FÍSICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Matéria e Energia Materia: é qualquer coisa ou é tudo que tem massa e ou ocupa uma espaço Exemplo: Ouro, carne, a água. Não são as - radiações eletromagnéticas.
Advertisements

1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 14. Massas Atômicas e Moleculares.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL FÍSICA 15. Estática.
Seminário MHS. Um movimento harmônico simples é variado, porém não pode ser considerado uniformemente variado, já que a aceleração não é constante. Se.
Introdução a Física Medição Análise Dimensional Vetores
Professores: Cristiano Cassoli Lucilene Sebastião
RESUMO DE FÍSICA 2016 Tópico I - Conhecimentos Básicos e o Movimento Tópico II - Leis Físicas Tópico III - Gravitação Universal Tópico IV - Hidrostática.
SEQUÊNCIA DE REVISÃO Física – Conceitos & Contextos Unidade 2
EDIFICAÇÕES - SUBSEQUENTE
Medições – parte I: Precisão.
Cap. 07 – Princípios da Dinâmica Professor: ISRAEL AVEIRO
Confiabilidade Estrutural
Dinâmica Impulsiva: Quantidade de movimento
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA
Física Geral e Experimental I Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Aluno :Weverson Souza Série:2M03 Professor:Lucas Xavier
Introdução: grandezas físicas e suas unidades.
Teoria Especial da Relatividade
Professor: Walter Antônio Kapp, Dr. Eng.
ONDAS Prof. Bruno Farias CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR
ESTUDANDO PARA O ENEM DE FORMA INVERTIDA CINEMÁTICA: VELOCIDADE MEDIA EEEFM Prof. Filomena Quitiba NOME : ADRIAN RIBEIRO Questão
PME Acústica Aplicada ao Controle de Ruído
Fundamentos de Mecânica
Energia e Tipos de energia
Fundamentos de Eletricidade
FM CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1.
CONCEITOS INICIAIS E M.U PG 01-TEORIA 1
CINEMÁTICA I AULA Nº 1 (2º/2016) Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
FÍSICA Profº JAISON. FÍSICA Profº JAISON MRUV.
Física Setor A: Mecânica
FM 03 e 04 MUV e Graficos.
CINEMÁTICA II AULA Nº 2 (2º/2017)
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Estudando para o ENEM de forma Invertida
Física 1 Centro de Massa e Momento Linear Prof. Alexandre W. Arins
Professora Paula Melo Silva
CINEMÁTICA. Conceitos introdutórios á Mecânica □ Medidas de comprimento Medir um comprimento é compará – lo a um comprimento adotado como padrão. O padrão.
Física Fácil Lições básicas de Física Fundamental
CINEMÁTICA II AULA Nº 2 (2º/2016)
Física.
Aluna: Arnanna Nunes Cinemática Escalar.
ÓPTICA Prof. Roberto Salgado Plantaodematematica.weebly.com
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Movimento Retilíneo Uniforme Movimento Retilíneo Variado Vetores
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
Máquinas Elétricas e segundo princípio da termodinâmica
FÍSICA - PROJETO REVISÃO 2018 MW
ONDULATÓRIA Prof. Sergio Muryllo.
Eletromagnetismo – Aula 2
Movimento Circular TIO ROSY.
Deslocamento e distância percorrida
Movimento Circular.
Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]
Ciências da Natureza e suas
O ensino de física de maneira prática
A Lei de Coulomb
Professor: Diones Charles
O Movimento Circular Prof. Rodrigo.
Ciências da natureza e suas tecnologias - Física Ensino Médio, 2ª Série Medida de Temperatura Prof. Rodrigo.
MOVIMENTO Imagine que você está sentado em um ponto de ônibus e logo percebe que o transporte se aproxima. Como o motorista está dentro do ônibus, ele.
Movimento Circular Ednilson Oliveira.
Movimento Circular Uniforme.
MECÂNICA Conceitos iniciais, MRU Prof. Rangel Martins Nunes.
UMA NOVA FORMA DE ESCRITA
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)
OS FUNDAMENTOS DA FÍSICA
ACELERAÇAO E OMOVIMENTO UNIFORMEMENTE VARIADO
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

FÍSICA

Física Ricardo Helou Doca; Gualter José Biscuola; Newton Villas Bôas - 1º ano ensino médio

A Física na natureza e na tecnologia INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física A Física na natureza e na tecnologia Tudo que acontece na natureza é denominado Fenômeno natural. Mecânica estuda o movimento orbital de satélites, planetas e outros corpos celestes. Termologia estuda a solidificação da água e as baixas temperaturas. Cristina Xavier Thinkstock/Getty Images Representação artística de Saturno e algumas de suas luas (com elementos sem proporção entre si e em cores fantasia). Alimentos refrigerados em uma geladeira.

