Portfólio “Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Advertisements

Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Letramento: um tema em três gêneros
O que é um Portfolio? Um portfolio é um suporte físico, em geral um dossier, onde colocas trabalhos por ti realizados ao longo do ano lectivo, no âmbito.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
PORTFÓLIO.
Tipos.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Construindo o futuro do seu filho!
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
DAR SENTIDO À FORMAÇÃO…
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Por que fazer ?.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O ePortfólio como Instrumento de Avaliação
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
Metodologia do Ensino de Arte
RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Portfólio de Formação Professor Tutor: Cleber Lima “ Através do portfólio me desconstruo e reconstruo.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Webfólio UNIMINAS Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
OFICINA DE CRIATIVIDADE
Da avaliação ao acompanhamento
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Por que o jornal na escola?
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Portfólio O portfólio é a coleção de todo o trabalho em andamento relacionado com o alcance dos objetivos pedagógicos. Consiste nos trabalhos que estão.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
FICHAMENTO.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Apresentação do novo modelo
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NA EJA
O QUE SÃO PROJETOS? Projeto não é um plano de trabalho ou um conjunto de atividades bem organizadas. É uma proposta de intervenção que dá a atividade de.
Transcrição da apresentação:

Portfólio “Através do portfólio me desconstruo e reconstruo. E a cada reconstrução me faço melhor do que era.”

Portfólio ... um trabalho cuidadosamente tecido pelas mãos dos próprios alunos. Ao fazê-lo, se revelam por meio de diferentes linguagens, pois evidenciam não o que “assimilaram” de conteúdos, mas sim como vão se constituindo como profissionais. Tal como, por exemplo, num desenho, na construção de um Portfólio, os primeiros traços aparecem, são retocados, às vezes apagados, refeitos... num constante movimento de ação-reflexão que traduz o próprio ato de aprender.

Depoimentos de alunos que já vivenciaram o processo de construí-lo ou, mais que isso, de tecê-lo: Foi extremamente válido acrescentar em meus conhecimentos que formar profissionais é trabalhar numa situação em que o conhecimento tem que ser constantemente redimensionado, reelaborado e principalmente inovado. Com o Portfólio vimos que o paradigma atual exige dinamismo, atualização e abertura, possibilitando a todos nós desenvolvermos éticas adequadas a um novo olhar, menos individualista, mais solidário, mais contextualizado, mais funcional, mais prático, mais instigante, mais humanizado. [...] Ivone Aparecida Borges

Cleide Regina Oliveira A meu ver o Portfólio é uma maneira criativa de construção de aprendizagem. O conhecimento não está pronto e acabado, ele é contínuo. Temos que fazer dos nossos erros, momentos de aprendizagem e o portfólio torna isso possível. Ele é o meio pelo qual podemos avaliar nosso processo ensino-aprendizagem. Através do Portfólio podemos fazer reflexão sobre nosso desempenho e uma auto-avaliação dos processos dos quais estamos participando.[...] René dos Reis Borges [...] Na construção da aprendizagem mostro o que sei, o que sou, o que penso e como cresci. Não é preciso decorar. É necessário aprender. Construir aprendizagem é fazer acontecer a aprendizagem. É a interação do que sei com o novo. É o que realmente irá ficar, é o que fará mudar. É significativo. Não se constrói aprendizagem de maneira passiva, acomodada. Para construir é preciso ousar, fundamentar e fazer acontecer. Entrelaçar teoria e prática num único processo, não fragmentando os saberes. Cleide Regina Oliveira

O que é um portfólio? ? Coleção seletiva, organizada e planejada de experiências de aprendizagem que revelam a reflexão sobre os diferentes aspectos do desenvolvimento de cada aluno. Conjunto de trabalhos produzidos pelo próprio aluno escolhidos de forma a poder proporcionar uma visão ampla e detalhada de seu desenvolvimento. Evidência da capacidade reflexiva, crítica e criativa do aluno sobre as aprendizagens significativas para sua formação pessoal. ? ? ?

