Apropriação de Resultados

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SAETHE 2015 Oficina de Apropriação de Resultados.
Transcrição da apresentação:

Apropriação de Resultados Oficina Apropriação de Resultados

por Bruno Rinco Dutra Pereira Analista de Avaliação e-mail: brdp@caed.ufjf.br

Objetivos da oficina realizar a análise pedagógica dos resultados da avaliação de desempenho aplicada no estado de Rondônia – SAERO.

Seções Apresentadas Matriz de Referência Teste e Itens Padrão de Desempenho Escala de Proficiência Resultados

Seção Matriz de Referência

Avaliação Educacional Testes de Proficiência Questionários Contextuais Desempenho Escolar Os testes de proficiência e também questionários contextuais são os instrumentos de avaliação aplicados aos estudantes, professores e diretores das unidades escolares, com o objetivo de oferecer à sociedade uma medida do desempenho escolar.

Testes de Proficiência Os testes de proficiência têm como objetivo aferir habilidades que são esperadas dos alunos em diferentes etapas de escolarização. Essas habilidades são descritas por descritores.

Testes de Proficiência Um conjunto de descritores formam a Matriz de Referência. A Matriz de Referência apresenta o objeto de uma avaliação.

Habilidades Ao falarmos da relação Testes, Habilidades, Descritores e Matriz de referência pensamos: O que compreendemos por Habilidades?

Habilidades Segundo Perrenoud (1999), competências referem-se ao domínio prático de um tipo de tarefas e de situações. Tais domínios práticos só podem ser alcançados se junto com eles forem desenvolvidos as habilidades dos alunos, o que só se pode realizar a partir da compreensão do conteúdo que explica aquele domínio. Vamos ver dois exemplos? PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Habilidades Exemplo 1: desenvolver o domínio prático da Matemática nas tarefas cotidianas dos alunos. Para tal, precisamos desenvolver as habilidades numéricas desses alunos, introduzindo conceitos sobre número, quantidade, agrupamento, etc... Exemplo 2 (matriz de referência): a capacidade de medir grandezas, requer o desenvolvimento de habilidades como: resolver problema envolvendo o calculo de perímetro de figuras planas; resolver problema envolvendo o calculo de área de figuras planas; resolver problema envolvendo volume de um sólido.

Matriz de Referência Retomando à compreensão da Matriz de Referência... Vamos apontar algumas de suas características e de seus objetivos? Dinâmica!

Dinâmica Conceito: Matriz de Referência é o objeto da avaliação; Distribuir descritores e temas; Pergunta: O que queremos avaliar? Vamos apontar os Temas; Pergunta: O que queremos avaliar em cada tema? apontar Habilidades;

Considerações sobre a Dinâmica Quais características podemos apontar para a Matriz de Referência?

Matriz de Referência É formada por um conjunto de tópicos ou temas que representam uma subdivisão de acordo com conteúdo, competências de área e habilidades. Cada tema apresenta um conjunto de habilidades Cada habilidade é descrita por um descritor.

CONJUNTO DE DESCRITORES Matriz de Referência CONJUNTO DE DESCRITORES conteúdo programático na área de conhecimento a ser avaliada nível de operação mental necessário para a aprendizagem Descritores originados do cruzamento entre conteúdos programáticos e as habilidades e competências cognitivas que lhes são próprias. O que é avaliado? Habilidades presentes na matriz Operações mentais: identificar, localizar, comparar, classificar, ordenar, estabelecer relações, interpretar, analisar, inferir, resolver dentre outras! Exemplo: conteúdo (operações) operação mental (resolver operações ou resolver problemas com operações) 4

Matriz de Referência A Matriz de Referência não esgota o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não pode ser confundida com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas. (ver próximo slide!)

Vejamos um exemplo Conteúdo: Estatística Ler tabelas e/ou Gráficos Interpretação dos resultados da Pesquisa Simulação de Pesquisas Resolver problemas envolvendo informações apresentadas em Tabelas e/ou Gráficos Elaboração e aplicação de questionários Construção de gráficos e /ou tabelas Organização dos dados

Vejamos um exemplo para a sala de aula Pesquisa sobre time de futebol Separar alunos em grupo e pedir que façam um questionário com questões sobre o assunto da pesquisa Pedir os alunos que apliquem o questionário na escola com professores e alunos Após coleta dos dados, fazer a análise criando gráficos e tabelas Pedir que os alunos apresentem o trabalho A partir dos resultados encontrados, elaborar problemas envolvendo os dados coletados pelos alunos, pedir que resolvam e discutir com eles Como avaliar?

Vejamos um exemplo para uma avaliação em larga escala

Matriz de Referência Vamos conhecer, em seguida, a Matriz de Referência para a Avaliação do SAERO.

Seção Teste e Itens

Composição dos Cadernos de Teste

Itens É uma questão do teste de larga escala.

Este NÃO é um exemplo de Item Itens Este NÃO é um exemplo de Item Referência: http://www.esev.ipv.pt/mat1ciclo/temas%20matematicos/Triangulos_quadrilateros.pdf

Este é um exemplo de Item Itens Este é um exemplo de Item

Itens Vamos observar alguns itens e suas características

Itens

Itens

Itens

Itens

Itens Quais características podemos apontar para o Item?

Itens Avalia uma única habilidade, portanto o item é unidimensional. Obtém um resultado por estudante, que permite avaliar as hipóteses levantadas por ele (distratores).

Partes do Item Enunciado Suporte Comando Gabarito Distratores

Seção Padrão de Desempenho

Padrão de Desempenho Mas qual o significado desses intervalos? Vamos fazer a leitura dos Padrões de Desempenho para o 5º ano

Padrão de Desempenho

Padrão de Desempenho Há diferença no grau de desenvolvimento das habilidades desses dois estudantes? Sim! Como interpretar essas diferenças?

Escala de Proficiência Seção Escala de Proficiência

Escala de Proficiência Então... Podemos fazer uma interpretação dos resultados em um intervalo menor de proficiência? Sim! Por meio da escala de Proficiência.

Escala de Proficiência Vamos observar a Escala de Proficiência.

Escala de Proficiência Podemos observar que as habilidades apresentadas na Matriz de Referência, estão associadas às Competências da Escala de Proficiência. Vamos observar:

Escala de Proficiência Com base nas Competências, podemos realizar uma interpretação dos resultados alcançados pelos estudantes na avaliação do SAERO.

Escala de Proficiência Vamos observar os intervalos da Escala de Proficiência.

Os intervalos

Escala de Proficiência Vamos observar as Competências na Escala Proficiência. Vejamos um exemplo:

As competências

As competências

As competências

Escala de Proficiência Vamos observar, por exemplo, o grau de complexidade das competências para uma determinada proficiência, de acordo com a Escala de Proficiência.

As competências

Escala de Proficiência Vamos observar também, os Padrões de desempenho na escala.

Escala de Proficiência Observe o Padrão de Desempenho Abaixo do Básico ( até 150 pontos).

Escala de Proficiência Conhecendo a Matriz de Referência e a Escala de Proficiência, vamos analisar os resultados da avaliação!

Seção Resultados

Resultados Revista Pedagógica Portal da Avaliação Proficiência média; Participação; Evolução do percentual de estudantes por padrão de desempenho; Percentual de estudantes por padrão de desempenho; Portal da Avaliação Percentual de acerto por descritor.

Escala de Proficiência Como os resultados podem ser interpretados?

Quais são as habilidades desenvolvidas por aproximadamente 2,44% dos estudantes? E por 25,61% dos estudantes? E por 41,46% dos estudantes? E por 30,49% dos estudantes?

Padrão de Desempenho Padrões de desempenho estudantil Estabelecimento e monitoramento das metas de qualidade educacional Caracterização do desempenho escolar Grau de realização das ações educacionais Políticas públicas voltadas à promoção da equidade Identificação do percentual de alunos em risco pedagógico (evasão, reprovação ou abandono)

Padrão de Desempenho Sabemos a distribuição percentual dos estudantes por padrão de desempenho apresentado. Qual o número de estudantes que esse percentual representa?

Agora é a sua vez! Localizar as proficiências médias na escala de proficiência. Qual é o percentual de estudantes do Município que estão nos padrões de desempenho Muito Crítico, Crítico, Intermediário e Adequado? Qual é a quantidade desses estudantes em cada padrão de desempenho? Quais as habilidades desenvolvidas pelos estudantes em cada padrão de desempenho? Diferencie as habilidades desenvolvida pelos estudantes em cada padrão. Como você interpreta o desempenho de “sua” escola em relação ao Município. (média de proficiência e distribuição por padrão de desempenho) Como você interpreta a participação de alunos no Município em relação a “sua” escola?

Obrigada pela atenção! e-mail: brdp@caed.ufjf.br

Revista Pedagógica

Pense em aspectos positivos e negativos! Participação De que forma você acha que a participação pode interferir nos resultados de “sua” escola? Pense em aspectos positivos e negativos!

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