AFERIÇÃO DA EFETIVIDADE PADRONIZADA POR INDICADORES

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Transcrição da apresentação:

AFERIÇÃO DA EFETIVIDADE PADRONIZADA POR INDICADORES Gerentes do Projeto: Dr. Maurílio da Silva Ferraz Clóvis Gomes da Silva Correia Coordenador DIGEP/TJAL: Alexandre de Caiado C. Moraes AFERIÇÃO DA EFETIVIDADE PADRONIZADA POR INDICADORES

Meta 1 2013 – 1º Semestre Tribunais com mais de 84% de alcance de desempenho de distribuídos e julgados

Taxa de Congestionamento Tem entrada Alto Nível de Congestionamento Pouca saída em relação à entrada

IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO Feedback (realimentação) O PROBLEMA SITUAÇÃO ATUAL DIAGNÓSTICO SITUAÇÃO DESEJADA GAP PLANEJAMENTO DA AÇÃO Objetivos Metas Decorrências IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO AVALIAÇÃO Feedback (realimentação) Fonte: Adaptado com alterações de Lawrence, P. R. e Lorsch, J. W. Desenvolvimento de organizações: diagnóstico e ações. São Paulo: Edgar Blücher, 1969. p. 98. (metodologia da pesquisa – curso de especialização em Gestão Pública).

Aproximar, reduzir , acabar com a lacuna existente. Onde queremos chegar Onde estamos GAPs *Execução do Planejamento Estratégico. *Apresentação e gerenciamento eficaz de Projetos. *Estudo de Processos e alteração das rotinas. *Gerenciamento da atividade fim por indicadores *Motivação.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS ATENDIDOS PELO PROJETO Garantir a agilidade nos trâmites judiciais e administrativos Promover a efetividade no cumprimento das decisões Garantir o alinhamento estratégico em todas as unidades do Judiciário Motivar e comprometer magistrados e servidores com a execução da Estratégia Objetivo Geral Fomentar a gestão por indicadores a partir de uma aferição padronizada a ser seguida pelas unidades judiciais como forma de avaliar seu desempenho em busca de uma justiça mais efetiva e motivar o corpo funcional para o alcance de melhores resultados .

Redução do tempo de tramitação Aumento da produtividade Objetivos Específicos: Fortalecimento da gestão estratégica do TJAL; Estabelecimento motivacional da cultura de gerenciamento por indicadores; Alavancagem dos resultados de eficiência do TJAL na avaliação do Justiça em Números; Redução da Taxa de Congestionamento nas Unidades Judiciárias de 1º Grau; Aumento da produtividade dos Juízos. Efetividade Redução do tempo de tramitação Aumento da produtividade Redução do estoque Celeridade - Razoável duração do processo. Eficiência – menor custo no desempenho das atividades. Eficácia – instrumentos corretos para alcance dos resultados. Efetividade – resultados efetivos em atendimento ao solicitado.

RESULTADOS Regulamentação de indicadores padronizados a serem alcançados pelos Juízos de 1º grau e a formalização do reconhecimento institucional pelo alcance do resultado; Estabelecimento de premiação às unidades em cada categoria que atingirem no somatório dos indicadores a maior pontuação, definindo-se pelo resultado padrões de efetividade conquistado; Estímulo às unidades judiciárias na elaboração de planos de ação para cumprimento das metas do Plano Estratégico da Instituição, execução da estratégia e cumprimento de metas apresentadas nos encontros dos tribunais pelo CNJ.

Quais serão os possíveis impactos para a organização, caso o projeto não seja executado? Inexistência de mecanismos que orientem os gestores e estimulem a força de trabalho para a melhoria da performance; Falta motivação e empenho para o alcance dos melhores resultados; Impossibilidade de figurar entre os tribunais que têm alcançado os melhores indicadores de eficiência; Crescimento do estoque de processos; Aumento do tempo de tramitação dos processos; Redução da produtividade; Figurar de forma intermediária ou ocupar as últimas colocações entre os Tribunais do País na avaliação do Justiça em Números.