Para que serve? * Reflete a trajetória do saber construído por meio de evidências de aprendizagem de natureza diversa, levando em conta toda a trajetória percorrida e evidenciando os progressos. *Possibilita avaliar as capacidades de pensamento crítico, de articular e solucionar problemas complexos, de trabalhar colaborativamente, de conduzir pesquisas, de desenvolver projetos e de formular seus próprios objetivos para a aprendizagem. *Encoraja a reflexão e o estabelecimento de objetivos a cada aprendiz, já que apresenta múltiplos aspectos e dimensões da aprendizagem, enquanto condição de desenvolvimento pessoal.

* PAPEL * CERTIFICAÇÃO *DE EVIDÊNCIA *DE DESENVOLVIMENTO *REFLEXIVO Natureza Suporte Portfólio Função * PAPEL * ÁUDIO * MULTIMÍDIA * ELETRÔNICO * CERTIFICAÇÃO * FORMAÇÃO * COMUNICAÇÃO * AVALIAÇÃO

Como é? * Deve mostrar processos e produtos de aprendizagem, ilustrando de diferentes modos o trabalho realizado e identificando as diferentes oportunidades de aprendizagem aproveitadas pelo autor. Poderá incluir relatórios, redações, provas, trabalhos individuais ou de grupo, material em vídeo ou áudio com registros vários, desenhos, diagramas, resoluções de exercícios e de problemas. Apresenta reflexões do aluno acerca da disciplina, de uma situação-problema em particular ou de qualquer acontecimento relevante.

Como é? A reflexão é parte fundamental da elaboração de portfólios. É um modo de fazer reviver as experiências com o objetivo de dar-lhes sentido, de aprender a partir delas e de desenvolver novas compreensões e apreciações. Permite a reflexão a posteriori sobre o processo vivenciado e sobre a capacidade que se teve ou não de refletir durante o mesmo, ou seja, de refletir sobre a própria ação. Permite revelar aspectos ocultos na própria experiência ou que não foram percebidos ao longo do processo e construir um novo olhar, com o qual se torna possível revisitar essa experiência, apreciá-la novamente, desenvolver novas compreensões e, se desejado, intervir em atividades futuras.

Como apresentar o portfólio? O formato é totalmente livre: o aluno deve usar a criatividade para compô-lo. Os registros devem expressar o sentido do conteúdo aprendido, que pode ser expresso em diferentes linguagens, desde que coerentes com o seu conteúdo. Pode ser elaborado e apresentado utilizando vários suportes como pastas, cadernos ou materiais encadernados, fotos, CD-ROMs, DVDs, revistas, jornais, sites, criações artísticas, etc. Todo este material, devidamente organizado, fornece uma fotografia dos progressos, das aprendizagens, das necessidades, das experiências e das expectativas do aluno. http://2.bp.blogspot.com/_kX_ykC5Luyc/SCWvIMcCB1I/AAAAAAAAAPg/zfrnRMNwQZ4/s320/mulher_esculpindo.jpg

Estrutura do Portfólio Capa ou “abertura” com título e identificação. Apresentação: nome, breve descrição do que faz e de suas experiências, dados para contato, expectativas. Registros das aprendizagens mais significativas, apresentando reflexões sobre a sua construção: * Desenvolvimento pessoal: experiências mais relevantes. * Desenvolvimento social: as vivências mais significativas. * Desenvolvimento acadêmico: os melhores trabalhos, rigorosamente selecionados. Conclusão ou considerações finais. Anexos e Bibliografia.

Traçando a rota para a construção do Portfólio... 2. Pegadas no caminho: coletar os dados. 1. Ponto de partida. planejar como será: forma e conteúdo. 3. Mapa do viajante: selecionar e organizar o material. 4. Baú do conhecimento: montar o dossiê.

Alguns cuidados fundamentais

Apresentação. O leitor tem que ser conquistado, convidado para a leitura. Atenção a: Visual Organização

Clareza. O leitor não adivinha, ele tem que compreender a mensagem. Atenção ao: Uso da Língua Portuguesa: Ortografia Pontuação Uso da norma culta Informalidade na linguagem

oceano atlantico atrávez esfaziar o baco realisou travesia apreensividade Oceano Atlântico através esvaziar o barco realizou travessia apreensão

Título?

Estrutura do texto: Precisão Coerência Coesão Fundamentação

Atendimento à proposta: Seriedade

Verso da folha onde foi apresentada a síntese: