Tema e problema de pesquisa

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Transcrição da apresentação:

Tema e problema de pesquisa Fases da Pesquisa Projeto de Pesquisa Tema e problema de pesquisa

Fases da pesquisa (LATORRE et al., 1996 apud ESTEBAN, 2010, p. 141) 1. Fase exploratória/ de reflexão Identificação do problema ou de suas questões de pesquisa Revisão de literatura Perspectiva teórica 2. Fase de planejamento Seleção do cenário de pesquisa Seleção da estratégia de investigação (desenho metodológico) Redefinir o problema e as questões de pesquisa 3. Fase de entrada no cenário Negociação do acesso Seleção dos participantes Papeis do pesquisador Definição da amostra dos sujeitos ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010. 268 p.

4. Fase de coleta e de análise da informação Estratégias de coleta de informação Técnicas de análise da informação Rigor na coleta e na análise 5. Fase de retirada do cenário Finalização da coleta da informação Negociação da retirada Análise intensiva da informação 6. Fase de elaboração do relatório Tipo de relatório Elaboração do relatório

O projeto de pesquisa Fases 1 e 2

Inquietações (dúvidas não saberes) ATÉ CHEGAR NO PROJETO... Inquietações (dúvidas não saberes) Premissas / ideias / lampejos / ponto de partida (não é a hipótese de pesquisa) Problema de pesquisa Hipótese de trabalho PROJETO DE PESQUISA

O PROJETO DE PESQUISA (aproximadamente 10 páginas) A partir do tema escolhido, é definido o título do projeto. ETAPAS DO PROJETO 1. Resumo (de 10 a 20 linhas) 2. Introdução com justificativa 3. Problema de pesquisa (conjunto de perguntas), ideias ou premissas e objetivos (gerais e específicos) 4. Síntese da bibliografia fundamental 5. Material e métodos 6. Forma de análise de dados 7. Cronograma de execução 8. Referências bibliográficas

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO

O PROBLEMA DE PESQUISA Não é... É... PROBLEMA DA MACRO ESFERA PROBLEMA “DE BIBLIOTECA” PROBLEMA PRÁTICO É... PROBLEMA DE CONHECIMENTO “Ficaremos, então, com os problemas de conhecimento: “o que é preciso saber sobre tal situação?”; “O que deveremos descobrir sobre ela para que nosso conhecimento da realidade em foco seja ampliado?”.” (p.290) BRAGA, J. L. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, Brasil, v. 10, n. 3, p. 288-296, dec. 2005.

Educação emocional / Psicoterapia e psicopedagogia Formação de professores: teoria e prática / Formação de professores e a construção de sua identidade Arte e educação: metodologias de ensino / Arte e educação: o lúdico, o brincar / Educação sensorial na educação infantil Indisciplina: falta de interesse / Indisciplina e legislação EJA: interações professor/alunos / EJA: convênios/parcerias O papel do interesse na construção do conhecimento / Fatores que influenciam no interesse/desinteresse dos alunos Avaliações externas / Políticas públicas de educação / Currículo e políticas públicas de educação: BNC / Desconstrução do discurso pedagógico da escola como empresa / Ações afirmativas na universidade e a permanência estudantil Múltiplas plataformas na Educação

O PROBLEMA DE PESQUISA Passos para a construção do problema de pesquisa Escrever tudo o que já se sabe sobre o tema de interesse; Mobilizar a curiosidade e começar a escrever perguntas (tudo o que é possível perguntar); Analisar criticamente as perguntas: Distinguir as que expressam apenas falta de informação daquelas de maiores estudos; Separar as questões práticas (as que pedem soluções concretas); Identificar as perguntas para as quais o pesquisador já tem resposta; Separar as questões muito amplas ou vagas; Derivar outras perguntas das perguntas que são respondidas apenas com sim ou não; Organizar as perguntas, das mais importantes às secundárias; das amplas às mais específicas; Escrever um pequeno texto para “explicar” o conjunto de perguntas selecionado, compondo o problema de pesquisa. (p. 291 a 295)