A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Advertisements

A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
1ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SAÚDE AMBIENTAL Saúde e Ambiente, vamos cuidar da gente.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
CURSO EFA/B2 1.  É cidadão quem pertence a um país :  Onde há leis que protegem as pessoas;  Onde as pessoas, além de direitos, têm deveres a cumprir;
Territórios sustentáveis
PRIMEIRA OFICINA REGIONAL
Câmara Municipal de Odivelas
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Centro Educacional Unificado
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Porquê Reflexão sobre Género e Qualidade no Ensino Superior?
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Escola Básica de Fazendas de Almeirim
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO
Minha terra encanta o mundo inteiro
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
IGUALDADE É DESENVOLVIMENTO
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente
Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna Lisboa
Trânsito PLUS Legal. Trânsito PLUS Legal Trânsito PLUS Legal Escola: Colégio PLUS Cidade: Barretos (S.P) Categoria: Educação Professor responsável:
O Regimento da 6ª Conferência, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19 de 18 de setembro de 2015, encontra-se disponível no sítio da Conferência.
Informações importantes
Dezembro de 2015 – janeiro 2016 Brasil
Orçamento Participativo Jovem Escolar
GPP / Psicologia Política
PLANO REGIONAL DE ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO Região Centro
Recursos de informação Na UAb
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
Jorge Matine CIP/Fórum de Monitoria do Orçamento - FMO
Apresentação do Trabalho e da Equipe
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
“Há projetos e ideias que podem mudar os nossos países e a nossa comunidade e é por isso devem ser compartilhadas”.
O concelho é constituído por quatro freguesias:
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
MARCO DOMINGUES – Economia Social do Apoio Social ao Desenvolvimento Local MANAUS.AMAZONAS.BRAZIL 2017.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária Manuel Cargaleiro Implementação de uma.
Orçamento Participativo das Escolas
Orçamento Participativo das Escolas
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Políticas Públicas, participação social e cidadania
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Resultados da III Fase.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
IV Conferência Estadual
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Projeto “Laços de Empatia: recreio”
ESCOLA SECUNDÁRIA DE PAREDES
COMO CONTRIBUIR PARA UM
Moda Reciclável [ CRIAÇÃO DE COLECÇÕES ].
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
TRANSPARÊNCIA E UNICIDADE
Santa Catarina – Censo IBGE 2010
ÁREA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS “AVEIRO NORTE”
Programa de Desenvolvimento Gerencial
2019.
Orçamento Participativo da Escola
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição de um rumo para o concelho. A participação dos cidadãos, nas decisões sobre os investimentos municipais, não só contribui para uma cidadania ativa e para a valorização da democracia local, como aprofunda e concretiza os seus direitos e deveres. A adoção do Orçamento Participativo, inspira-se na democracia participativa e no seu aprofundamento, consagrados no artigo 2º da Constituição da República Portuguesa.

Objetivos: Promover a participação informada, ativa e construtiva dos munícipes; Incentivar o diálogo entre os munícipes e os eleitos locais; Adequar as políticas públicas municipais às necessidades e expetativas da população, tendo em conta os recursos disponíveis; Contribuir para uma sociedade civil dinâmica e coesa; Aumentar a transparência da atividade autárquica.

Participação: No OP podem participar todos os cidadãos; O OP aplica-se a todo o território municipal e abrange todas as áreas de competência da CML; A verba para o OP de 2017/2018 é de €339.917,00 Os esclarecimentos podem ser solicitados à equipa de apoio da CML ao OP através de e-mail (orcparticipativo@cm- leiria.pt), por telefone (244 839 500) ou nas juntas de freguesia; Apresentação das propostas: 15 de março a 31 de maio de 2017.

Propostas: As propostas dos cidadãos devem ter em vista a satisfação do bem comum e do interesse dos munícipes, a verba disponível e a abrangência territorial; Não devem ultrapassar 18 meses de execução; Devem sempre constituir um investimento; Áreas temáticas : Requalificação dos equipamentos urbanos; Ação social e habitação; Educação, cultura, juventude e desporto; Turismo e promoção económica; Mobilidade e segurança dos cidadãos; Ambiente e energia; Espaço público e espaço verde.

Votação: Período de votação: 26 de julho a 15 de setembro; Cada cidadão só pode votar uma vez num dos projetos, independentemente do meio utilizado; Vota-se por via SMS, em plataforma adequada no sítio da CML ou em cada uma das juntas de freguesia; São eleitos os projetos mais votados até atingir o montante definido anualmente.

Calendarização das etapas DESCRIÇÃO PERÍODO/DATAS 1.ª Etapa Definição de verba a afetar ao Orçamento Participativo, dos procedimentos e critérios de participação em colaboração com as Juntas de Freguesia. A partir de 1 de março 2.ª Etapa Divulgação pública do Orçamento Participativo, recolha de propostas através da internet ou das Assembleias Participativas. 15 de março a 31 de maio 3.ª Etapa Avaliação técnica das propostas pelos serviços da Câmara Municipal de Leiria, transformação das propostas em projetos. 07 de junho a 07 de julho 4.ª Etapa Divulgação dos projetos a submeter a votação, reclamação e resposta. 10 julho a 25 de julho 5.ª Etapa Votação dos projetos. 26 de julho a 15 de setembro 6.ª Etapa Apresentação dos resultados, incorporação dos projetos mais votados no plano de atividades e orçamento da Câmara Municipal de Leiria. Até 30 de novembro 7.ª Etapa Implementação dos projetos vencedores. A definir 8.ª Etapa Avaliação das várias fases do processo e sua divulgação, tendo em vista o contínuo aperfeiçoamento do sistema.

Ajude a construir Leiria. Contamos com as suas ideias! OP 2015 em Números Inscritos: 468 Propostas Apresentadas: 49 Propostas em Votação: 16 Número de Votos: 544 Ajude a construir Leiria. Contamos com as suas ideias! Informações: http://www.cm-leiria.pt | http://op.cm-leiria.pt