Albufeira, 11 de Novembro de 2006

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Transcrição da apresentação:

Albufeira, 11 de Novembro de 2006 Debate Nacional sobre a Educação Como vamos melhorar a educação nos próximos anos? Sessao de Trabalho 1 Investigação, Processo de Bolonha e Agências para a Qualidade. Albufeira, 11 de Novembro de 2006

Investigação científica Qual o seu contributo para a formação no Ensino Superior e noutros níveis e como melhorá-lo. Avaliação da qualidade na Investigação Científica. Seu papel e efeitos.

Processo de Bolonha Em que consiste, como está a sua implementação e o que vai trazer de novo para o sistema educativo nacional. Quais são as expectativas e o que está feito?

Avaliação da qualidade Como se vai avaliar a qualidade no Ensino Superior. Agências de Qualidade e seu papel. Qual o caminho percorrido e quais as expectativas?

Consensos Investigação Científica Investigação indissociável do Ensino Superior Investigação e conhecimento são motores de desenvolvimento económico. Investigação será avaliada segundo padrões internacionais e de acordo com a realidade internacional

Consensos Investigação Científica Investigação deve ser articulada com transferência de conhecimento e interacção com a sociedade e o meio empresarial Investigação necessita de fontes de financiamento adequadas

Consensos Processo de Bolonha Bolonha e Lisboa processos que influenciam o futuro do ensino superior Bolonha e Lisboa dão ao ensino superior um papel fulcral no desenvolvimento da sociedade No entanto Bolonha e Lisboa necessitam de estratégias de implementação diferenciadas

“Revolução na Sala de Aula” Consensos Processo de Bolonha Vem mudar um paradigma educativo, responsabilizando o aluno pelo seu percurso educativo. Coloca o professor num papel de facilitador da aprendizagem, “Revolução na Sala de Aula”

Consensos Processo de Bolonha Critica a alguns aspectos da implementação nacional Velhos currículos com novas roupagens Falta de envolvimento dos parceiros educativos Tendências nacionais diferentes de tendências internacionais Oportunidade para diversificar o corpo discente Ensino de segunda oportunidade Formação Profissional - ALV

Consensos Avaliação da Qualidade necessidade de um sistema com consequências praticas Um sistema que tenha mecanismos de feedback e melhoria. Dimensão Internacional

Questões em Aberto Investigação Científica Qual o peso a dar à investigação, ensino e interacção com a sociedade na função universitária? O problema do financiamento vs liberdade de ensino e investigação.

Questões em Aberto Processo de Bolonha Como apoiar o professor e aluno nesta mudança de paradigma educativo? Como lidar com a dimensão social do processo de Bolonha? Garantir a Igualdade de oportunidades e condições para que todos atinjam o seu máximo potencial. Equilibrar os fluxos transnacionais de mobilidade discente e docente

Questões em Aberto Processo de Bolonha Como através de Bolonha garantir a coexistência de diferentes tipologias de ensino? Como compatibilizar o Competitividade solicitada por Lisboa com a comparabilidade e compatibilidade de Bolonha?

Questões em Aberto Avaliação de Qualidade Como garantir a diversidade no ensino superior face a padrões uniformes de avaliação? Como envolver os parceiros educativos e a sociedade no processo avaliação? Como evitar eventuais efeitos nefastos da ligação da avaliação ao financiamento? Como valorizar a pedagogia nos mecanismos de avaliação docente?

Outros Desafios Aproveitar Bolonha e Lisboa para: Redefinir as estratégias institucionais (ensino/Investigação/sociedade) Responder (sobreviver) à sociedade local, nacional, internacional. Aproveitar melhor o capital humano, combater o insucesso escolar e a exclusão.

Outros Desafios Aproveitar Bolonha e Lisboa para: Melhorar a transferência de conhecimento e estimular o empreendedorismo e a inovação. Racionalizar oferta de formação e maximizar empregabilidade Reforçar o papel das escolas na promoção da cidadania activa. Diversificar e consolidar fontes de financiamento.