A Física na natureza e na tecnologia INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física A Física na natureza e na tecnologia A Ondulatória estuda as micro-ondas usadas em um forno e até na coloração das bolhas de sabão. A Óptica é a parte da Física que, entre outras coisas, explica a formação do arco-íris.  Eldad Carin/Thinkstock/Getty Images Bolhas coloridas de água e sabão.

A Física na natureza e na tecnologia INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física A Física na natureza e na tecnologia Eletricidade e magnetismo estuda as causas de descargas elétricas na atmosfera. Física moderna estuda o processo de fusão nuclear. Thinkstock/Getty Images Teste de explosão nuclear, Estados Unidos, 1957.

INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Potências de 10 e notação científica Potência de 10 é a maneira simplificada de descrever um número de modo que ocupe menos espaço e, acima de tudo, facilite operar com eles. Notação científica é caracterizada pela potência de 10 multiplicada por um número que tenha, antes da vírgula, um único algarismo, e que esse algarismo solitário seja diferente de 0 (zero).

INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Contagem e medição de uma grandeza Grandeza é a denominação matemática de tudo que pode ser expresso por um número de unidade, mediante uma contagem ou uma medição. Medir uma grandeza significa encontrar um número, sempre com precisão limitada, que indica quantas vezes ela contém uma unidade de medida.

INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Padrões de unidades de medidas O Sistema Internacional de Unidades (SI) é um conjunto de unidades de medida de todas as grandezas que adotados mundialmente.

INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Mecânica é a parte da Física que estuda o movimento e o repouso dos corpos. Cinemática é a parte da Mecânica que trata do repouso e do movimento, apenas os descrevendo sem se preocupar com as causas que determinam o estado de repouso ou as características do estado de movimento. Dinâmica é a parte da Mecânica que investiga as causas que determinam e modificam as características dos movimentos dos corpos.

INTRODUÇÃO À FÍSICA A Física Grandeza Vetorial e Grandeza Escalar Deslocamento Direção e sentido 

UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Referencial é um corpo (ou conjunto de corpos) em relação ao qual são definidas as posições de outros corpos. Instante e intervalo de tempo: Localização no tempo de uma ocorrência, de um momento, denomina-se instante. Denomina-se intervalo de tempo as sucessões de instantes ocorridos.

CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Movimento e repouso: dizemos que uma partícula está em movimento quando ela muda de posição com o passar do tempo, caso contrário encontra-se em repouso. Thinkstock/Getty Images Jato sendo abastecido em pleno voo.

CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Trajetória: quando um ponto material se movimenta em relação em relação a certo referencial. Bluesky85/Thinkstock/Getty Images As trajetórias dos veículos que percorrem esse trecho da rodovia são curvilíneas.

UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Rapidez média: também conhecida por velocidade média, sem nenhum outro adjetivo, é uma grandeza que vamos simbolizar por rap.

UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Espaço de uma partícula é a grandeza que determina sua posição em relação à trajetória, posição essa dada pelo comprimento do trecho de trajetória compreendido entre a partícula e o ponto 0 (inicial).

UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Velocidade escalar média entre dois instantes é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo. Velocidade escalar instantânea  é a velocidade que nos faz conhecer de fato o movimento no decorrer do tempo.

CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME UNIDADE 1 - CINEMÁTICA CAPÍTULO 1 - INICIAÇÃO À CINEMÁTICA ESCALAR E MOVIMENTO UNIFORME Movimento Uniforme (MU) é aquele em que a velocidade escalar instantânea é constante e diferente de zero. Thales Trigo Fotografia estroboscópica de uma bola de tênis em movimento uniforme. Observe que, em iguais intervalos de tempo, os deslocamentos escalares da bola também são iguais.

UNIDADE 1 - CINEMÁTICA Capítulo 2 – Movimento Uniformemente Variado Movimento Acelerado/Movimento Retardado/Movimento Uniforme Um movimento é acelerado quando o módulo da velocidade escalar instantânea é sempre crescente com o passar do tempo.

UNIDADE 1 - CINEMÁTICA Capítulo 2 – Movimento Uniformemente Variado Movimento Acelerado/Movimento Retardado/Movimento Uniforme Um movimento é retardado quando o módulo da velocidade escalar instantânea for sempre decrescente com o passar do tempo.