ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES CONTEXTUALIZADAS NO FORMATO ENADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA Profa. Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque Junho/2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução A criação da escola do planejamento teve grande repercussão para os gerentes e estudantes de administração, pois ela era vista como a tendência.
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
Autor, Filiação, Ex: José Camargo, Faculdade de Tecnologia de Mococa, TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo Descrever os resultados.
Referências Agradecimentos 4-Conclusões 2- Materiais e Métodos TEMA: LICENCIAMENTO AMBIENTAL (POR EXEMPLO) TÍTULO: LICENCIAMENTO APLICADO À ÁREAS AGRÍCOLAS.
A ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA Méricles T. Moretti PPGECT/UFSC.
Classificação dos Métodos de Ensino:
1 Nome Completo do Primeiro Autor ; 2 Nome Completo do Segundo Autor; 3 Nome Completo do Terceiro Autor; 2 Nome Completo do Quarto Autor; 5 Nome Completo.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Avaliação da aprendizagem
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
O USO DA FERRAMENTA WIKI PARA A ELABORAÇÃO TEXTUAL DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM UMA LICENCIATURA EM QUÍMICA À DISTÂNCIA Ana Lucia de Braga e Silva.
PLANO DE FUNÇÕES GRATIFICADAS - PFG
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Figura 1: Localização dos campi do Instituto Federal do Maranhão.
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Elaboração de um projeto de pesquisa
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM
Autores: Astor A. Diehl e Denise C. Tatim Profa. Me. Flávia Santos
ENSINO HÍBRIDO NO DIREITO
Avaliação de Desempenho.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Escolha o fundo e a cor das letras
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
EMEB XXXXXXXX DEVOLUTIVA HTPC ___ DE ________ DE 2017.
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Relatórios de Auditoria
DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Formulação do problema quantitativo
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL BRUNA.
Primeiro AUTOR1; Segundo Autor2
Escolha o fundo e a cor das letras
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
TCC I: Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso
Inserindo exercícios de fixação
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
TÍTULO DO TRABALHO (Tam. 60) NOME/ORIENTADOR(A)/INSTITUIÇÃO (Tam
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
Leitura dos Resultados EXEMPLO
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Articulação SDB - Fundamental I - Profª Ionara Sampaio e Prof
Autor A1, Autor B1, Autor C2, Autor D2
XVI Jornada Científica de Jornalismo
Maria Santos SILVA1; José Santos SILVA2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Escolha o fundo e a cor das letras
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Ministério da Educação Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DE ITENS.
TÍTULO DO TRABALHO (Tam. 60) NOME/ORIENTADOR(A)/INSTITUIÇÃO (Tam
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo
Representação de Algoritmos
E. M. Dr. Leandro Franceschini
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Fulano da Silva (Orientador)
XII Jornada Científica de Jornalismo
Nome P. Autor1,2, Nome S. Autor1,3,
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
TÍTULO: NO MÁXIMO 20 PALAVRAS
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO DE AVALIAÇÕES CONTEXTUALIZADAS NO FORMATO ENADE PARA CURSOS A DISTÂNCIA Profa. Áurea Maria Caminha da Frota Albuquerque Junho/2017

SUMÁRIO ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: TIPOS E FORMATO ENADE ESTRUTURAÇÃO DAS QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: TEXTO-BASE, ENUNCIADO, ALTERNATIVAS DE RESPOSTA QUESTÕES NO FORMATO ENADE PARA EAD: CONDIÇÃO DE AVALIAR COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS

ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES EXIGÊNCIA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA PERFIL PROFISSIONAL DESENVOLVIMENTO DAS OPERAÇÕES MENTAIS SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES

ELABORAÇÃO DE QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: PRINCÍPIOS NORTEADORES EXIGÊNCIA EDUCACIONAL CONTEMPORÂNEA PERFIL PROFISSIONAL DIRETRIZES CURRICULARES FORMAÇÃO AVALIAÇÃO EXTERNA

DIRETRIZES CURRICULARES

DIRETRIZES CURRICULARES

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RESERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA Andragogia AUTOCONCEITO Personalidade autodirigida RESERVATÓRIO DE EXPERIÊNCIA PRONTIDÃO A APRENDER Orientada para as tarefas de desenvolvimento de seus papéis sociais PERSPECTIVA DE TEMPO Muda de uma procrastinação do conhecimento à imediata aplicação Aprendizagem centrada no problema MOTIVAÇÃO Interna (KNOWLES, 1980, p. 44-45)

TAXONOMIA DE BLOOM

ENADE

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: TIPOS ENADE

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: FORMATO ENADE TEXTO-BASE ENUNCIADO OU COMANDO QUESTÕES DISCURSIVAS RESPOSTA LIVRE OU RESPOSTA ABERTA

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: FORMATO ENADE TEXTO-BASE ENUNCIADO OU COMANDO QUESTÕES MULTIPLA ESCOLHA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA ALTERNATIVA DE RESPOSTA

ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA MODELO 3C3R Woei Hung (2006)

QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: RESPOSTA ÚNICA TEXTO - BASE É texto motivador ou compõe a situação-problema apresentada na questão Textos verbais, imagens, gráficos, tabelas, equações, tirinhas, charges etc Fonte do texto-base deve ser colocada de acordo com as normas da ABNT

ALTERNATIVAS DE RESPOSTA É a instrução ou comando Expressa de maneira clara e objetiva Remete ao texto base Em forma de pergunta ou frase a ser completada pela alternativa correta ENUNCIADO ALTERNATIVAS DE RESPOSTA Possibilidades de respostas para a situação-problema apresentada. Gabarito: a única alternativa que responde corretamente à instrução proposta no enunciado Distratores : as alternativas incorretas à resolução da situação problema

QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: ASSERÇÃO E RAZÃO ENUNCIADO TEXTO - BASE Duas proposições ligadas pela palavra PORQUE, sendo a segunda a “razão” ou “justificativa” da primeira ALTERNATIVAS DE RESPOSTA

QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: COMPLEMENTAÇÃO MÚLTIPLA INTRODUÇÃO: situação problema, caso (envolve análise) TEXTO - BASE AFIRMAÇÕES: verdadeiras e falsas relacionadas à introdução. Apresentadas com ALGARISMOS ROMANOS

ALTERNATIVAS DE RESPOSTA ENUNCIADO ALTERNATIVAS DE RESPOSTA Seguem uma ordem natural. (crescente ou decrescente)

QUESTÃO DE MÚLTIPLA ESCOLHA: AFIRMAÇÃO INCOMPLETA ENUNCIADO TEXTO - BASE ALTERNATIVAS DE RESPOSTA

CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Texto-base e Enunciado Clareza e completude de pensamento Contextualização, realçando o conteúdo a ser avaliado Pontuação que combine gramaticalmente com os itens Conter ou não elementos que se repetirão nas afirmações (a, um, nas, seu etc)

CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Texto-base e Enunciados Observar se há armadilhas intencionais e acidentais (conteúdos ultraespecíficos, alto índice de dificuldade, conteúdos não apreendidos) Observar duplos negativos no enunciado ( Não fumar não é critério para a inclusão em que grupo de risco?) Destacar elementos de negatividade (EXCETO, INCORRETO, NÃO...)

CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Alternativas de respostas Inserir uma alternativa totalmente correta em relação ao enunciado Inserir o mesmo número de ocorrências em cada opção (a, b, c , d, e) Elaborar distratores funcionais (plausíveis - respostas corretas, mas não condizem com o enunciado ou não respondem a QME; erros comuns dos estudantes; frases técnicas, mas incorretas) Usar 5 alternativas Posicionar as alternativas em ordem numérica lógica Manter alternativas com tamanhos proporcionais

CONSTRUÇÃO DAS QUESTÕES Alternativas de respostas Evitar todas acima ou nenhuma acima Elaborar alternativas positivas Evitar determinantes (sempre, nunca, completamente, totalmente etc) Formatar os itens verticalmente (facilita a leitura) Checar: a opção correta; conteúdo; grau de dificuldade, discriminação e acerto por acaso

QUESTÕES CONTEXTUALIZADAS: FORMATO ENADE TEXTO-BASE ENUNCIADO OU COMANDO QUESTÕES DISCURSIVAS RESPOSTA LIVRE OU RESPOSTA ABERTA

QUESTÃO DISCURSIVA TEXTO - BASE

ENUNCIADO ESPAÇO PARA RESPOSTA A TAREFA consistirá na CONSTRUÇÃO DE UM TEXTO Situação-problema será exigido do estudante, COMPREENDER, APLICAR, ANALISAR, AVALIAR e/ou CRIAR ENUNCIADO ESPAÇO PARA RESPOSTA

ORIENTAÇÕES GERAIS Linguagem simples e clara Definir claramente a tarefa que deve ser realizada, indicando a abrangência esperada da resposta Incluir todas as informações para resolução do item

FORMULAÇÕES INADEQUADAS 1. Foco: memorização (questões pontuais) O que...? Quando...? Quem...? Cite... 2. Dificuldade: critério de correção (não há delimitação) Cite alguns... Dê exemplos... Quais são...? 3. Resposta possível: sim ou não É possível...? Você acha que...? Deve‐se...?

FORMULAÇÕES INADEQUADAS 4. Formulações vagas, imprecisas, indefinidas: Discorra sobre... Comente... Dê sua opinião sobre... 5. Utilização de termos que não delimitam a abrangência da resposta: Resumidamente... Em poucas linhas... Sucintamente...

QUESTÕES NO FORMATO ENADE PARA EAD: CONDIÇÃO DE AVALIAR COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS CONSTRUÇÃO DA PLAUSIBILIDADE TABELA VERDADE Senso comum Literatura errada Interpretação errada da literatura correta Literatura correta Aparentemente correta, mas sem nexo.

QUESTÕES NO FORMATO ENADE PARA EAD: CONDIÇÃO DE AVALIAR COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS ATRIBUIÇÃO DE VALORES

www.unichristus.edu.br (85) 3265.8191