LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (Parte I e II)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GESTÃO DAS OPERAÇÕES II
Advertisements

LOGÍSTICA EMPRESARIAL
TÓPICOS AUXILIARES PARA DISCUSSÃO DE SEMINÁRIO
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
FUNDAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Conceitos Terceirização: frete, estocagem, preparação de pedido, entrega final, atividades de pré e pós-montagem. Necessidades: Aumenta o nível de serviço,
O DESAFIO DAS FUNÇÕES GERENCIAIS PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL:
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIDADE 07 GESTÃO DE ESTOQUES 14IX.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Repensando a Logística
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
Prof. PAULO ROBERTO LEITE
CHECK LIST PARA SEMINARIO DE LOGISTICA
Logística e Gerenciamento da
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Repensando a Logística
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logística Pág. 55 a 82
Logística de distribuição
Tecnologia em Logística Componente curricular: Cadeia de Suprimentos
UNIDADE 02 – ESTOQUES – DECISÕES ESTRATÉGICAS
Logística Empresarial Unidade 2
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
A disciplina foi estruturada para capacitar o aluno para atuar com os mais modernos conceitos de logística O conteúdo do curso foi definido considerando.
Repensando a Logística
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
EngªCivil Disciplina: Engª dos Transportes
SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Função da Administração:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA LOGISTICA REVERSA
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
MODELOS DE REDES E CADEIAS REVERSAS
Produto e Serviço EXPOSIÇÃO DO PRODUTO NO MERCADO
5.1 CONCEITOS BÁSICOS DE ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Iniciando na logística empresarial
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Repensando a Logística
Logística Integrada Engenharia de Produção
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Adriana, Cláudia e Marcelo
Logística Empresarial
Logística Empresarial
Administração de Compras e Materiais
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Estratégias de Ponto Aula 10.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Prof. Paulo Roberto Leite BOWERSOX e CLOSS, Cap. 6; BALLOU, Cap.5; FLEURY et al, Cap. 9; NOVAES, Cap. 4; LEITE, Cap. 1,2.
Estratégia de Suprimentos  A estratégia de suprimentos pode ser analisada, inicialmente, como uma forma de decisões relacionadas para adquirir materiais.
LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
LOGÍSTICA REVERSA EMPRESARIAL
Transcrição da apresentação:

LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS (Parte I e II) PROF. PAULO ROBERTO LEITE pauloroberto.leite@mackenzie.br http://meusite.mackenzie.com.br/leitepr clrb@clrb.com.br www.clrb.com.br Prof. Paulo Roberto Leite

Logística nos negócios internacionais Carga Horária: 32h/a Ementa: Estudo da atividade logística internacional e das diversas interfaces organizacionais, bem como a definição do papel de um gestor dessa área. A abordagem será caracterizada pela análise conceitual dos diversos setores que compõem a atividade, das tendências e das modalidades disponíveis para a tomada de decisão. Objetivo: Capacitar o participante no entendimento da complexidade da atividade logística global, visando à elaboração de um plano integrado de logística para cumprimento de um contrato internacional. Prof.Paulo Roberto Leite

Conteúdo Programático Conceitos, história e evolução da Logística. Logística inserida nos aspectos estratégicos corporativos internacionais. Estoques, depósitos, transportes no contexto internacional. Serviços logísticos terceirizados no contexto internacional. Operações internacionais, parcerias e alianças estratégicas. Cadeia de Suprimentos no contexto internacional. Prof.Paulo Roberto Leite

Bibliografia DORNIER, P.PIERRE et al – Logística e Operações Globais- Atlas 2000 BALLOU, Ronald H.. Gerenciamento da cadeia de suprimento/Logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. BOWERSOX, D. J; CLOSS, D.J. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 2001. LEITE, Paulo Roberto. Logística reversa: meio ambiente e competitividade. 2. ed. São Paulo: Pearson Education , Prentice Hall, 2009. Harrison, Alan and Hoek, Remko Van – Logistics Management and Strategy – Harlow, Pearson Education, Prentice Hall, 2005 Prof. Paulo Roberto Leite

