selecionados terão incrementado sua capacidade institucional para implementar políticas sustentáveis de prevenção e erradicação das PFTI, bem como mecanismos para a aprendizagem mútua de boas práticas nesse campo.

Principais produtos do segundo objetivo: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do segundo objetivo: Mecanismos de consolidação do diálogo social interinstitucional e intersetorial para a prevenção e erradicação das PFTI em e entre os países selecionado; Medidas e procedimentos para melhorar a capacidade e a resposta dos sistemas de fiscalização do trabalho, conforme aprendidas no processo de cooperação horizontal, implementadas nos países selecionados; Medidas para melhorar o acesso aos e a qualidade dos serviços educacionais oferecidos a crianças e adolescentes de grupos socialmente excluídos implementadas nos países;

Principais produtos do segundo objetivo (cont.): Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do segundo objetivo (cont.): Os programas de transferência condicionada de renda em vigor na Bolívia, no Equador e no Paraguai, bem como a frequência escolar e a qualidade da educação contam com indicadores claros no que se refere à erradicação das PFTI; Mecanismos e procedimentos para preencher as lacunas na aplicação da legislação em vigor nas áreas de educação, erradicação e prevenção das PFTI, e para promover o emprego sendo empregados por atores-chave.

Terceiro Objetivo Imediato: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Terceiro Objetivo Imediato: Ao término do projeto, os interessados-chave reconhecerão os riscos e efeitos negativos do TI e das PFTI e estarão mais conscientes e comprometidos no que se refere à sua prevenção e erradicação.

Principais produtos do terceiro objetivo: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do terceiro objetivo: Maior conscientização e compromisso dos poderes executivo, legislativo e judiciário com a prevenção e erradicação do trabalho infantil; Maior compromisso de organizações de trabalhadores e empregados com a prevenção e erradicação do trabalho infantil nas cadeias de abastecimento; CONAETI com uma estratégia e agenda de comunicação e conscientização de diferentes públicos voltadas para a prevenção e erradicação das PFTI;

Principais produtos do terceiro objetivo (Cont.): Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do terceiro objetivo (Cont.): Organizações indígenas e afrodescendentes e movimentos sociais ligados aos direitos da criança nos países selecionados conscientizados e mobilizados para combater as PFTI, e com um conjunto de indicadores que lhes permite monitorar a qualidade da educação básica, dos serviços de saúde e da assistência social oferecidos a crianças e adolescentes em suas comunidades.

Quarto Objetivo Imediato: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Quarto Objetivo Imediato: Ao término do projeto, modelos para retirar as crianças do trabalho e prevenir que crianças em situação de risco trabalhem terão sido desenvolvidos, documentados e incorporados às políticas de PFTI dos países selecionados.

Principais produtos do terceiro objetivo: Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do terceiro objetivo: Criação de um mecanismo de gestão de intervenções diretas que garante a sustentabilidade dos modelos desenvolvidos, por meio de sua inclusão em políticas públicas; 2.600 crianças encontradas nas PFTI retiradas dessas formas de exploração, por meio da oferta de serviços educacionais; 1.000 crianças acima da idade mínima para admissão em emprego retiradas das PFTI, por meio da oferta de treinamento vocacional e desenvolvimento de competências;

Principais produtos do terceiro objetivo (Cont.): Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil Organização Internacional do Trabalho Principais produtos do terceiro objetivo (Cont.): 3.000 mil crianças encontradas em risco de envolvimento nas PFTI beneficiadas por medidas de prevenção e com acesso a educação e outros serviços sociais, bem como apoio social às famílias; 1.200 famílias de crianças retiradas das PFTI com acesso a um conjunto de serviços de apoio social, bem como a capacitação para o trabalho decente por meio de emprego ou empreendedorismo.