ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES CONTEXTUALIZADAS NO FORMATO ENADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA Profa. Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque Junho/2017
SUMÁRIO ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: TIPOS E FORMATO ENADE ESTRUTURAÇÃO DAS QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: TEXTO-BASE, ENUNCIADO, ALTERNATIVAS DE RESPOSTA QUESTÕES NO FORMATO ENADE PARA EAD: CONDIÇÃO DE AVALIAR COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES EXIGÊNCIA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA PERFIL PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MENTAIS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES EXIGÊNCIA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA PERFIL PROFISSIONAL DIRETRIZES CURRICULARES FORMAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA
DIRETRIZES CURRICULARES
DIRETRIZES CURRICULARES
FORMAÇÃO PROFISSIONAL RESERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA Andragogia AUTOCONCEITO Personalidade autodirigida RESERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA PRONTIDÃO A APRENDER Orientada para as tarefas de desenvolvimento de seus papéis sociais PERSPECTIVA DE TEMPO Muda de uma procrastinação do conhecimento à imediata aplicação Aprendizagem centrada no problema MOTIVAÇÃO Interna (KNOWLES, 1980, p. 44-45)
TAXONOMIA DE BLOOM
ENADE
QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: TIPOS ENADE
QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: FORMATO ENADE TEXTO-BASE ENUNCIADO OU COMANDO QUESTÕES DISCURSIVAS RESPOSTA LIVRE OU RESPOSTA ABERTA
QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: FORMATO ENADE TEXTO-BASE ENUNCIADO OU COMANDO QUESTÕES MULTIPLA ESCOLHA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA
ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA MODELO 3C3R Woei Hung (2006)
QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: RESPOSTA ÚNICA TEXTO - BASE É texto motivador ou compõe a situação-problema apresentada na questão Textos verbais, imagens, gráficos, tabelas, equações, tirinhas, charges etc Fonte do texto-base deve ser colocada de acordo com as normas da ABNT
ALTERNATIVAS DE RESPOSTA É a instrução ou comando Expressa de maneira clara e objetiva Remete ao texto base Em forma de pergunta ou frase a ser completada pela alternativa correta ENUNCIADO ALTERNATIVAS DE RESPOSTA Possibilidades de respostas para a situação-problema apresentada. Gabarito: a única alternativa que responde corretamente à instrução proposta no enunciado Distratores : as alternativas incorretas à resolução da situação problema
QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: ASSERÇÃO E RAZÃO ENUNCIADO TEXTO - BASE Duas proposições ligadas pela palavra PORQUE, sendo a segunda a “razão” ou “justificativa” da primeira ALTERNATIVAS DE RESPOSTA
QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: COMPLEMENTAÇÃO MÚLTIPLA INTRODUÇÃO: situação problema, caso (envolve análise) TEXTO - BASE AFIRMAÇÕES: verdadeiras e falsas relacionadas à introdução. Apresentadas com ALGARISMOS ROMANOS
ALTERNATIVAS DE RESPOSTA ENUNCIADO ALTERNATIVAS DE RESPOSTA Seguem uma ordem natural. (crescente ou decrescente)
QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: AFIRMAÇÃO INCOMPLETA ENUNCIADO TEXTO - BASE ALTERNATIVAS DE RESPOSTA
CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Texto-base e Enunciado Clareza e completude de pensamento Contextualização, realçando o conteúdo a ser avaliado Pontuação que combine gramaticalmente com os itens Conter ou não elementos que se repetirão nas afirmações (a, um, nas, seu etc)
CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Texto-base e Enunciados Observar se há armadilhas intencionais e acidentais (conteúdos ultraespecíficos, alto índice de dificuldade, conteúdos não apreendidos) Observar duplos negativos no enunciado ( Não fumar não é critério para a inclusão em que grupo de risco?) Destacar elementos de negatividade (EXCETO, INCORRETO, NÃO...)
CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Alternativas de respostas Inserir uma alternativa totalmente correta em relação ao enunciado Inserir o mesmo número de ocorrências em cada opção (a, b, c , d, e) Elaborar distratores funcionais (plausíveis - respostas corretas, mas não condizem com o enunciado ou não respondem a QME; erros comuns dos estudantes; frases técnicas, mas incorretas) Usar 5 alternativas Posicionar as alternativas em ordem numérica lógica Manter alternativas com tamanhos proporcionais
CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Alternativas de respostas Evitar todas acima ou nenhuma acima Elaborar alternativas positivas Evitar determinantes (sempre, nunca, completamente, totalmente etc) Formatar os itens verticalmente (facilita a leitura) Checar: a opção correta; conteúdo; grau de dificuldade, discriminação e acerto por acaso
QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: FORMATO ENADE TEXTO-BASE ENUNCIADO OU COMANDO QUESTÕES DISCURSIVAS RESPOSTA LIVRE OU RESPOSTA ABERTA
QUESTÃO DISCURSIVA TEXTO - BASE
ENUNCIADO ESPAÇO PARA RESPOSTA A TAREFA consistirá na CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO Situação-problema será exigido do estudante, COMPREENDER, APLICAR, ANALISAR, AVALIAR e/ou CRIAR ENUNCIADO ESPAÇO PARA RESPOSTA
ORIENTAÇÕES GERAIS Linguagem simples e clara Definir claramente a tarefa que deve ser realizada, indicando a abrangência esperada da resposta Incluir todas as informações para resolução do item
FORMULAÇÕES INADEQUADAS 1. Foco: memorização (questões pontuais) O que...? Quando...? Quem...? Cite... 2. Dificuldade: critério de correção (não há delimitação) Cite alguns... Dê exemplos... Quais são...? 3. Resposta possível: sim ou não É possível...? Você acha que...? Deve‐se...?
FORMULAÇÕES INADEQUADAS 4. Formulações vagas, imprecisas, indefinidas: Discorra sobre... Comente... Dê sua opinião sobre... 5. Utilização de termos que não delimitam a abrangência da resposta: Resumidamente... Em poucas linhas... Sucintamente...
QUESTÕES NO FORMATO ENADE PARA EAD: CONDIÇÃO DE AVALIAR COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS CONSTRUÇÃO DA PLAUSIBILIDADE TABELA VERDADE Senso comum Literatura errada Interpretação errada da literatura correta Literatura correta Aparentemente correta, mas sem nexo.
QUESTÕES NO FORMATO ENADE PARA EAD: CONDIÇÃO DE AVALIAR COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRIBUIÇÃO DE VALORES
www.unichristus.edu.br (85) 3265.8191