Metodologia do curso Aulas expositivas: data show, vídeos exercícios em classe = 30% Telas que permitem a participação dos alunos durante a exposição Seminário de grupos de alunos sobre pesquisa realizada sobre os principais tópicos do programa. Proposta de questões relacionais aos demais alunos seguidos de discussão em classe = 40% Discussão de casos e trabalhos em classe = 30% Prof.Paulo Roberto Leite

Seminários em grupo Palestra de convidado: Relatório do grupo Sorteio de temas e datas de apresentação dos grupos Palestra de convidado: Executivo da área para realizar uma palestra sobre o tema ou apresentar um caso empresarial relacionado, Relatório do grupo Relatório do grupo Grupo entrega relatório de 3 a 4 paginas evidenciando os aspectos do caso apresentado na palestra com os conceitos da matéria discutidas no curso. Observar que não deve ser uma repetição da palestra mas uma relação do caso apresentado e os conceitos ,48[jlj Prof.Paulo Roberto Leite

Temas de seminários Infraestrutura logística brasileira. Modais de Transportes no Brasil. Informatização logística. Distribuição Física. Cadeia de suprimentos ( Supply Chain) Logística reversa Prof.Paulo Roberto Leite

Critérios de Avaliação do Curso Seminário de alunos = 40% da nota com participação individual. Prova final escrita sobre os conceitos gerais do curso= 40% Participação individual em classe = 20% Prof.Paulo Roberto Leite

Planejamento de aulas Aula Atividade 1ª Apresentações; programa, bibliografia, metodologia, plano de aulas. Conceitos, história e evolução da Logística: Cap 1( Dornier et al ) 2ª Logística inserida nos aspectos estratégicos corporativos internacionais. Cap3 (Dornier et al). Discussão de Artigo sobre Logística ( de alunos) 3ª Logística inserida nos aspectos estratégicos corporativos internacionais. Cap 3 (Dornier et al) Discussão das respostas às Serie de Questões 1 4ª Estoques, depósitos, transportes no contexto internacional. Discussão cap. 1, 2 e 3 ( Dornier et al) 5ª Serviços logísticos terceirizados no contexto internacional Operações internacionais, parcerias e alianças estratégicas. Cap 5, 6ª Conceitos de Cadeia de suprimentos; efeito Forrester ( Chicote) cap 7 7ª Seminário de grupos 8ª Prova final Prof.Paulo Roberto Leite

QUESTÕES DIAGNÓSTICAS Quais os objetivos da logística? Como definiria o mercado atual? Quais os fatores de competitividade relacionados com a logística? Qual a relação entre a globalização e a logística? Conceitue canais de distribuição física.

Questões para discussão Questão 1 “O custo de um produto no armazém do fabricante é de R$ 500,00 e os cálculos da empresa permitem afirmar que o custo deste produto, quando entregue ao varejista, corresponde a R$ 1.000,00”. Pede-se identificar os motivos deste acréscimo de custos. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Questões para discussão Questão 2 “Como executivo da empresa se tivesse que enviar 1.000 unidades de placas de computador para a França qual dos métodos a seguir escolheria?” Enviaria aos poucos por avião ou tudo de uma vez por navio. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Questões para discussão Questão 3 Em algumas situações as empresas entregam produtos diretamente aos clientes e em outros casos preferem entregar através de intermediários. Sugira alguns motivos que justificam esta afirmação Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Questões para discussão Questão 4 A Logística Empresarial cuida de manter estoques de matérias-primas, produtos em elaboração e produtos finais muito bem controlados e em níveis os mais baixos possíveis. Analise alguns motivos desta preocupação. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Questões para discussão Questão 5 A empresa Zara fabrica suas confecções na Espanha e consegue em 4 semanas colocar um novo produto na loja do varejo enquanto o setor de confecções precisa em media de 24 semanas. Consegue colocar em 24horas um produto nas lojas da Europa e em 40h nas da América ou Ásia. Qual a vantagem da empresa em relação à concorrência? Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Questões para discussão Questão 6 “Os clientes atualmente têm dificuldade em perceber diferenças tangíveis entre a maioria dos produtos, ou seja existe uma certa commoditização dos produtos”. Relacione este fato com a Logística Empresarial. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Conceitos, história e evolução da Logística. Prof. Paulo Roberto Leite