1. Estruturação do Projeto Juízo Mais Efetivo PRINCIPAIS ETAPAS E AÇÕES (SEM DESDOBRAMENTOS), PRAZOS, INDICADORES E METAS RELACIONADAS. Etapa Ação Linha de Base Prazo Indicadores Metas 1. Estruturação do Projeto Juízo Mais Efetivo 1.1 Definição da Comissão de gestão do Juízo Mais Efetivo. Aprovação do projeto 1 dia Comissão indicada 1 1.2 Definição da abrangência. A partir de 1.1 7 dias Abrangência definida 1.3 Elaboração dos critérios de participação das unidades Critérios definidos 1.4 Proposição das regras de avaliação e formas de premiação Regras definidas 1.5 Definição da estrutura do evento de premiação Estrutura do evento definida 1.6 Elaboração de planilhas de apuração Conjunto de planilhas elaboradas. 1.7 Portaria com indicação dos componentes da Comissão de gestão do Juízo Mais Efetivo. 2 dias a partir de 1.1 Portaria publicada 1.8 Definição das formas de divulgação. Formas de divulgação definidas

Etapa Ação Linha de Base Prazo Indicadores Metas 1.9 Definição da premiação. A partir de 1.1 15 dias Premiação definida 1 1.10 Apresentação ao CGE da minuta de resolução que trata dos critérios de avaliação. 30 dias Minuta aprovada pelo CGE 1.11 Aprovação da resolução pelo Pleno. A partir de 1.8 Em até 7 dias resolução aprovada e publicada 2. Implementação 2.1 Confecção dos materiais de divulgação. A partir de 1.9 Kit de divulgação elaborado 100% 2.2 Realização da campanha de divulgação. A partir de 2.1 Após 2.1 Campanha realizada 2.3 Aquisição da premiação e demais medidas correlatas. 140 dias após aprovação da Resolução Percentual de prêmios adquiridos 3. Preparação/Realiza ção do evento de Premiação 3.1 preparação do evento de Premiação. 20 /11/2014 7 dias Evento preparado 100% 3.2 Apuração dos Resultados. 31/10/2014 Até 15 dias Resultados apurados 3.3 comunicação da presidência aos vencedores. A partir do 3.2 1 dia Comunicação efetuada 3.4 divulgação dos resultados imediata Resultados divulgados 1 3.5 Realização do evento de Premiação. A partir do 3.4 Último dia útil de novembro. Evento realizado 3.6 Análise dos resultados e proposição de aprimoramentos pela Comissão de Gestão do Juízo Mais Efetivo A partir de 3.4 Até o dia 10 de dezembro de 2014 Proposta apresentada 3.7 Efetivação da alteração (caso necessário)das regras do Projeto Juízo Mais Efetivo para o período seguinte. A partir de 3.6 Até dia 16 de dezembro de 2014 Regras atualizadas

PREMISSAS Treinamento eficiente dos usuários dos sistemas. Disponibilização de mecanismos para apuração dos indicadores por meio de relatórios extraídos dos sistemas. Comprometimento dos servidores e magistrados das respectivas unidades judiciárias no alcance dos melhores resultados. Aquisição da premiação a ser disponibilizada. Elaboração de convênios com instituições de ensino de Pós-Graduação. Apoio da Alta Gestão para premiação das unidades vencedoras e na garantia da estrutura necessária ao desempenho das atividades judiciais.

PREVISÃO E ORIGEM DOS RECURSOS A SEREM INVESTIDOS Unidade Valor Percentual TJ R$ 144.890,00 41,7% FUNJURIS R$ 202.500,00 58,3% Total: R$ 347.592,00 100%

AGRADECEMOS A ATENÇÃO Maurílio da Silva Ferraz – maurilioferraz@tjal.jus.br Clóvis Gomes da Silva Correia – cloviscorreia@tjal.jus.br

Maurílio da Silva Ferraz Clóvis Gomes DIATI Representante dos Magistrados Representante dos Servidores RH FUNJURIS DICONF PROCURADORIA Cerimonial