Educação Superior em Ibero-America

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
A Proposta Curricular Paulista e as diretrizes da avaliação: algumas considerações Valéria SIQUEIRA (CUML) – Alessandra DAVID.
Apresentando o Relatório de Avaliação - MEC - Recredenciamento do IFB – realizado em março/2016 PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EAD E O PERFIL DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA DE UMA IES PRIVADA Marcus Danilo de Paula Stander.
UNESC - FACULDADES DE CAMPINA GRANDE - FAC CURSO: BACHAREL EM ENFERMAGEM DISCIPLINA: ONCOLOGIA DURAÇÃO: 60 horas PROFESSORA: Mª APARECIDA A. DANTAS.
UNIDADE 1 – Introdução À Administração Estratégica.
Prof. José Edilmar de Sous a. Introdução Um estudo com pesquisadores iniciantes ingressantes na Pós- Graduação em Educação; Inquietações sobre como os.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Educação Superior em Ibero-américa
Educação Superior em Ibero-America
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DE MARÍLIA
Grupo de Trabalho Estadual do PMAQ
Análise do Programa de Pesquisa em Saúde e Saneamento da Funasa no Período de 2000 a 2016 Cibele Medeiros Brito Leite Cristine Diniz Santiago Filomena.
Valéria SIQUEIRA (CUML) – Alessandra DAVID (CUML) –
Tema e problema de pesquisa
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Professor Douglas Pereira da Silva
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
A IMPORTÂNCIA DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES
PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Elaboração de Projetos
Profa. Mestre Marta Ajej
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Título do Trabalho a ser apresentado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE A DISTÂNCIA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – UFPA
CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS BÁSICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FATORES QUE INFLUENCIAM NA MOTIVAÇÃO DOS PROFESSORES.
Autoavaliação Institucional (avaliação interna)
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Marcelo Ximenes A. Bizerril
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
OS DESAFIOS DA TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO FRENTE A REALIDADE DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO MARANHÃO Gustavo de Almeida Santos¹; Aline.
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
A crise econômica é seu real vilão?
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
TEMA:ESTUDO DOS MÉTODOS AVALIATIVOS EM ESCOLAS: Avaliação ou verificação DIRANNEIDE GOMES AMORIM PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA.
INTERVENÇÃO EDUCATIVA PARA O CONTROLE ADEQUADO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE CÔNEGO LUÍS CIRILO DA SILVA ARNALDO G. RODRIGUEZ MARTINEZ*
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
Logo das agências de fomento.
Reunião Plenária da ABRAGE Brasília, 28 de setembro de 2016
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO MÉTODOS CONCLUSÃO RESULTADOS REFERÊNCIAS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
IV FEIRA DE TRABALHOS DE
Universidade Estadual do Paraná Curso de Matemática
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
BIOLOGIA EM DEFESA DE TODA FORMA DE VIDA
Vigilância em Serviços de Saúde. NILENE DUARTE. Conceito de Vigilância Epidemiológica, segundo a Lei  “conjunto de ações que proporcionam o conhecimento,
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E QUALIDADE DE VIDA
A importância da Ed. Física no Desenvolvimento Motor na Escola Publica e na Escola Privada do Ensino Fundamental.
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
AUTORES DO TRABALHO INSTITUIÇÃO
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS CONTRIBUIÇÕES NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO PARA A CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
XVI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS
Transcrição da apresentação:

Educação Superior em Ibero-America O Sistema de Gestão e de Planejamento das Instituições de Ensino Superior do Brasil - El Sistema de Gestión y Planificación de centros de enseñanza superior en Brasil Uma Análise dos PDIs - Planos de Desenvolvimento Institucional - Un análisis de las PDI - planes de desarrollo institucional Marcelo Phaiffer, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil 1 INTRODUÇÃO As transformações sociais, econômicas, políticas e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas (1991-2011) tiveram um papel significativo, indutor e determinante no cenário em que estão contidas as Instituições de Ensino Superior – IES. Os objetivos-fim indissociáveis, por exemplo, das Universidades - o ensino, a pesquisa e a extensão, tiveram que ser revistos, não no tocante à questão ideológica, mas sim em relação aos processos pelos quais se busca, atingindo ou não, a excelência em cada um desses papéis que compõem a mencionada tríade. A inserção de elementos teóricos e práticos sobre gestão e planejamento, as questões voltadas ao meio ambiente e à qualidade de vida ganharam destaque e protagonismo na hierarquia de demandas gerenciais das Instituições de Ensino Superior. Entretanto, a limitação dos recursos financeiros sempre foi um componente determinante em todas as ações voltadas ao desenvolvimento das organizações. Existia, então, à época, um descompasso entre as demandas já reconhecidas e a capacidade de atendimento. Inevitavelmente, as instituições, sejam elas públicas ou privadas, que lidam com escassez ou limitação de recursos financeiros, focaram seus esforços nas soluções mais relevantes e menos custosas – a gestão e o planejamento. A necessidade de reestruturação das instituições de ensino superior também foi fomentada por um fator determinante ocorrido no período, no caso, a expansão exacerbada do ensino superior. Nesse sentido, faz-se necessária a investigação dos Planos de Desenvolvimento Institucional das IES de modo comparativo-qualificado com vistas à observação dos pontos comuns e díspares de cada instituição investigada. 2 OBJETIVOS Investigar Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil à luz dos modos de gestão e planejamento Comparar os PDIs da IES investigadas bem como suas reais relevâncias 3 METODOLOGIA Escolher criteriosamente 9 IES para investigação, por meio da análise dos PDIs, de entrevistas com principais atores e da revisão da bibliografia geral e específica sobre planejamento e gestão. Foram escolhidas as seguintes IES: PUCC-Rj, Mackenzie-SP, UFOPA, UFSCAR, UFSC, UNICAMP, ITA, UFABC e IFSP 4 RESULTADOS Ainda não há resultados, contudo já existem inúmeras evidências de que os PDIs não são preponderantes quando comparados aos Planos de Gestão das Reitorias. Eles, serão, no limite, documentos adicionais que poderão auxiliar a gestão das IES 5 CONSIDERAÇÕES O trabalho está em fase de conclusão do que chamamos de “campo”. Ainda não há muitas considerações a serem feitas, entretanto há inúmeros dados que já foram apurados ao longo da pesquisa. REFERÊNCIAS AGUILAR, L.E. A Política Pública Educacional sob a Ótica da Análise Satisfatória. Ensaios. Campinas: Edições Leitura Crítica, 2014. ISBN 978-85-64440-13-5. BOURDIEU, P. Méditations pascaliennes. Paris: Éditions Seuil, 1997b. CHAUÍ, M., Escritos sobre universidade, S.Paulo: Editora UNESP, 2001. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Institucional: integração e ação integradora. Revista Avaliação- RAIES. Campinas, vol.2 n. 2 (4) jun. 1997 p. 19-30. GODET, M. “A prospective estratégica. Prospectiva-Estratégia: diferenças e complementaridades”. Texto. Trad. Valéria Moraes. Kaplan, Robert S. Norton, David P. (1997), A Estratégia em Ação. Rio de Janeiro: Campus. MATUS, C. Política, planejamento & governo. 3.ed. Brasília: IPEA, 1997. MATUS, C. Adeus senhor presidente. São Paulo: FUNDAP, 1997. MATUS, C. Política, planejamento e governo. 2 volumes. Brasília: IPEA, 1992. MINTZBERG, H.; QUINN, J.B. O Processo da estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2001.