Logística empresarial COMPRAS DISTRIBUIÇÃO INDUSTRIAL COMERCIAL SERVIÇOS REDE DE FORNECEDORES : BENS/ INSUMOS CLIENTES BENS/ / SERVIÇOS MERCADO CONSUMIDOR MERCADO FORNECEDOR ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA DE ENTRADA FORNECEDORES TRANSPORTE(FRETES) EMBALAGENS PRODUTO LOGÍSTICO LOGÍSTICA DE APOIO À MANUFATURA ARMAZENAGENS MOV. INTER ESTOQUES LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO EXPEDIÇÃO DISTRIBUIÇÃO FÍSICA TRANSPORTES (.FRETES) EMBALAGENS ESTOQUES NA DISTRIBUIÇÃO LOGÍSTICA REVERSA RETORNO DE PRODUTOS TRANSPORTES / EMBALAGENS REINTEGRAÇÃO NO MERCADO PÓS – VENDA PÓS- CONSUMO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES LOGÍSTICOS /CUSTOS TOTAIS / PLANEJAMENTOS E GESTÃO Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Fluxos Logísticos Matérias primas para as empresas Produtos semiacabados ou componentes: interno Produtos acabados para o mercado Produtos a serem reparados = LR ( Logística Reversa) Peças de reposição e pós-venda = LR Produtos de propaganda para mercado Embalagens vazias retornadas= LR Produtos devolvidos = LR Produtos usados= LR Prof. Paulo Roberto Leite

Canais de distribuição Mercados Secundários Mercados Primários Matérias Primas Secundárias Mercados Secundários Matérias Primas Virgens PÓS VENDA PÓS CONSUMO RECICLAGEM Fabricação REMANUFATURA RETORNO Distribuição MANUFATURA REVERSA Varejo REUSO Destinos Não Seguros Consumidor Destinos Seguros

CSCMP ( Council of Supply Chain Management Professional) “Logística empresarial é a parte do Supply Chain Management que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo direto e reverso, a estocagem de bens, serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, no sentido de satisfazer as necessidades do cliente” . Prof .Paulo Roberto Leite

CSCMP ( Council of Supply Chain Management Professional) “Supply Chain Management compreende o planejamento e gerenciamento de todas as atividades envolvidas com a aquisição, conversão e o Gerenciamento logístico. Inclui principalmente a coordenação e colaboração com os parceiros dos canais, que podem ser fornecedores, intermediários, provedores de serviços terceirizados e clientes. Em essência o Supply Chain Management integra o gerenciamento do suprimento e da demanda, internamente e ao longo da cadeia de suprimentos”. Prof .Paulo Roberto Leite

Evolução do Conceito de Logística Empresarial Do campo ao mercado: economia agrária – início do século XX Especialização: desempenhos funcionais – 1940 a 1960 Integração interna: funções integradas – 1960 a 1970 Foco no cliente: eficiência -1970 a 1980 Supply Chain : Logística como estratégia de diferenciação – 1980 a atual Prof.Paulo Roberto Leite

Mercado atual x logística ? Cliente exigente: fidelização Aumento de poder do cliente Comoditização dos produtos Proliferação de produtos Ciclo de vida dos produtos Diferenciação de produtos Clientes sensíveis ao serviço e ao tempo Prof.Paulo Roberto Leite

Exigências da Logística Atual Visão estratégica, tática e operacional Operação globalizada Orientação para serviços aos clientes Velocidade de resposta Flexibilidade operacional: JIT; ECR (Efficient Consumer Response) , QR (Quick Response)... Adaptação às incertezas; à obsolescência e variedade de produtos Integração interna e externa na cadeia de suprimentos Alto nível de informatização Prof.Paulo Roberto Leite

Logística reversa Definição Interesse crescente Motivadores principais Porque voltam os produtos Relação com Competitividade e Sustentabilidade Legislações ambientais Prof. Paulo Roberto Leite

QUALIDADE E CUSTO ADEQUADOS COM NIVEL DE SERVIÇO SOLICITADO Missão da logística DISPOR MERCADORIAS LOCAL CERTO QUANTIDADE CORRETA QUALIDADE E CUSTO ADEQUADOS COM NIVEL DE SERVIÇO SOLICITADO Prof.Paulo Roberto Leite

Atividades Típicas da Logística Compras ou suprimento de materiais Controle de estoques de insumos, produtos em elaboração e acabados. Armazenamento de materiais Previsão de necessidades de materiais Processamento de pedidos Gestão dos Transportes Planejamento e administração dos centros de distribuição Prof.Paulo Roberto Leite

PROCESSAMENTO DE PEDIDOS Logística e Marketing PRODUTO MARKETING PREÇO PROMOÇÃO PRAÇA SERVIÇO AO CLIENTE LOGÍSTICA COMPRAS / VENDAS TRANSPORTE ESTOQUES ARMAZENAGEM PROCESSAMENTO DE PEDIDOS Fonte: Lambert e Stock, in Fleury et al ( 2000: 34) Prof.Paulo Roberto Leite

Dimensões Logística dos Produtos? Estado físico Relação peso / volume Valor agregado Dimensões e geometria Perecibilidade Sazonalidade Riscos Importância relativa (ABC) Prof.Paulo Roberto Leite

Planejamento dos fluxos logísticos O produto logístico Expectativas dos clientes: níveis de serviços A rede logística: regiões, quantidade, localização, dimensões, etc. Sistema de informações: nível de interesse; internas; externas; Sistema de controle: indicadores chaves; horizonte de controle, etc. Prof. Paulo Roberto Leite

Evolução Recente da Logística no Brasil Redução de alíquotas em 1990 Internacionalização do Brasil: aumento de exigências na competição interna e externa. Estabilização da moeda em 1994 Maior conscientização empresarial das possibilidades competitivas da logística; custos de estoques. A ensino da logística e introdução da Logística reversa Privatização dos setores ferroviário, portuário e hidroviário além de outros Aumento expressivo de fornecedores de serviços logísticos Associações de classe e outras entidades Informatização crescente e uso de código de barras Prof.Paulo Roberto Leite

Volumes Transacionados no Brasil Produto Ano 1994 Atual Unidades Papel e papelão 5,6 10 Milhões de toneladas Computador 1 16 Milhões de Unidades Vendas pela Internet insignificante 18 Bilhões de dólares Telefone celular 0,12 80 Milhões de unidades Soja 25,1 88 Milhões de ton. Exportação de frango 0,481 3,75 Milhões ton. Lixo urbano em São Paulo 5.000 16.000 Mil ton. / dia Carga transportada 550 800 Milhões de ton. x Km Prof.Paulo Roberto Leite

Balança comercial brasileira 2003 2012 EXPORTAÇÕES US$ 73 Bi US$ 240 Bi IMPORTAÇÕES US$ 48 Bi US$ 220 Bi SALDO US$ 25 Bi US$ 20 Bi Representam em media 1,3% do volume mundial Prof. Paulo Roberto Leite

Executivo de logística :80% no 2º ou 3º nível empresarial Logística no Brasil Executivo de logística :80% no 2º ou 3º nível empresarial 97% das empresas percebem vantagem competitiva da logística De 80 a 90% das empresas percebem a importância do serviço ao cliente Prof.Paulo Roberto Leite

LOGISTICA NOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Logística estratégica Prof. Paulo Roberto Leite

LOGÍSTICA INTERNACIONAL x REGIONAL Ciclos logísticos mais longos Incertezas maiores Níveis de estoque maiores Idiomas e standards de produtos Taxa de câmbio Cadeia de suprimentos mais longa Interferência governamental Barreiras alfandegárias Documentação complexa..

CUSTOS LOGÍSTICOS Com as variações próprias a média pode ser assim distribuído: Custos de produção = 50% Custos de marketing = 20% Custos logísticos = 20% Margem = 10% Sistemas de custos em logística Custos tradicionais( rateios) x Custos Baseados na Atividade

IMPACTO DA LOGISTICA NOS CUSTOS EMPRESARIAIS ROI = RETORNO SOBRE INVESTIMENTO = LUCRO / CAPITAL INVESTIDO ESTOQUES ATIVOS FIXOS CAIXA (Fluxo) CONTAS A RECEBER CONTAS A PAGAR CAPITAL INVESTIDO

Aspectos da globalização? Cap 1 e 2 ECONOMIA DE ESCALA – PRODUÇÃO MUNDIAL – NIVEL DE TROCA ELEVADO- CONCORRENCIA GLOBAL NOVOS MERCADOS CUSTOS MENORES GLOBALIZAÇÃO TECNOLOGIA CUSTO DE M.O. – LOCALIZAÇÃO INFRAESTRUTURA – INTENSIDADE DE CAPITAL – PADRONIZAÇÃO PRODUTO - TRANSPORTES – COMUNICAÇÕES INFRAESTRUTURA – P&D LOCAIS CONTEINERIZAÇÃO – AÉREO – TECNOLOGIA INFORMAÇÃO- COLABORAÇÃO –JIT - POLITICAS ABERTURA MACROECONOMIA - VOLATILIDADE - REGULAMENTAÇÃO – BARREIRAS – CAMBIO – ACORDOS COMERCIAIS - INFORMATIZAÇÃO - Prof.Paulo Roberto Leite

Condicionantes da logística global A estrutura estratégica e o controle geral deve ser centralizado Gerenciamento do serviço aos clientes deve ser local Terceirização deve ajudar na logística global Sistema de informações que permita garantir as necessidades locais Prof. Paulo Roberto Leite

Produtos atuais x logística ? Customização x padronização Tempo x competição Comunicação, EDI, ECR Preocupação com o meio ambiente Produtos globais Prof. Paulo Roberto Leite

ESTRATÉGIAS ATUAIS e a LOGÍSTICA ? Competir -Colaborar - Inovar Vantagem em Custos /Valor Perceptível ao Cliente Diferenciação em serviços Flexibilidade / Responsividade / Confiabilidade/... Relacionamentos duradouros Retenção de clientes / consumidores Preservação / reforço de imagem corporativa Responsabilidade Ambiental / Social

Porcentuais de Custos Logísticos Totais A busca de redução de custos Logísticos (USA) ( Wilson e Delaney,2000 in Novaes2001) Porcentuais de Custos Logísticos Totais Transportes = 48% Manutenção de estoques = 52% 16% PIB 9,9% PIB Prof.Paulo Roberto Leite

RECLAMAÇÕES MAIS COMUNS DE CLIENTES Entrega atrasada = 44% Erros de qualidade ou de produto = 31% Mercadorias defeituosas= 12% Itens faltantes = 6% Outros problemas = 7%

NÍVEL DE SERVIÇO LOGÍSTICO Operacionaliza a diferenciação estratégica da empresa agregando valor perceptível aos clientes. Nível de serviço pode ser entendido como a relação entre o que se oferece e o que é solicitado em termos porcentuais. Os custos correspondentes crescem em razão exponencial à medida que se tende a 100% de nível de serviço.. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

Nível de serviço logístico x logística? Conjunto de atributos que visam garantir a satisfação do cliente, definidos de forma variável (Executado / desejado ) x 100 Exemplos : qual o impacto logístico? Tempo de entrega Disponibilidade de estoque Perdas ou avarias por entrega Frequência de entregas Lotes mínimos de entrega Flexibilidade Elementos intangíveis Prof.Paulo Roberto Leite

Nível de serviço e custos Prof.Paulo Roberto Leite

Custos Logísticos x Níveis de serviço Custo total : a totalidade dos clientes Trade- off custos e nível de serviço Rentabilidade de clientes Custos contábeis: rateio, oportunidade e depreciação legal Custeio por Atividade ABC Impacto do custo no resultado empresarial Prof.Paulo Roberto Leite

Logística e o Valor para o Cliente? ENTREGA PONTUAL LEAD TIMES CURTOS RESPOSTA FLEXÍVEL LOGÍSTICA REVERSA BENEFÍCIOS PERCEBIDOS VALOR PARA O CLIENTE MENOS ESTOQUES CUSTO DE PEDIDO MAIS BAIXOS CUSTOS DE FALTAS REDUZIDAS CUSTO DE PROPRIEDADE Prof.Paulo Roberto Leite

OBJETIVOS LOGÍSTICOS DE PRODUTOS OU GRUPO DE PRODUTOS OBJETIVOS QUALIFICADORES NO MERCADO: Condições mínimas de participação no mercado OBJETIVOS GANHADORES NO MERCADO: Condições que diferenciam os participantes no mercado. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

ENTREGA DE VALOR AO CLIENTE MARCA PREÇO TECNOLOGIA QUALIFICADORES DE MERCADO COMMODITIZAÇÃO DOS PRODUTOS SERVIÇOS GANHADORES DE MERCADO DIFERENCIAÇÃO PELOS SERVIÇOS

SEGMENTAÇÃO DE NÍVEL DE SERVIÇO Critérios por cliente Tipo: varejistas ; industriais; atacadistas Por margem de lucro Critério por produto Tipo de produto Alta concorrência Bens de conveniência Bens de compra comparada Insumo/componente industrial Técnica = classificação “ABC” Prof. PAULO ROBERTO LEITE

APLICAÇÃO DAS IDÉIAS DE NIVEL DE SERVIÇO Conhecer as necessidades dos clientes Definir objetivos ganhadores e qualificadores no mercado junto com marketing Definir sistemas de segmentação de clientes e produtos. Definir os recursos logísticos a serem empregados em cada segmento. Prof. PAULO ROBERTO LEITE

A Cadeia de Valor (Porter,1985) ATIVIDADES PRIMÁRIAS LOGÍSTICA DE ENTRADA OPERAÇÕES LOGÍSTICA DE SAÍDA MARKETING VENDAS ASSISTENCIA TÉCNICA LOGÍSTICA REVERSA ATIVIDADES DE APOIO INFRA-ESTRUTURA DA COMPANHIA GERENCIAMENTO DOS RECURSOS HUMANOS / FINANÇAS DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA Prof.Paulo Roberto Leite

A Nova Competitividade Empresarial (Martin Christopher) GERENCIAMENTO INTEGRAL DO FLUXO PRODUTO CLIENTES MENOS ESTOQUES MAIS INFORMAÇÕES ESTOQUE INFORMAÇÃO LUCRO LUCRATIVIDADE UTILIZAÇÃO DOS ATIVOS PARCERIAS EMPRESARIAIS TRANSAÇÃO RELACIONAMENTO Prof.Paulo Roberto Leite

Resumo da Coordenação dos fluxos logísticos Coordenação Global Coordenação Local Execução de pedidos e serviço aos clientes Gerenciamento e controle de estoques Gestão dos armazéns e entrega local Controle de custos Acordos de vendas e marketing local Gestão dos recursos humanos Estruturação da rede Sistema de informações Posicionamento dos estoques Fornecedores Modais de transporte Analise do trade-off e custos totais Prof.Paulo Roberto Leite